12 ideias de origami para fazer com as crianças em dias de tédio

Se brincar lá fora não é uma opção para hoje, que tal soltar a imaginação aqui dentro? Separamos tutoriais de dobradura para a família toda brincar junta.

Por Da Redação Atualizado em 25 jun 2021, 16h27 - Publicado em 26 jun 2021, 10h00

A cena clássica: tarde fria ou chovendo lá fora, o celular reinando entre as crianças, o tédio consumindo a família toda. Para não ficar com aquela sensação de que o dia está indo embora sem a gente fazer nada, dê um xô na preguicinha: separe qualquer pedaço de papel – colorido, jornal, sulfite ou os específicos para dobraduras -, canetinhas e chame as crianças. Tá na hora de brincar de origamis!

Além de estimular a psicomotricidade com esta atividade tátil, a criatividade reina solta e o dia aborrecido ganha um pouquinho de cor e arte, com esta famosa técnica japonesa, cujo o nome significa literalmente “dobrar (折り=ori) papel (=kami)”. 

Pensando que cada um tem suas habilidades aí na sua casa, fomos além do tradicional “tsuru” (ou grou), e separamos as ideias de dobradura em três níveis: fáceis, médias e difíceis. Testem, desafiem-se e não esqueçam: se errar, é só começar de novo! O legal é todo mundo ir se ajudando, combinado?

Preparar, apontar…. dobrar!

Fácil

Com poucas dobras, estas opções a seguir podem fazer a alegria dos menores, já que o resultado final é mais rápido e simples. Para finalizar, olhos, bocas e outros detalhes feitos de canetinha ajudam a personalizar o origami.

  • Médio

    Já testaram a primeira leva e deram conta do recado? Pois bem, nestes desafios a seguir, a única diferença é a quantidade e minúcia das dobras. Exige um pouco mais de atenção para cada vai e volta do papel, mas nada que uma ajudinha do papai e da mamãe não resolva. Vamos tentar!

    Continua após a publicidade

  • Difícil

    Agora, se é desafio que vocês querem, temos aqui sugestões que exigem concentração, porque as marcas são um pouco mais precisas e necessitam estar certinhas para o resultado final correto. Perfeito para testar as habilidades da família toda! E rendem formas tão bonitas que dá até pra presentear alguém querido com estes origamis. Apostamos que a vovó vai adorar!

    Continua após a publicidade
    Publicidade