12 truques espertos para descomplicar as atividades diárias com os filhos

É bom ter novas ideias que ajudam na correria! Separamos truques que fazem sucesso nas redes sociais para facilitar a hora da comida, do sono, do passeio...

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 1 nov 2021, 13h35 - Publicado em 2 nov 2021, 14h00

As redes sociais podem ser inimigas de mães e pais pelos mais diferentes motivos, já que, se não tomarmos cuidado com o peso que damos para o que é postado, comparações, planos impossíveis e pensamentos tóxicos e sabotadores quanto à parentalidade podem vir à tona.

Por outro lado, é na internet também que encontramos dicas espertas, truques descomplicados e jeitos de mudar a rotina para que o dia a dia ao lado dos filhos fique mais prazeroso e menos cansativo.

Na intenção de tornar as atividades diárias da casa e dos pequenos mais fáceis e práticas, fizemos uma seleção com pequenas ações que fazem sucesso no Instagram e que podem ser testadas ou implementadas no seu cotidiano agora mesmo – algumas podem servir para você, outras não, mas é sempre bom a ter novas ideias, né?

Na praia e na piscina

Uma dica que serve não apenas para quem tem crianças, mas para qualquer pessoa que adora ir à praia, é investir no talco para bebês e deixá-lo dentro do carro, em um local de fácil acesso. Assim, na hora de ir embora com os filhos, basta limpar os pezinhos dos pequenos com o produto, que remove areia e outras sujeiras facilmente, e sem tornar a volta para casa uma verdadeira bagunça.

Ainda para evitar que a areia seja transportada para dentro de casa, opte por carregar os brinquedos dos pequenos naquelas cestinhas ou sacolas próprias para lavar peças delicadas na máquina de lavar roupas. Assim, a areia não gruda nos itens que forem armazenados dentro da bolsa, e fica muito mais fácil de sacudi-la sem sujar tudo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Amy & Kerri (@mumscleaningcrumbs)

Cuidando das roupinhas

Para mães e pais que querem que os filhos comecem a ajudar na rotina da casa dobrando as próprias roupinhas, uma dica é fazer da tarefa algo divertido e estimulante. Para isso, você pode usar de livros com capa dura, nos quais as peças de roupa são colocadas e facilmente dobradas, como mostra o vídeo abaixo:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por SimplyMaternity&NewbornThrift (@simplythriftng)

Outra dica para que os pequenos comecem a aprender melhor sobre organização das roupas é fazer com que os cabides estejam ao alcance deles – assim, pendurar casacos e jaquetas nos dias frios também fica mais fácil.

Por fim, a dica abaixo é uma maneira simples de tornar a criança mais independente ao ensiná-la a vestir o casaco sozinha, o que pode ser mais uma tarefa estimulante para ela:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Kelly Sell | Play Ideas (@_lion_and_bear_)

Comer e beber sem (tanta) sujeira

Talvez você não saiba, mas as pontas das caixinhas de papel que armazenam sucos, leite e outras bebidas para crianças podem ser usadas como alças por elas. Para fazer dar certo e evitar que o pequeno ou pequena faça a maior sujeira ao apertar a embalagem, basta desdobrar as extremidades da caixa antes de entregá-las.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por 𝐓𝐞𝐜𝐡 𝐓𝐢𝐩𝐬 | 𝐋𝐢𝐟𝐞 𝐡𝐚𝐜𝐤𝐬 (@hemu.tech)

Um truque igualmente simples na hora de dar comida aos filhos é o de cortar alimentos usando uma tesoura (específica para comida), no lugar de garfo e faca: você pode fazê-lo antes de servir os alimentos aos pequenos, poupando tempo e energia durante as refeições.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Laura Fletcher (@laurajane1)

Chupar sorvete sem derramar parece algo impossível para o seu pequeno? Pois a dica a seguir promete resolver o problema de uma vez por todas, apenas com auxílio de uma forminha de papel e uma tesoura. Olha só:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por MISS FARAH TUTORIALS (@missfarahtutorials)

Continua após a publicidade

Controle remoto reserva

Não importa quantos brinquedos a criança tenha à disposição, tudo indica que, para os pequenos, brincar com o controle remoto da TV é sempre mais interessante. Portanto, é claro que você pode recorrer aos controles já feitos para criança, em forma de brinquedo, mas resgatar um antigo, em desuso, pode ser ainda mais eficiente na hora de distrair o pequeno.

Para evitar que o controle funcional continue como preferência, uma sugestão é tirar as pilhas de dentro do controle antigo, e colocar arroz dentro do compartimento – assim, além da infinidade de botões que serão apertados sem prejuízo, o objeto também acaba fazendo um barulhinho atrativo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hayley (@hayleys_childminder)

Sem confusão

Se você tem mais de uma criança pequena em casa e, mais ainda, se elas têm idades e tamanhos parecidos, saber a quem pertence cada uma das roupinhas após serem lavadas pode ser uma verdadeira missão, além de ocasionar confusões na hora de vestir as crianças. Evite qualquer dúvida ao fazer uso da seguinte dica: escolha duas canetas permanentes e coloridas, de tons diferenciados, e faça marcações nas etiquetas das peças de cada um dos pequenos.

Você pode, inclusive, numerar os sinais, por exemplo fazendo uma bolinha para a criança mais nova, duas para a mais velha, e assim por diante.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Hey Freebs! ✌🏻 (@funcheaporfree)

Quer ainda menos trabalho? Use cestos de roupinhas diferentes para separar as roupas dos pequenos, e faça as lavagens de cada um deles também separadamente, de preferência em dias da semana distintos.

Em caso de farpas, use uma seringa!

É bastante comum que crianças pequenas acabem se machucando em superfícies ou objetos de madeira ou outros materiais, o que pode fazer com que farpas entrem na pele e, caso não removidas, causem até mesmo infecções. O jeito mais simples de remover as farpas é usando uma pinça ou agulha, mas isso pode acabar assustando o pequeno.

A solução encontrada pelo perfil @momscoveries foi, então, usar uma seringa plástica para tirar o objeto da pele de seu filho – e você, que facilmente encontra este tipo de seringas nas farmácias, pode guardar uma em casa e usá-la em caso de emergências.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Bay Area fun with kids! (@momscoveries)

Dormindo melhor

Há uma série de dicas que podem ser colocadas em prática na intenção de fazer seu filho dormir melhor.

De uma maneira geral, investir em cortinas tipo blackout, que controlam a entrada de luz, no quarto do bebê ou criança pode valer (muito) a pena, já que um ambiente sem interferência de luminosidade externa ajuda o pequeno a relaxar também.

Em dias muito quentes, por exemplo, costuma funcionar também tanto a técnica de dar um banho refrescante na criança antes que ela vá para a cama, quanto a de colocar uma garrafa de água geladinha envolta num lençol ou fronha, disposta perto do pequeno para que ele durma mais fresquinho.

Já para deixar o berço mais quentinho e impedir que a criança sinta a mudança de ambiente ao movê-la do sofá para a cama, por exemplo, use uma garrafa térmica bem lacrada ou bolsa de água quente por baixo da coberta.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brummie Mummies (@brummiemummies)

Continua após a publicidade

Publicidade