Continua após publicidade

10 maneiras lindas e criativas de registrar a gravidez em casa

Usar o enxoval do bebê no cenário, investir em poses com movimento... O ensaio em casa, que já é por si só intimista, fica ainda mais belo com estas ideias!

Por Flávia Antunes
Atualizado em 31 Maio 2020, 10h02 - Publicado em 31 Maio 2020, 10h02

O momento de registrar a gestação costuma ser bastante aguardado por algumas mães. Antes mesmo do bebê dar os primeiros chutinhos, já nos vemos pensando em cenário, figurino e todos os detalhes que irão compor a sessão de fotos.

No entanto, para as mulheres que planejavam um ensaio ao ar livre – ou em qualquer ambiente com um fotógrafo – o cenário atual pode ter trazido um pouco de frustração. Afinal, gestar em tempos de coronavírus significa, dentre outros tantos desafios, não poder sair de casa para registrar o crescimento do barrigão e nem contar com a ajuda de um profissional.

Mas isso não significa deixar os cliques de lado, viu? Com uma câmera de celular, alguém disposto a te ajudar e uma boa dose de criatividade, é possível conseguir resultados belíssimos, tudo sem sair de casa! Alguns fotógrafos já estão até prestando consultoria à distância no momento da foto para que os cliques tenham aquele ar profissional que as mães desejam.

Confere só 10 ideias que separamos para te inspirar:

Invista em poses com movimento

Na hora da sessão, vale jogar o cabelo, usar um lenço ou qualquer acessório que dê movimento! Depois, é só pedir para a pessoa responsável pela foto tirar vários cliques até capturar o melhor momento. O efeito fica super romântico! ❤

Continua após a publicidade

Convide o parceiro ou parceira para participar

Fotos com o parceiro ou parceira são uma ótima aposta para conseguir um resultado intimista. E nem precisa se preocupar muito com o cenário, viu? Um retrato na cozinha, com uma xícara de café em cima da mesa ou com a decoração do próprio cômodo aparecendo deixam o resultado espontâneo – e, acima de tudo, real.

Ah, e caso não tenha uma terceira pessoa para ajudar na hora de apertar o botão, é só selecionar o temporizador na câmera e posicioná-la em um lugar mais alto, para que consiga capturar as duas pessoas.

Fotos no chuveiro dão um efeito incrível!

O combo água + gravidez é infalível! Basta entrar no chuveiro, deixar que as gotas escorram pela barriga e flagrar a cena. O enquadramento pode deixar aparecer o rosto da mãe ou então apenas o corpo – de todo o jeito, fica incrível!

Continua após a publicidade

Chame os irmãozinhos para aparecer no registro ❤

Mesmo que demonstrem de um jeito diferente, os pequenos também ficam na expectativa pela chegada do novo integrante da família. E nada mais justo que trazê-los para frente da câmera, né? O mais legal neste caso é deixar que a criança haja naturalmente, interagindo com a barriga da mãe, beijando-a ou apenas abrindo um sorrisão para a câmera.

Ah, e a ideia também vale se tiver mais de um filho na casa! Em dose dupla, tripla… Sempre cabe mais um no retrato!

Resgate as luzinhas de natal do armário!

Continua após a publicidade

Sabe aquele pisca-pisca que você usou na árvore de Natal e nunca mais teve serventia? É hora de tirá-lo do armário! Aproveite um ambiente de meia-luz, ou escolha um horário em que o sol esteja mais baixo, e ligue o item decorativo. Para a fotografia ficar ainda mais criativa, uma dica é posicioná-lo em volta do corpo ou até prendê-lo atrás de você, formando uma espécie de varal com as luzinhas.

Falamos em optar por um ambiente de meia-luz, mas nada impede que o clique seja feito em um lugar mais escuro! Vale usar o cordão de luz para fazer o contorno da barriga, deixando a silhueta em destaque e, se forem coloridos, trarão ainda mais vida para o registro.

Os pets também são bem-vindos!

View this post on Instagram

A última… irmãos! ❤️

A post shared by Karol Pinheiro (@karolpinheiro) on

Quem mais sente que a família está prestes a aumentar são os pets – e a presença deles no retrato é fofura na certa! Pode ser difícil fazê-los ficarem parados para a foto, mas nada que um petisco atrás da câmera não resolva, né? 😂

Continua após a publicidade

Aproveite o ambiente da casa

Cada cantinho da casa pode ser aproveitado na hora do ensaio! Se tiver cortinas no quarto ou na sacada, é possível utilizá-las como uma espécie de lenço sobre o corpo, produzindo um efeito de movimento e delicadeza.

Tente capturar o corpo de vários ângulos

Além das fotos em pé, explorar novos ângulos é uma forma de deixar eternizado cada pedacinho do corpo em mudança. Por isso, vale deitar e posicionar a câmera na diagonal, fazer o clique de cima, subindo em uma cadeira, ou como a imaginação mandar.

Use e abuse das sombras

Continua após a publicidade

Não precisa ser nenhum fotógrafo profissional para conseguir usar as luzes a seu favor! No caso desta foto, por exemplo, o casal se posicionou contra a iluminação do sol, o que – apesar de cobrir seus rostos – deu ênfase ao formato dos corpos, e deixou tudo mais poético.

Traga o enxoval do bebê para o cenário

Algum item do enxoval do bebê já está aí guardadinho, só esperando a chegada do pequeno? Se a resposta for positiva, tente trazê-lo para o retrato – pode ser um sapatinho, uma mamadeira, um brinquedo… Na inspiração acima, a mãe teve a ideia criativa de equilibrar o objeto em cima da barriga e ainda combinar a cor dele com a da sua roupa. Adoramos!

View this post on Instagram

Czekamy na Ciebie💚⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ Zestaw wyprawkowy stale się powiększa. Tym razem oczarował mnie kokon @makaszka który wiem, że na pewno spełni swoje zadanie!⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ Oprócz tego, że delikatnie będzie otulał maleństwo, zmniejszy przestrzeń w okół dzidzi i pozwoli jej czuć się bezpiecznie! Ja również będę czuła spokój.⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ Dlaczego wiem, że się sprawdzi? Czuje to w kościach 😉 a dokładnie na żebrach 😂⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ Mała cały czas się mocno wierci i kopie. Takie mocne ruchy z upływem kolejnych tygodni powinny już maleć. Ale nieee! Nie u niej. Oprócz tego, że miewa czkawki, to wykonuje ruchy jak KUNG FU PANDA 🐼😁⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ Prawdopodobieństwo tego, że po porodzie będzie też taka niespokojna, jest duże. Dlatego kokon, to bezpieczne i wygodne rozwiązanie dla mnie jako przyszłej mamy.⁠⠀ ⁠⠀ ⁠⠀ U Was jak było z tym kopaniem? I aktywnością maluszka w brzuchu? Sprawdziły się przesłanki, dotyczące tej samej aktywności po narodzinach? 😁 • • •⁠⠀ ⁠⠀ #wyprawka #wyprawkadlamalucha #rodzew2020 #wyprawka2020 #kokonniemowlęcy #mojacoreczka #jestemwciąży #preggo #layette #mumtobe #mum2020 #schwanger2020 #bedemama #babyinside #wyprawkowelove #brzuchatki #pregnantphoto #jestemwciazy #ciąża #bornin2020 #pokojdziecka #wyprawkadlamaluszka #wyprawkadlanoworodka #mamablogger #mamaporazpierwszy #brzuchatka #brzuszkowelove #wdwupaku #thirdtrimester #smallbabybump

A post shared by Sylwia (@sylwia_stories) on

Uma foto tirada de cima faz caber ainda mais objetos no cenário. O mais legal deste exemplo é que ele conseguiu unir vários elementos do universo da mãe, com os preparativos para a chegada do bebê de um lado e sua leitura de outro. Minimalista e, ao mesmo tempo, digno de capa de revista, hein?

Publicidade