10 atividades baratinhas para fazer com as crianças nos dias de sol

Não é preciso gastar muito para garantir momentos em família tão divertidos quanto memoráveis durante o verão, basta recorrer às ideias a seguir.

Por Ketlyn Araujo Atualizado em 27 dez 2021, 16h55 - Publicado em 2 jan 2022, 10h00

Verão, férias escolares e, muitas vezes, um orçamento apertado para investir em passeios caros ou viagens com as crianças, ainda mais após os gastos com os presentes de Natal e o Ano Novo. A boa notícia é que os dias de sol podem ser facilmente aproveitados com materiais e objetos que você tem em casa, e o espaço da sacada, varanda ou quintal tem tudo para se transformar em um programa delicioso – e gratuito – em família.

Para contribuir com ideias possíveis, preparamos uma lista de atividades acessíveis e, em sua maioria, caseiras, que podem fazer do tempo livre com os pequenos algo inesquecível. Basta organizar a agenda, pensar no ambiente mais adequado (que pode, inclusive, ser a casa dos avós ou de outros familiares) e relaxar!

1. Acampamento no quintal

Se a sua casa dispõe de um quintal, sacada, laje ou varanda, use o espaço para transformar uma noite de verão em um acampamento caseiro. Para isso, basta usar barracas – que podem de camping ou serem feitas com lençóis mesmo -, sacos de dormir ou colchões infláveis, e passar uma noite sob o céu (se der sorte, estrelado) de verão junto com as crianças.

Lanchinhos fáceis de preparar, bem como guloseimas como chocolates, pipoca ou salgadinhos podem formar o cardápio do evento, que deve contar com lanternas e muita contação de histórias.

2. Circuito de obstáculos

Caso você não tenha uma grande área aberta em casa, leve as crianças para um parque gratuito e, lá mesmo, construa um circuito de obstáculos, usando cordas, bambolês, mangueiras, pedrinhas e outros materiais básicos.

Com segurança, transforme o circuito em brincadeira: quem completá-lo em menor tempo, ganha um prêmio (que não precisa ser comprado, mas uma recompensa como o direito de escolher o filminho que vão assistir mais tarde em casa ou, quem sabe, o menu da janta). 

crianças brincando no parque
Robert Kneschke / EyeEm/Getty Images

3. Bexiga d’água

Difícil encontrar uma criança que não saiba se divertir com bexigas d’água que, para evitar acidentes, podem ser usadas como objeto para criar uma espécie de “tiro ao alvo” em espaços abertos e dias quentes.

Ajude os pequenos enchendo as “bombinhas” com auxílio de uma mangueira, crie os alvos com certa distância, e deixe que as crianças façam a festa. Se você quiser tornar a brincadeira ainda mais interessante, coloque algumas gotas de corante alimentício nas bexigas para que, quando explodirem, venham acompanhadas das mais diferentes cores – neste caso, só lembrem-se de usar uma roupa que não tenha problema de manchar. 

4. Desfile de bicicletas

Convoque as crianças e, por que não, alguns amiguinhos, para um desfile de bicicletas, no qual os pequenos devem decorar as bikes antes de circular com elas. A ideia é deixar a criatividade rolar solta, de modo que as bicicletas possam ser enfeitadas com acessórios, balões e adereços diversos.

Mais uma vez, vale explorar o espaço de um parque gratuito ou a quadra do condomínio que permita bicicletas, organizando a fila do desfile com direito a uma trilha sonora divertida!

5. Piquenique caseiro

Avó-brincando-com-as-netas
Cavan Images/Getty Images

Não é preciso sair de casa para fazer um piquenique, basta organizar as comidinhas, bebidinhas e a decoração do seu espaço caseiro, já que a ideia funciona tanto em áreas externas quanto internas. Um quintal ou a pracinha mais próxima também são boas pedidas!

Use toalhas com a clássica estampa xadrez, cestas de vime ou palha, prepare pratinhos com quitutes leves, doces e salgados variados e, se quiser, convide amiguinhos das crianças ou familiares próximos para participar do lanche.

Continua após a publicidade

6. Caça ao tesouro

Mais uma atividade idealmente feita ao ar livre, mas que pode ser adaptada para qualquer ambiente, a caça ao tesouro está não apenas em desenhos e filmes infantis, mas viva no imaginário das crianças.

Crianças brincando de pirata

Para isso, planeje a brincadeira com antecedência, convoque os colegas, amigos, primos de idade similar à dos seus filhos, prepare pistas criativas e um tesouro simples, mas capaz de agradar os pequenos, que podem ir em busca do “prêmio” formando duplas ou equipes.

7. Decoração de pedras e conchinhas

Use pedras diferentes e conchinhas que você e as crianças costumam encontrar quando caminham pela natureza como uma “tela em branco” pronta para ser pintada. Para evitar sujeira, faça isso em áreas externas de casa, com auxílio de pincéis, tintas laváveis e cores em diferentes tons.

Artesanato de pedras pintadas com símbolos de mudanças climáticas
Pinterest/Reprodução

As crianças podem exercitar o lado criativo como quiserem, desenhando ou pintando as superfícies e, quem sabe, até expondo as novas obras de arte na estante da sala.

8. Brincadeiras do passado

Elástico, corda, amarelinha, soltar bolhas de sabão… São várias as brincadeiras da sua época de infância que podem ser introduzidas ou relembradas com os pequenos, mesmo com as opções de jogos virtuais tão presentes na rotina das crianças.

Além de matar as saudades do seu tempo de criança, esta pode ser uma ótima maneira de fazer com que os filhos conheçam mais sobre o seu passado e, de quebra, peguem gosto pelas atividades ao ar livre.

Crianças pulando elástico

9. Receitas leves e refrescantes

Se você gosta de culinária, o clima do verão é ideal para convocar os pequenos para a cozinha e preparar, junto com eles, receitas leves, fáceis e que vão de acordo com o paladar infantil. O ideal, então, é criar saladinhas, que podem ser decoradas de modo criativo, preparar sucos naturais e lanches que demandem poucos passos.

A prática contribui para o senso de independência das crianças, permite que você os ensine sobre ingredientes e, ainda, desperte o interesse dos filhos pela gastronomia desde cedo.

Por fim, considere receitas de sobremesas refrescantes, com frutas variadas, e não se esqueça de registrar o menu em família, seja com fotografias, seja com um caderninho de receitas compartilhado.

10. Roda de leitura ao ar livre

Ler para as crianças não precisa ser uma atividade restrita apenas à hora de dormir, muito menos ao espaço do quarto. Para tornar os dias de sol ainda mais gostosos, use cadeiras de praia e o ambiente externo da sua casa (ou de parentes e amigos) para montar uma roda de leitura ao ar livre que, assim como outras sugestões desta lista, pode ser feita em um parque público.

Escolha livros de fácil entendimento para os pequenos, não se esqueça de considerar aquelas histórias com as quais eles mais se identificam e faça da leitura também um programa de verão.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade