11 nomes de menina brilhantes inspirados em estrelas e constelações

Na hora de registrar a pequena, que tal buscar inspiração lá longe, no poder e grandeza dos astros? Nossas opções autênticas prometem conquistar os pais!

Por Flávia Antunes 22 mar 2021, 17h40

Por mais que a pronúncia do nome e sua presença na árvore genealógica da família ainda sejam fatores importantes para alguns pais na hora de decidir como o filho irá se chamar, a tendência de investigar a fundo a origem e significado da palavra está cada vez mais forte.

Neste sentido, é possível se basear em termos que expressam gratidão, naqueles que lembram pedras preciosas – e, indiretamente, mostram o quão valiosa é a criança – ou então na leveza e alegria das cores. E para os pais ligados aos astros, vale a pena buscar inspiração lá longe… no céu! Além de simbolizar grandiosidade, as opções relacionadas à astronomia garantem resultados autênticos e prometem bombar em 2021.

E para quem quiser ousar mais ainda, separamos uma listinha completa cheia de brilho para a pequena que está por vir! Confira estes 11 nomes reluzentes inspirados em estrelas e constelações:

1. Carina

Você sabia que Carina é uma constelação do hemisfério celestial sul, localizada no meio de uma das jazidas mais ricas da Via Láctea? É onde fica a estrela Canopus, uma das mais brilhantes de nossa galáxia.

O nome charmoso também é cheio de simbolismo, pois denota uma pessoa querida e carinhosa.

2. Maia

“Mãe de todos”, “água” ou então a deusa da primavera e da fecundidade. São vários significados associados a este nome, mas todos belos e que lembram florescimento e esperança.

Outra possibilidade surge ao lembrarmos que Maia é como se chama a terceira estrela mais brilhante de um aglomerado, conhecido como Plêiades.

3. Mira

Uma das estrelas presentes na constelação de Cetus, Mira era chamada pelos povos antigos de “Estrela Maravilhosa”. Ao consultarmos sua origem, encontramos traduções ligadas à natureza, como “mar” e “oceano”, além de “peregrina” – por poder derivar de “Palmira” – ou “vigorosa”, se considerarmos como uma variação do nome Samira.

Ah, e para os fãs da Disney, olha que bacana: Mira é a protagonista indiana de um seriado infantil que trata de diversidade cultural de forma lúdica para as crianças. Vale o play!

4. Soraya

Para lembrar à pequena todo o seu potencial e preciosidade, os pais podem optar por nomes que tragam isso em seu significado, como é o caso de Soraya, que quer dizer “luminosa” e “brilhante”.

O termo é também a versão persa da palavra Plêiades que, como já citamos, denota um grupo de estrelas visíveis a olho nu que ficam na constelação do Touro.

Continua após a publicidade
  • 5. Talita

    Derivado de uma expressão em aramaico contida na Bíblia, o nome significa “menina” e pode ser escrito com ou sem “h”. Talita ainda é o nome de uma estrela que faz parte da constelação da Ursa Maior.

    6. Rana

    Apesar de ser usado mais para meninas, Rana (ou “Hannah”, como aparece em várias partes do mundo) é um nome unissex. As possibilidades de origem são muitas: o termo pode ter vindo do árabe, cuja tradução seria algo como “objeto atraente” ou então do sânscrito, resultando em “rainha”.

    E claro que não poderíamos deixar de falar de sua correspondência entre os astros, já que Rana é uma estrela encontrada na constelação de Eridanus.

    7. Alya

    Talvez um dos mais incomuns da lista, Alya tem significado incerto, mas é possível que tenha vindo do árabe para “céu”. Por coincidência ou não, é assim que se chama uma estrela da constelação de Serpente.

    Para os pais que quiserem doses menores de ousadia, podem optar por Ayla, nome parecido e igualmente autêntico que quer dizer “luz da lua”.

    8. Bellatrix

    A terceira estrela mais brilhante da constelação de Orion e a 27ª mais vistosa do céu é uma opção diferente e poderosa – ainda mais se levarmos em conta que em latim o nome quer dizer “guerreira”.

    Com pronúncia semelhante temos Beatriz ou sua versão italiana Beatrice, ambas com o significado de “a que traz felicidade” ou então “viajante”.

  • 9. Sol

    Além de fazer referência a toda a grandiosidade do astro-rei, o nome de origem portuguesa é a abreviação da forma judaica Solomon, que significa “paz”. Ele ainda carrega consigo a positividade do verão e é apontado como uma das tendências de 2021.

    10. Nair

    Mais um nome que expressa luminosidade é Nair, a oitava estrela mais brilhante da constelação de Orion. Sua tradução, vinda do árabe, nada mais é que “brilhante” ou “cheia de luz”. Muito especial, né?

    11. Adhara

    A última (mas não menos reluzente) da nossa seleção é Adhara, a segunda estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior. Ao consultarmos sua tradução, encontramos “donzela”, mas estudiosos apontam que a palavra é também um termo em sânscrito que significa “suporte” ou “base”.

    Em vários países – inclusive no Brasil – existem registros de um nome bem parecido: Odara, que vem do hindu e quer dizer “paz”, “tranquilidade”. Em ambos os casos, um prato cheio para as famílias!

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá!)

    Continua após a publicidade
    Publicidade