10 atividades usando flores e folhas que a criança encontrar na natureza

Nada de arrancar folha da árvore ou flor da jardineira! Estamos falando de fazer arte com o que encontramos já caído num passeio pelo parque ou no quintal.

Um passeio no parque, na pracinha do prédio ou mesmo no quintal costumam render aos pequenos “tesourinhos” coletados que eles trazem para casa. São pedrinhas, gravetos, folhas e flores que encontraram pelo caminho e que, na curiosidade natural das crianças, vira “objeto de estudo” e material de brincadeira dos mais interessantes.

E é justamente usando estes itens coletados por nossos exploradores mirins que vamos brincar nesta série de 10 ideias que encontramos no Instagram. Para começar, já sabem: basta dar uma voltinha em algum lugar com árvores e natureza – seguindo todos os protocolos de segurança sanitária – para coletar o que encontrarem caído, lembrando que não é preciso arrancar as plantinhas de seu habitat. Em casa, lavem o material e deixem secar. Traga a cola, as canetinhas, a tinta e todo material que sobrou das aulas de artes e pronto!

Cá entre nós, pais e mães: é muito bom quando uma brincadeira se desdobra em várias (como estas aqui!), não é mesmo? Porque, vamos ser sinceros, tem horas em que a inspiração falha e não damos conta de emendar uma atividade na outra, num cronograma eterno para entreter os filhos. Aqui, os pequenos se divertem explorando a natureza e aproveitando o ar livre, e ainda ficam focados produzindo um conteúdo criativo depois que voltam pra casa.

Exploradores da natureza, preparados? Vamos lá: 

1. Folhas + desenhos

Para começar, o clássico! Folhas e flores completando desenhos. Aqui, vocês têm duas opções: se a folha for muito bonita e especial, use-a como ponto de partida da arte; a segunda ideia é completar um desenho dando textura para alguma parte específica.

Veja alguns exemplos fofinhos:

2. Folhas + tinta

Mais um combo que costuma fazer sucesso. Vocês podem usar as plantinhas como pincel para descobrir texturas interessante (como neste desenho abaixo) ou pintar rostos e formas numa folha, como a raposinha fofa aí de cima, fixada em um palitinho. Neste caso, o truque é deixar a folha secar bem pode ajudar a tinta a fixar melhor, tá?

3. Flores e folhas + cola

Olha que obra de arte mais delicadinha só usando flores, galhos e folhas! O que vale aqui é procurar os itens que se complementam e formam um “inseto”. Depois, é só colar tudo numa folha sulfite ou num prato de papel. Dá para criar qualquer bichinho que vocês imaginarem!

4. Folhas secas + tinta e material de artesanato

Folhas secas são muita divertidas de usar nestas atividades! Além da textura “crocante”, elas permitem que você pinte com mais facilidade. Os fantasminhas são feitos só de folhas secas, tinta branca e canetinha preta para os olhos. Já os “monstrinhos” não precisaram nem de guache… Olhinhos de artesanato já deram o toque final!

5. Flores + aquarela

Aquarela sempre traz um toque poético, né? Com flores então, imagina só! Primeiro, pinte com aquarela papéis com gramatura mais alta, tipo Canson, que não deixam a tinta vazar. Espere secar bem e corte em pequenos pedaços ou formatos. Aí é só colar as florzinhas combinando cores. Lindo!

6. Flores + massinha caseira

Massinha caseira é uma delícia e todo mundo tem uma receitinha que já conhece ou um tutorial que já assistiu (se você nunca fez, saiba que é uma mistura simples de farinha, água, sal, óleo e corante alimentício). Para incrementá-la, vale acrescentar flores, folhas ou até mesmo sementes para dar uma textura mais interessante. E olha como o resultado fica lindo!

P.s: Só vale ficar de olho para ninguém ter a ideia de comer a massinha, tá?

7. Folhas + recorte com tesoura

Folhas grandes e amplas podem render uma arte bem bacana também, já que é possível recortá-las. Vale também escolher cores diferentes de folhagem para um efeito interessante na hora de estruturar a sua obra.

8. Folhas e flores + rolinho de papel higiênico

Ok, confessamos: somos muito fãs de artesanatos com rolinho de papel higiênico. Afinal, é um material que sempre teremos e que acaba invariavelmente indo para o lixo (na lata dos reciclados, esperamos!). E misturá-los com flores e plantas pode render figurinhas bem simpáticas, como estas! Repare que, no caso da lagarta com florzinhas abaixo, a sugestão é fazer pequenos furinhos para que os caules das flores passem.

9. Galhos e pinhas + papelão

E nem pense em descartar galhos, troncos e outros gravetos! Eles também podem entrar na brincadeira. No exemplo aí de cima, a família desenhou um porco-espinho no papelão, cobriu o corpinho com massinha e fincou os materiais naturais em pedaços pequenos. Uma belezinha!

Já as pinhas abaixo, viraram o corpo de lindas anjinhas de asas de papelão. As cabecinhas podem ser feitas de madeira, como estas da foto, ou de massinha.

10. Flores + gelo

Uma ótima pedida para dias quentes! Congele flores e folhas em forminhas ou recipientes cilíndricos. Depois, a graça é vê-los derreter! Coloque os gelinhos florais em recipientes com água morna ou vá jogando sal para vê-los translúcidos e as florzinhas se soltando. E se quiser mais brincadeiras para dias quentes, vem cá! 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.