10 ótimas tattoos para mães que querem eternizar a gravidez e o nascimento
Para marcar uma gestação desejada que se realizou ou apenas para celebrar os bons momentos da gravidez, reunimos opções tão criativas quanto inspiradoras.
Tatuagens são formas criativas e particulares de se eternizar momentos, memórias e pessoas que, de alguma forma, têm grande importância na nossa vida. Não por acaso, muitas mães recorrem aos desenhos na pele para, além de celebrar a existência do filho ou filha, marcar para sempre a fase da gravidez, o dia do nascimento da criança ou os primeiros meses de vida do bebê – dentro ou fora do útero.
Seja na intenção de imortalizar uma gestação difícil, desafiadora ou muito desejada que finalmente se realizou, para não se esquecer nunca dos bons momentos da gravidez ou para mostrar ao mundo o quanto a maternidade significa para você, fizemos uma curadoria com dez ideias brilhantes de tatuagens sobre gravidez e nascimento. De nada!
1. Data na qual descobriu que estava grávida
Em vez de cair no clichê de tatuar a data de nascimento da criança, que tal eternizar o dia no qual você descobriu que estava grávida? Outra alternativa, um pouquinho mais diferente, é a de rabiscar a pele com o dia, mês e ano em que o bebezinho foi concebido.
Tudo isso pode vir acompanhado das coordenadas do local onde você estava quando tudo aconteceu, em uma proposta de tattoo estilo “dois em um”.
2. Foto de você grávida transformada em arte
Existe todo um movimento de tatuadores e tatuadoras especializados em transformar fotos impressas em tatuagens, realistas ou minimalistas. Você pode, portanto, escolher sua imagem favorita da época da gestação, e fazer dela um desenho na pele.
Aqui, as opções são igualmente diversas: e vão desde a criação de uma arte mais subjetiva até a de uma reprodução bastante precisa da fotografia.
3. Bebezinho ainda no útero
Nada mais representativo de uma gravidez do que um desenho do bebê ainda no útero, e inspirações de tatuagens que seguem esta linha não faltam por aí. Elementos da natureza, como flores e folhas, podem promover um ar de delicadeza ao desenho, que também pode seguir uma linha mais realista ou até científica, com os órgãos e partes do corpo mais definidas e visíveis.
4. A emoção do ultrassom
Uma ideia criativa é a de tatuar o ultrassom do bebê, de preferência nas fases da gestação em que é possível identificar melhor a silhueta do feto. Você pode tanto optar por um desenho mais abstrato, mas de fácil entendimento, quanto procurar por um artista com traços mais realistas.
5. O primeiro toque
O simbolismo do ato de dar as mãos tem amplo significado tanto nas artes mais clássicas quanto no universo das tatuagens, e recorrer ao momento em que a mãe toca na mãozinha do bebê também pode ser uma ideia brilhante para eternizar este primeiro encontro em forma de tattoo.
Desenhos com sombras e em preto e branco costumam funcionar melhor para esta ideia, já que definem contornos e detalhes dos dedos quando se tocam.
6. Inspiração na natureza
Já demos esta ideia aqui, mas é quase impossível não se apaixonar pelas diferentes – e fofíssimas! – opções de tatuagens de maternidade inspiradas no reino animal. Você pode aproveitar a oportunidade para transformar seu bicho favorito em desenho, no qual ele surge acompanhado pelo filhote. Se quiser incrementar a tattoo, como já pontuamos, vale acrescentar datas especiais e/ou o nome da criança.
7. Olhar de criança
Para fugir do óbvio ao tatuar algo que remeta ao seu bebê, vale também escolher uma parte do corpo cheia de significado, como o pezinho, a mãozinha ou, como neste exemplo, o olhar da criança ao lado da mãe. Se bem feito, o desenho se transforma em algo sensível e bastante interessante para quando a criança crescer.
8. Silhueta da gestante
Além de usar a sua própria fotografia no momento da gravidez, também é possível tatuar apenas a silhueta de uma gestante, que não precisa, necessariamente, remeter à sua. Aqui, novamente as flores ficam em destaque, bem como a mistura entre o traço fininho e alguns tons mais vivos.
Esta opção, por sinal, é uma das mais democráticas, já que permite que você escolha diferentes combinações e ângulos para os desenhos – o principal é que a barriguinha de grávida esteja em evidência.
9. Junto com o universo
Nesta proposta de tattoo, a ideia principal é a mesma sugerida acima, de desenvolver uma arte com base na silhueta da grávida. Porém, o desenho fica ainda mais rico e complexo com a adição de estrelas, planetas e tudo aquilo que remeta ao universo, elementos agora transformados em símbolos complementares à fase de gestante. Melhor ainda se o nome do seu bebê também fizer referência ao sistema solar.
10. Bebê no colo
Por fim, deixamos como sugestão de tatuagem capaz de eternizar o nascimento de uma criança, um desenho da mãe carregando o bebezinho no colo, seja no momento da amamentação ou não. Além de ser uma das lembranças das quais mães mais sentem falta quando a criança cresce e amadurece, a proposta é mais uma ideia delicada e que pode ser feita com base em traços minimalistas e adição de símbolos da natureza.