8 brincadeiras espertinhas usando o Push Pop it, o brinquedo da vez

Não, não precisa ficar só apertando as bolhas! Trazemos aqui sugestões de atividades para fazer usando o fidget toy da moda.

Por Da Redação Atualizado em 17 set 2021, 16h54 - Publicado em 18 set 2021, 10h00

Ploc, ploc, ploc: se a febre do momento ainda não chegou na sua casa, saiba que deste Dia das Crianças não passa. Na lista dos mais vendidos nas lojas de brinquedo, o push pop it é sucesso e não faltam opções, cores e preços no mercado. Até tema de festinha infantil ele já virou – fique de olho nesta tendência! 

De silicone, estas placas cheias de bolinhas dão uma sensação prazerosa, como se fosse um plástico bolha que nunca acaba. Ele faz parte dos chamados fidget toys, categoria de brinquedos que promovem relaxamento e prometem ajudar a aliviar a ansiedade por conta dos movimentos repetitivos.

Assim, apenas olhando, o item pode não parecer muito atrativo, mas é só pegar na mão que você entende o hype. Impossível não mexer nele! E para quem está se perguntando se a graça é só ficar apertando as bolinhas, a internet está aí para mostrar novas maneiras de utilizá-lo.

A seguir, separamos as atividades mais bacanas com o push pop it. Seja para auxiliar na alfabetização e nas contas ou apenas brincar com os amiguinhos, opções não faltam Prepare seus dedinhos e vamos lá!

1. Ajudando na alfabetização

View this post on Instagram

A post shared by Professora Andressa Marchioti (@alfaletrando)

Continua após a publicidade

O vídeo é explicativo: basta utilizar o brinquedo como um “tecladinho” que auxilia na alfabetização. Escreva as letras com canetinha em cada bolha e pronto!

A atividade auxilia na memorização das letras, uma vez que a bolinha apertada continua pressionada e ajuda a criança a entender a formação da palavra.

  • 2. Perfeito para fazer contas!

    View this post on Instagram

    A post shared by Estilos Baby & Kids (@estilos.bk)

    Continua após a publicidade

    E funciona também com matemática. Você pode usar a canetinha para escrever os números no verso e propor desafios como “aperte apenas os números pares” ou “some apertando os números e depois conte para ver qual o resultado”.

    E a dica do vídeo é boa: nas contas de subtração, vale apertar o número maior na parte da frente, depois virar o brinquedo e apertar o número menor no verso. O que sobrar é o resultado! Legal, né?

  • 3. Qual é a cor?

    View this post on Instagram

    A post shared by Atividades e brincadeiras (@laurinha.zamboni)

    Continua após a publicidade

    Para as crianças menores, o fidget toy pode auxiliar na memorização das cores. Basta usar docinhos como no vídeo ou ainda pompons e outras bolinhas coloridas.

    Outra vantagem é que o movimento de pinça dos dedos também é um ótimo treino motor.

  • 4. Canudo + papel alumínio

    View this post on Instagram

    A post shared by ЗАНИМАШКИ🌟ОПЫТЫ🌟 ТВОРЧЕСТВО (@kate_kosen4uk)

    Continua após a publicidade

    Este vídeo contém muitas ideias. Primeiro, uma bolinha de papel alumínio e um canudo podem render bons minutos de brincadeira. Basta assoprar para ir passando ela de uma bolha para a outra.

    Já a segunda ideia é recortar pequenos círculos de alumínio e ir colocando, também com o auxílio de um canudo, dentro dos espaços redondos.

    E para terminar, que tal fazer bolhas em cima das… bolhas?

  • 5. Siga as combinações

    View this post on Instagram

    A post shared by Os Caveirinhas / Oficial (@oscaveirinhas)

    Continua após a publicidade

    Um pouco mais trabalhosa, mas que renda hoooras de diversão: faça cartões com combinações diferentes de cores e que dedos devem apertar cada cor. Só certifique-se de que sejam desafios possíveis, tá?

    Você também pode fazer competições onde cada um recebe um cartão com uma combinação de bolinhas que devem ser apertadas e quem fizer certinho primeiro, ganha!

    6. Jogo de dados

    View this post on Instagram

    A post shared by Mundo dos Brinquedos (@mundodosbrinquedos_oficial)

    Continua após a publicidade

    E para quem quer um tabuleiro menos improvisado, este aqui já vem prontinho para a competição. Duas pessoas ficam frente a frente, jogando dados. Os números que saírem devem ser apertados em seu painel e ganha quem afundar todas as bolinhas primeiro. Valendo!

  • 7. Tetris moderno

    View this post on Instagram

    A post shared by matthew 🔭 (@eboyasmr)

    Continua após a publicidade

    Bateu a nostalgia aí, papais? Esta é uma variação do fidget toy da moda e funciona como um brinquedo 3 em 1: pecinhas de push pop it que lembram o jogo retrô Tetris e que formam um belo quebra-cabeça! Tá bom pra você?

    O intuito é que todas as peças se encaixem e formem um quadrado perfeito. Basta ver o vídeo para entender como se brinca. Desafiador até para os adultos, né?

    8. Molde de chocolate

    View this post on Instagram

    A post shared by ВИДЕОРЕЦЕПТЫ|ПП ТОРТЫ|ВЫПЕЧКА (@tasty_alinka)

    Continua após a publicidade

    E quando enjoarem de brincar, que tal usar o brinquedo da moda como forma de docinho? Apenas certifique-se de higienizar bem, ok?

    Ah! E você não precisa entender o áudio do vídeo, já que o passo a passo é bem claro: peça para a criança preencher cada bolinha com um “recheio” diferente (macadâmia, amendoim, confetes) e cubra tudo com chocolate. Depois é só desenformar seu chocolatinho e nhac! Que brincadeira mais deliciosa!

    Continua após a publicidade
    Publicidade