10 filmes nacionais infantis pra chamar a família toda para frente do sofá

Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, separamos produções que vão despertar nostalgia, sensações boas e muitas risadas nos pequenos e nos pais!

Por Da Redação Atualizado em 22 jun 2021, 15h40 - Publicado em 19 jun 2021, 11h15

Um dos méritos das produções do cinema é conseguir despertar sensações imediatas em quem assiste. Elas podem nos teletransportar para lugares de saudade e lembranças boas, como os filmes da nossa infância que ganharam novas versões, ou então esquentar nosso coração nos dias difíceis com animações leves e positivas.

O melhor de tudo é quando conseguimos ter todo esse mix de emoções em longas dirigidos e produzidos aqui no Brasil, que mesmo que não retratem questões exclusivas do país, têm toques da nossa cultura nas brincadeiras que aparecem, nos belos cenários – e claro, no idioma original – sem dublagens ou legendas.

Para prestigiar as produções nacionais no Dia do Cinema Brasileiro, comemorado em 19 de junho, separamos 10 filmes infantis que valem o play. Pode preparar a pipoca, separar a mantinha e chamar todo mundo pro sofá!

Tainá 

Com doses de fantasia, mas tema bastante atual, Tainá é um retrato da exploração da Floresta Amazônica e de seu impacto nas populações que vivem lá – mas sempre com o olhar sagaz e sensível da pequena indiazinha, que se envolve em uma série de aventuras.

O primeiro filme da trama não está disponível nas plataformas de streaming, mas os títulos de número dois e três podem ser alugados pelo Youtube e já garantem muita ação, além de claro, lições sobre o meio ambiente.

🎬  Onde Assistir: Youtube Play

Menino Maluquinho

Panela na cabeça, jaleco azul e muita curiosidade para planejar todo o tipo de artimanha! Pela descrição, você já deve saber que estamos falando de Maluquinho, um menino travesso que ganhou seu próprio filme, inspirado na clássica obra do cartunista Ziraldo.

Nos 82 minutos do longa, o pequeno que adora pregar peças nos amigos tem sua rotina interrompida pela dura separação dos pais. Para animá-lo, o Vovô Passarinho o leva para passar as férias no interior de Minas Gerais, e lá vive divertidas aventuras com seu primo Tonico e os outros de sua idade que conhece na roça.

🎬  Onde Assistir: Globo Play e Vivo Play

Meu Pé de Laranja Lima 

Baseado no livro best-seller de mesmo nome, o filme acompanha a vida de Zezé, um menino de seis anos que vive com sua família humilde no interior de Minas Gerais. Em um lar com pouco afeto, onde sofre com uma criação bastante repressiva, o pequeno encontra refúgio em sua imaginação e nas narrativas fantásticas que cria a partir dela.

O título do longa é justificado, quando os personagens se mudam por conta de dificuldades financeiras e Zezé desenvolve uma relação de cumplicidade e companheirismo com um pé de laranja lima, que apelida de Minguinho. No caminho, também conhece Portuga, um senhor que incentiva o lado criativo do garoto e se torna um grande amigo.

🎬  Onde Assistir: Globo Play

  • Turma da Mônica – Laços

    Esse quase dispensa apresentações, né? A nostálgica produção brasileira lançada em 2019 é um live-action inspirado nos quadrinhos de Maurício de Souza que marcaram gerações. Nela, a turminha composta por Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão sai em busca do desaparecido cão Floquinho. Claro que com um plano infalível na manga, muita aventura e laços que criam pelo caminho.

    Pelo tamanho sucesso de bilheteria, o filme ganhou uma continuação (“Turma da Mônica: Lições”), que deve estrear ainda em 2021. A previsão é de mais diversão e sensíveis aprendizados sobre o verdadeiro significado da amizade.

    🎬  Onde Assistir: Telecine Play, NOW, Apple TV, Google Play, Vivo Play

    O Menino no Espelho

    Continua após a publicidade

    O desejo de toda criança é ter um sósia que faça as tarefas chatas no seu lugar! 😜 De tanto desejar que isso aconteça, Fernando, de dez anos, vê o seu reflexo no espelho ganhar vida. Mas se o inesperado pode parecer bom no começo, com o “dupla” indo no seu lugar à escola e o livrando de confusões, a trama se complica quando os dois começam a discordar. Será que o menino conseguirá ter sua vida de volta?

    🎬  Onde Assistir: Netflix, Telecine Play

    D.P.A. – Detetives Do Prédio Azul

    A série queridinha pelas crianças, que já chegou a sua 13ª temporada, foi transportada para o universo das peças infantis e para o cinema em 2017. No primeiro longa-metragem, Bento, Sol e Pippo presenciam um crime mágico que condena o Prédio Azul a ser demolido. Como se não bastasse, o quadro falante e único testemunha do evento, desaparece.

    Para evitar a tragédia, o trio sai pelo Rio de Janeiro investigando os principais suspeitos. E na busca de quatro poderosos bruxos, os amigos contam com a ajuda do porteiro Severino e dos Detetives do Prédio Azul originais: Tom, Mila e Capim.

    E detalhe: para quem curtir, saiba que D.P.A tem ainda outros dois longas! Dá pra maratonar no fim de semana!

    🎬  Onde Assistir: Globo Play, Telecine Play

    Castelo Rá-Tim-Bum, o Filme

    Bum, bum, bum, Castelo Rá-Tim-Bum 🎵. Quem aí leu no ritmo da música? O programa que marcou a infância de muitos pais é antiguinho, mas não perde o encanto. Em sua versão para as telonas, o feiticeiro Nino acaba se envolvendo no conflito de sua tia malvada Losângela, que pretende roubar o livro de magia da prima Morgana e assim acabar com os poderes dela. O jovem só queria ter uma vida normal, mas terá que deixar a chateação um pouco de lado para salvar a família uma última vez.

    🎬  Onde Assistir: NOW

  • Gaby Estrella – O Filme

    Com uma pegada mais teen, o filme trata da vida glamourosa da jovem cantora Gaby Estrella. Apesar de tanto sucesso, a menina começa a perder espaço para a concorrente Natasha, e então decide voltar às origens, na cidade interiorana de Vale Mirim.

    O que ela não esperava era que na fazenda de sua avó Laura teria que lidar com as sabotagens de sua prima Rita de Cássia. Entre muitas confusões, risadas e trilha sonora contagiante, Gaby faz novas conexões com os amigos e com a família e descobre que têm coisas na vida bem mais importantes que a fama.

    🎬  Onde Assistir: Apple TV, Globo Play e Telecine Play

    Felipa e o Foguete

    Felipa tem como melhor amigo o cão vira-lata foguete. Pela relação inseparável dos dois, a menina sofre ao ter que se mudar para um novo prédio e deixar a cadelinha sob os cuidados do avô Jairo, já que no condomínio vertical animais domésticos são proibidos. A adaptação não será fácil, mas a pequena sairá dessa fortalecida – e com amizades muito especiais.

    🎬  Onde Assistir: Globo Play 

    Carrossel, O Filme

    Cirilo e Maria Joaquina são os protagonistas dessa trama, baseada na telenovela brasileira que, por sua vez, veio do clássico folhetim mexicano. A dupla, junto com o restante da turma da Escola Mundial, viaja de férias para o acampamento Panapaná, que pertence ao avô da aluna Alicia. A diversão das gincanas é interrompida quando a representante de uma incorporadora anuncia que quer transformar o lugar em uma fábrica poluidora. Os pequenos terão que se unir para salvar o local! 

    🎬  Onde Assistir: Netflix

    Continua após a publicidade
    Publicidade