17 nomes de meninos e meninas criativos e inspirados no verão

Versões diferentes, para meninos e meninas, que fazem referência à estação mais ensolarada e otimista do ano.

Por Ketlyn Araujo 21 dez 2020, 17h08

O dia 21 de dezembro marca, oficialmente, o início do verão no Hemisfério Sul. Para quem está à espera de um bebê que vai nascer durante a estação, ou descobriu que está grávida e quer homenagear os meses mais quentes e ensolarados do ano, veio ao lugar certo.

Entre nomes de meninos e meninas de diferentes origens, reunimos sugestões diversas e criativas, que remetem à calma, tranquilidade, otimismo e tudo aquilo que o verão tem de melhor.

  • 1. Sol

    De origem portuguesa, além de fazer referência explícita ao astro-rei e toda sua grandiosidade, o nome (neutro) é a abreviação da forma judaica Solomon, que significa paz. Pode ser considerado, ainda, sinônimo dos termos “majestoso/a” e “solene”.

  • 2. Marina

    Nome bastante comum entre os ciganos na Europa, Marina tem origem latina e é representa aquela que veio do mar ou, então, aquela que vive próxima do oceano e gosta de estar em contato com as águas. Atemporal, este nome continua entrando na lista dos queridinhos dos pais ano após ano.

  • 3. Brisa

    Igualmente de origem portuguesa, Brisa é sugestão de nome curto para meninas, e simboliza o vento trazido do mar, ou que ocorre próximo à sua superfície. É o vento leve e tranquilo, comum nos dias de verão.

  • 4. Marisol

    De modo simplificado, Marisol mistura, literalmente, mar e sol no mesmo nome. De origem hebraica e/ou espanhola, é também a abreviação do nome espanhol María del Sol (Maria do Sol) ou María de la Soledad (Maria da Solidão).

  • 5. Estrela

    Assim como Sol, Estrela tem sentido literal e refere-se às grandes e luminosas esferas de plasmas que podem ser observadas no céu. O nome, que tem origem no latim, também é considerado uma variação de Estela.

  • 6. Marinho

    Versão masculina de “Marina”, Marinho é o que vem do mar. Do latim e muito comum em sobrenomes, também pode ser usado como nome próprio e remete a tranquilidade e paz.

  • 7. Aurora

    O nome simboliza a deusa do alvorecer, e é bastante comum em países da Europa, como França, Inglaterra e Alemanha. Aurora também faz referência à Aurora Boreal, fenômeno da natureza, e à Bela Adormecida, famosa princesa da Disney.

  • 8. Bay

    De origem americana e usado para meninos e meninas, o nome Bay representa a chegada do verão. Em tradução para o português, Bay significa baía, porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo.

    Continua após a publicidade
  • 9. Moana

    Havaiano, Moana significa mar ou oceano, e é também o nome de uma das mais famosas personagens da Disney da atualidade. Na Polinésia, Moana significa “vasto corpo de água”. Bonito, né?

  • 10. Coral

    Nome americano, “Coral” tem o mesmo sentido em português, e representa o animal típico de mares tropicais, que ao se agrega e forma os belíssimos recifes. O mesmo significado, que homenageia as águas profundas, se mantém em variações como Coraline e Coralina.

  • 11. Sunny

    Em tradução para o português do Brasil, Sunny é um nome inglês que significa ensolarado/a. A sugestão funciona para meninos e meninas, e é ideal para batizar seu pequeno raio de sol. Se quiser, o nome pode ser alterado para “Sonny”, em caso de meninos, e o sentido permanece o mesmo.

  • 12. Summer

    Ainda na linha das palavras em inglês, “Summer” é o nome que americanos e ingleses dão para o verão, em tradução literal. Mais comum em meninas, mas de gênero neutro, o nome é perfeito para o bebê que vai nascer durante a estação.

  • 13. Nereida

    Pode parecer incomum, mas sua raiz é bonita. De origem grega, remete a ninfa do mar ou a conhecida “sereia”. Na mitologia, as nereidas eram as filhas de Dóris, divindade aquática, e Nereu, deus das ondas do mar. O nome também pode ser uma variação de “Nerida” e “Nerine”, que mantêm o mesmo significado.

  • 14. Malia

    Malia, de origem havaiana, pode significar “amargo”, mas não só. Outra interpretação do nome representa aquela que é do mar. Em inglês, Malia é considerado uma variação de Mary, e também nome escolhido por Barack Obama para uma de suas filhas.

  • 15. Keanu

    Também de origem havaiana, o nome do famoso ator Keanu Reeves significa a “brisa fresca da montanha”. Keanu, apesar de mais comum como nome para meninos, é opção para pais que buscam por opções de gênero neutro.

  • 16. Kai

    Outra alternativa de origem havaiana, Kai quer dizer oceano, e serve tanto para meninos quanto para meninas. Kai é, ainda, a variação galesa do nome “Caius”, e boa opção para quem busca por um nome curto e marcante. Em japonês, sua sonoridade lembra também o nome de um tipo de concha.

  • 17. Vaitiare

    Por fim, deixamos uma sugestão de nome bem diferente, vinda do Taiti, a maior ilha da Polinésia Francesa. Vaitiare significa “flor da água”, e vale para meninos e meninas, apesar de ser mais usado em bebês do sexo feminino.

    Quer ainda mais ideias? Use a nossa ferramenta nomes de bebês para encontrar o do seu filho.

    Continua após a publicidade
    Publicidade