9 dicas para aproveitar ao máximo as férias escolares com os filhos

Adaptações na rotina e boas ideias na manga tornam possível transformar as férias das crianças em tempo de qualidade em família.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 6 jan 2022, 19h24 - Publicado em 9 jan 2022, 10h00

Com as crianças em casa em tempo integral, muitas vezes as férias escolares podem se transformar em um verdadeiro desafio para que pais e responsáveis possam lidar tranquilamente com tanta energia a ser gasta pelos pequenos. Só que, ao mesmo tempo, os dias longe da escola são também uma ótima maneira de construir boas memórias, aproveitar e registrar momentos valiosos em família.

Sim, é mais do que viável conseguir o famoso ‘tempo de qualidade’, mas demanda, além de flexibilidade, vontade, organização e algumas ideias em mente que podem ser colocadas em prática sem grandes problemas.

Para te ajudar a tirar planos do papel, curtir dias ensolarados com os pequenos sem gastar muito e, mais do que tudo, fortalecer as relações familiares, reunimos nove dicas espertas que se encaixam perfeitamente nesta época do ano.

1. Antes de mais nada, faça um planejamento possível

Para que os planos com as crianças possam ser colocados em prática sem grandes problemas, é preciso saber se organizar, de acordo com o seu tempo livre e a rotina dos pequenos já estabelecida.

Se você conseguir casar o recesso de fim de ano ou as suas férias do trabalho com as escolares, já é meio caminho andado. Mas, caso não seja possível, planeje os dias para garantir, pelo menos, algumas horas livres durante a semana – da manhã, da tarde ou da noite – dedicadas ao tempo de qualidade com os pequenos.

Não se esqueça de que os fins de semana também podem ser adaptados, nem que você reserve, por exemplo, o sábado para as tarefas domésticas e o domingo para os passeios (ou vice-versa).

2. Programe atividades ao ar livre

Uma maneira barata, saudável e recomendada para evitar a contaminação pelo coronavírus de aproveitar as férias com os filhos é priorizar passeios ao ar livre, dentro ou fora da sua cidade.

Irmãos-brincando-um-com-o-outro
Chanikarn Thongsupa/Raw Pixel

Os dias de sol podem ficar ainda mais interessantes ao levar as crianças para um bate-volta em uma praia próxima, fazer um piquenique ou andar de bicicleta no parque. Vale também se planejar para visitar uma fazendinha, mergulhar em cachoeiras seguras, fazer uma trilha ou, quem sabe, acampar em locais que garantam a infraestrutura que a família precisa.

3. Dê um tempo das telas e da internet

Após tanto tempo dependentes do ensino remoto, videochamadas, reuniões virtuais e mensagens em aplicativos de conversação, provavelmente o que você menos quer durante as férias com as crianças é passar o tempo todo rolando a tela do celular.

Use os dias livres para, então, desconectar o máximo que puder: vale deletar temporariamente as redes sociais, desativar notificações, responder apenas a mensagens urgentes, reduzir o tempo de tela dos filhos, trocá-lo por atividades em família e, até mesmo, desligar o celular completamente se for necessário. O importante é encontrar aquilo que funciona para você!

4. Seja flexível

Por mais que exista muito planejamento envolvido nas férias com as crianças, sabemos que a parentalidade faz com que estejamos, o tempo todo, alerta ao imprevisível, ainda mais quando falamos sobre crianças pequenas correndo livremente pela casa 24 horas por dia.

De um dia para o outro, os planos podem mudar e tá tudo bem! Caso algum passeio seja frustrado pela chuva, role uma dor de barriga inesperada ou uma reunião que você não conseguiu remarcar, não é preciso trazer mais estresse. Tente manter uma postura flexível, conte com o auxílio da sua rede de apoio e lembre-se de que o mais importante é estar ao lado das crianças, independentemente da situação.

Continua após a publicidade

5. Para os dias de chuva, pense em brincadeiras para fazer dentro de casa

Nem sempre os dias de folga permitem passeios ao ar livre ou muito elaborados com as crianças, ainda mais quando a chuva aperta, como é natural que aconteça nessa época do ano.

A carta na manga nessas horas é oferecer às crianças opções de atividades e brincadeiras que são divertidas mesmo dentro de casa: pode ser uma sessão de fotos, algumas rodadas de jogos de tabuleiro, um karaokê improvisado, uma manhã com origamis ou uma tarde maratonando filmes e séries em família.

Origamis
Westend61/Getty Images

6. Se você gosta de jardinagem, envolva as crianças

Dê a oportunidade para os pequenos cuidarem do jardim, das plantinhas ou da sua horta caseira, e aproveite para ensiná-los sobre a importância de respeitar a natureza e o meio ambiente.

Este pode, ainda, ser o momento perfeito para você começar a sua própria hortinha junto das crianças, que vai acabar revertendo em ótimos ingredientes para o almoço ou jantar.

7. Cozinhem juntos

Mãe e filha cozinhando juntas
Mariana Alija/Getty Images

Procure por receitas fáceis e adaptadas ao paladar infantil, convoque as crianças para a cozinha e aproveite os dias de férias para preparar deliciosos pratos ao lado dos pequenos.

Para que o momento seja descontraído e livre de preocupações, mantenha os filhos longe do fogo e de objetos cortantes, e delegue a eles funções básicas, mas importantes, como lavar frutas e verduras, decorar bolos e sobremesas e misturar ingredientes fora do fogão.

8. Leia com e para as crianças

Esqueça por um tempo os livros escolares, e aproveite as férias para ler, junto das crianças, uma série de livros infantis com a qual eles vão se identificar.

Escolha temas que tenham a ver com o gosto pessoal dos pequenos, reserve uma horinha do seu dia e faça deste um momento de relaxamento e aprendizado. Se a inspiração bater, que tal criar um cantinho de leitura dentro de casa?

9. Saia para ver o pôr do sol

Pai e filha na praia
Ippei Naoi/Getty Images

Um passeio fácil, praticamente gratuito e de encher os olhos é sair com os filhos para ver o pôr do sol, o que pode ser feito em um restaurante à beira da praia, em uma pracinha próxima a sua casa ou no próprio quintal.

O espetáculo natural fica ainda mais bonito no verão, e pode funcionar como paisagem ideal para os pequenos fotógrafos.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade