10 nomes especiais que ninguém mais vai ter na classe

Uma seleção de nomenclaturas cheias de significado que vão reforçar a personalidade única do seu filho. De brinde, ninguém o confundirá na hora da chamada!

Por Flávia Antunes Atualizado em 6 set 2021, 14h58 - Publicado em 7 set 2021, 10h00

A cada ano temos uma nova seleção de nomes da moda – seja porque alguma famosa batizou o filho desta forma ou pela ligação com acontecimentos dos últimos meses – durante a pandemia, por exemplo, as nomenclaturas que remetem à esperança viralizaram.

Mas sabemos que nem todos os pais curtem as opções que estão bombando no momento e preferem escolher palavrinhas mais diferentes, como aquelas de pronúncia internacional. Agora, se a ideia é encontrar ideias autênticas e cheias de significado, trouxemos aqui ótimas inspirações!

Confira só esses 10 nomes especiais que ninguém mais vai ter na classe do seu filho. Eles vão reforçar a personalidade única do pequeno e, de brinde, nenhum professor irá confundi-lo na hora da chamada da escola! 😜

1. Isla

Temos pais apaixonados pelo mar e pela serenidade que a natureza transmite? Se sim, Isla é uma ótima opção para registrar a pequena! O nome significa literalmente “ilha” em espanhol e também se tornou popular em países de língua inglesa pela semelhança fonética com Islay, uma ilha bastante famosa na Escócia.

2. Levi

Curtinho, delicado e cheio de simbolismo. Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel, além de aparecer no livro sagrado judeu referindo-se a uma palavra hebraica que significa “vinculado a algo”. A tradução, aliás, tem tudo a ver com o termo de origem Lewi, que quer dizer “unido” ou “ligado”,

3. Agnes

Hoje ele não é mais tão popular, mas a verdade é que Agnes era um dos nomes mais usados entre os séculos 12 e 16, ao lado de Elizabeth. A palavrinha deriva do latim e traz algumas possibilidades de tradução, como “pura” ou “dócil como um cordeiro”. Ah, e não podemos deixar de lembrar da personagem fofa e carismática do filme “Meu Malvado Favorito”.

  • 4. Caleb

    Perfeito para os pais que curtem nomenclaturas internacionais e diferentes, Caleb vem do hebraico para “cachorro”. O nome também é associado à virtude da vitalidade por conta de sua correspondência bíblica na figura de um dos únicos hebreus que viveram para entrar na Terra Prometida.

    5. Tarsila

    Alguns nomes são potentes por si só, mas ganham uma carga extra de significado por lembrarem figuras importantes da História, como é o caso de Tarsila do Amaral. A pintora paulista deixou grandes contribuições artísticas na época do modernismo e registrar a pequena desta forma é uma maneira de homenagear as raízes nacionais.

    Continua após a publicidade

    Sem falar que o significado do termo já dá motivo de sobra para a escolha, já que vem da palavra grega thrasys, que quer dizer literalmente “corajosa” ou “ousada”.

    6. Franco

    “Livre”. Tem tradução mais emblemática? Franco é a versão antiga do germânico Frank e originalmente se referia a uma tribo deste país. Para as famílias que preferirem nomenclaturas mais tradicionais, é possível optar por Francisco ou Francesca (nomes masculinos ganham ainda mais charme na versão feminina!), que possuem significados parecidos.

  • 7. Julieta

    Famosa nas vitrines de livrarias, mas nem tanto nas certidões de nascimento. Este nome singelo ganhou popularidade pelo romance “Romeu e Julieta”, do poeta inglês William Shakespeare, mas também é considerado o feminino de Julio, que com o tempo passou a designar uma pessoa cheia de juventude.

    Sua variação, Juliette, também ficou famosa por causa da carismática ex-BBB. vencedora da edição 21 do reality show.

    8. Dimitri

    Entramos agora nas opções ligadas ao universo da mitologia grega! Apesar de ser uma variante russa, o nome vem do grego Demétrios, que significa “consagrado a Deméter”. Demeter, por sua vez, é considerada a deusa grega da agricultura, da fertilidade e a responsável por nutrir a terra. Simbologias bem especiais para a menina que for chamada assim, hein?

    9. Celina

    Escolhas que caminham para a linha greco-romana estão aos poucos ganhando o coração dos pais – assim como Tales, Diana, Dante e outros de origem parecida. Celina tem a tradução marcante de “a filha dos céus”, mas em sua raiz é considerado uma forma diminutiva de Celeste.

    Há quem diga também que o nome deriva de Marcelina que, ao consultarmos sua tradução, encontramos algo como “pequena guerreira”. De toda forma, qualidades bastante positivas!

    10. Gaia

    A última da lista com um “pezinho” na Grécia é Gaia, conhecida na mitologia grega como a personificação divina da Terra e uma das primeiras habitantes do Olimpo, quem detém a capacidade de gerar a vida. Por conta da relação com a fertilidade e com a ancestralidade, é um prato cheio para os pais ligados à natureza.

    Continua após a publicidade
    Publicidade