9 planos para colocar em prática com os filhos assim que o mundo melhorar

Na esperança de dias melhores, listamos ideias de passeios fáceis e gostosos para sonhar e colocar em prática com as crianças no futuro pós-pandemia.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 22 jul 2021, 19h18 - Publicado em 25 jul 2021, 10h00

Não é novidade para ninguém que a pandemia de coronavírus virou o mundo de cabeça para baixo. No âmbito pessoal, famílias tiveram (e ainda têm) de lidar com a dor do luto, com problemas financeiros e de saúde física e mental que foram consequência da chegada e permanência da covid-19 em território global.

Para quem tem filhos, o momento também representou uma suspensão de planos grandes ou pequenos envolvendo as crianças, que também precisaram acostumar com o ensino remoto, e sofreram com a falta de socialização e contato com outros membros da família.

Por aqui, porém, acreditamos na esperança de dias melhores, graças à ciência, às medidas de prevenção e isolamento e, principalmente, ao avanço global da vacinação em massa. Se você também não vê a hora de aproveitar com tranquilidade e segurança os dias pós-pandemia, saiba que preparamos uma lista com atividades possíveis, prazeirosas e adaptáveis para colocar em prática junto aos pequenos assim que o mundo puder experimentar dias mais tranquilos – já dá até um friozinho na barriga ao imaginar.

1. Ir ao restaurante preferido da família com os avós e tios

Pertencentes a um dos grupos de maior risco na escala de contágio do coronavírus, os idosos foram gravemente afetados pela pandemia, e o isolamento social necessário fez com que muitos avôs e avós tivessem que passar longos períodos longe dos netos. Por isso, assim que o mundo permitir e com a família toda imunizada, uma ideia gostosa é convidar avós, tios ou outros parentes mais próximos para irem a um restaurante que combine boa comida com memórias familiares. Nada melhor do que matar saudades das suas pessoas (e pratos) preferidos junto das crianças.

  • 2. Passar o dia todo no parque

    Ambientes abertos e espaços ao ar livre continuam sendo os mais seguros na escala de propagação do vírus, e um dia todo no parque com os filhos pode render ótimos momentos no pós-pandemia. Vale fazer um piquenique na grama, andar de bicicleta ou patins, levar os animais de estimação para uma tarde fora do apartamento, praticar esportes variados…

    Além do sempre recomendado contato com a natureza, você permite que as crianças se esqueçam das telas e interajam com diversas formas, cores e texturas. Ah e quem sabe, com a imunização completa da população, novas amizades sejam feitas nestes ambientes? O desenvolvimento do pequeno agradecerá!

  • 3. Ir a um show, peça de teatro ou apresentação de circo

    Já que o setor de entretenimento e cultura foi um dos mais afetados pela pandemia, que tal levar as crianças para assistirem a uma peça de teatro, show de música ou apresentação de circo assim que as restrições acabarem por completo?

    É uma forma de prestigiar artistas, independentes ou não, contribuir para o desenvolvimento da arte e cultura da sua cidade e, ainda, fazer com que os pequenos se apaixonem pelo universo dos espetáculos!

    Continua após a publicidade
  • 4. Parar de adiar aquela tão sonhada viagem internacional

    Viajar para fora do Brasil a turismo ainda é algo bastante restrito e burocrático, mas a retomada dos voos a passeio deve voltar à realidade em um futuro próximo, ainda mais para quem tomar as duas doses da vacina contra a covid-19.

    Durante a espera pela reabertura das fronteiras e a garantia de que todo o processo é seguro, use este tempo para planejar e economizar o dinheiro necessário para, de fato, fazer sua viagem dos sonhos com as crianças. Organize os gastos, pesquise por destinos e roteiros e fique de olho para que, assim que puder, vocês possam comprar passagens e carimbar o passaporte!

  • 5. Comemorar o aniversário das crianças com uma grande festa

    Se você e sua família são do tipo que adoram uma grande festa, não deixe de priorizar a celebração do aniversário das crianças no seu cardápio de atividades pós-pandemia. Faça uma lista de convidados bem completa, pense no menu de comidas e bebidas, escolha um tema capaz de abrir um sorrisão nos pequenos e prepare a playlist: as primeiras celebrações em família assim que o mundo melhorar tendem a ser inesquecíveis. Não esqueça de fazer boas fotos dos momentos para relembrar com os pequenos, combinado?

  • 6. Ir à praia sem preocupações

    A realidade de ir à praia sem sequer pensar no distanciamento entre cadeiras e guarda-sóis parece um sonho distante, mas é mais uma sugestão de passeio tranquilo para o futuro sem a doença pandêmica e que pode render um bate-volta, fim de semana inteiro ou feriado de descanso à beira-mar com as crianças.

    A verdade é que muitas das praias brasileiras já não estão mais fechadas, mas a nossa sugestão é que você leve os pequenos para curtirem as brincadeiras na areia e no mar apenas quando não precisarem mais lidar com máscaras, álcool em gel, distanciamento de outras crianças que gostariam de interagir e estresse generalizado.

  • 7. Levar as crianças a um parque de diversões

    Para quem gosta de parques de diversões ou aquáticos, esta também pode ser uma ideia de passeio memorável e cheio de adrenalina para fazer com as crianças quando o mundo normalizar. Não precisamos dizer que há grandes chances de você se divertir tanto (ou até mais) do que os pequenos, então é bom reservar um dia todo para a atividade, além de ir com mais um adulto responsável caso as crianças não tenham idade – ou coragem – para te acompanhar em todos os brinquedos do complexo.

  • 8. Promover um encontro com os amigos que também têm filhos

    Mate as saudades dos amigos ao mesmo tempo em que permite que as crianças interajam com novos (ou já conhecidos) coleguinhas da mesma idade. O tipo do encontro pode variar de acordo com as preferências de vocês: em casa, ao ar livre, em um café ou restaurante com espaço kids. Vale já ir apresentando os pequenos por ligações divertidas e comentar que, logo logo, todo mundo poderá se encontrar pessoalmente.

  • 9. Conhecer os principais pontos turísticos da sua cidade

    Não é preciso estourar o orçamento ou ir muito longe: use a fase pós-pandemia para fazer uma viagem local, explorando pontos turísticos ou lugares da sua cidade que você gostaria de mostrar para seus filhos. Comece listando os destinos e, se tiver tempo, trace uma rota de acordo com a distância de cada localidade. Depois, é só seguir o caminho, aproveitar o dia e tirar muitas fotos para registrar cada momento. Já estamos ansiosos por estes momentos e vocês?

    Continua após a publicidade
    Publicidade