13 brincadeiras divertidas só com materiais que você tem em casa

Cansados de se depararem com atividades incríveis, mas que exigem utensílios que vocês não têm à disposição? Separamos ideias criativas e de fácil execução!

Por Flávia Antunes Atualizado em 17 mar 2021, 19h30 - Publicado em 13 mar 2021, 10h00

O que não faltam nas redes sociais são ideias de brincadeiras para fazer em casa com as crianças! Ainda mais por conta da pandemia do novo coronavírus, que nos fez reinventar e trazer para dentro do lar todo o entretenimento dos pequenos – seja aproveitando folhas do quintal para criar lindas artes ou colocando em prática tutoriais de massinha “diferentões”.

Sabemos, porém, que nem tudo o que encontramos por aí é possível de ser reproduzido pela família. Às vezes, por serem DIY (do-it-yourself ou “faça você mesmo”) complexos demais, mas na maioria por exigirem materiais que normalmente não temos à disposição.

Pensando nisso – e principalmente para os momentos em que os pequenos querem gastar energia e não dá tempo de comprar o utensílio que falta pela internet -, separamos 13 atividades divertidíssimas só com materiais que você tem em casa. Muitas delas permitem adaptações, para que ninguém fique de fora!

1. Pintura em ovos

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by Christin (@pfefferminzgruen)

Um alimento que não costuma faltar na geladeira é o ovo. Mas não pense que estamos falando de desperdiçar comida! Aqui temos um truque: antes da brincadeira começar, faça um furinho com ajuda de um palito, agulha ou objeto pontiagudo e tire todo o conteúdo do ovo com cuidado. Separe para usar em receitas ou fazer um belo omelete para as crianças. Aqui temos ideias práticas e deliciosas com o ingrediente!

Feito isso, a brincadeira pode começar: pegue o ovo oco com cuidado para não quebrá-lo e personalize a casca pintando-a e fazendo os detalhes com canetinha.

2. Devolvendo os “espinhos” ao ouriço

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by Lucia | LULUMAKE (@lulu__make)

Tem algum macarrão dando o prazo de validade por aí? Ao invés de descartá-lo, use nesta atividade lúdica! A ideia é encaixar o alimento cru nos buraquinhos, que imitam os espinhos do ouriço. Além de entreter a criançada por um bom tempo, a brincadeira também é ótima para exercitar a coordenação motora fina!

3. Flores com filtro de café

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by Hannah (@mum_of_ferals)

Se a família não nega um cafezinho para começar bem o dia, com certeza tem à disposição alguns filtros, que podem se tornar verdadeiras obras de arte na mão dos pequenos! A estratégia para conseguir a pintura aquarela é fazer traços e bolinhas com canetinhas hidrográficas e depois dissolver o material em água.

Já para conseguir o formato de flor, basta realizar alguns recortes na pontinha do filtro, que, quando abertos, vão ficar parecidos com lindas pétalas!

4. Carimbo de… batata!

View this post on Instagram

Continua após a publicidade

A post shared by The Best Ideas for Kids (@bestideasforkids)

Carimbos comprados no mercado já são divertidíssimos, mas ficam ainda mais legais quando feitos pelos próprios pequenos! Para isso, separem uma ou mais batatas e o adulto responsável deve fazer cortes para criar os desenhos.

Em seguida, deixe que a criança pinte com tinta as partes do alimento que estiverem em relevo e carimbe em um papel. A arte está criada! Se desejarem, é possível incrementar ainda mais o desenho com glitter, lantejoulas ou fazer intervenções com lápis e caneta.

  • 5. Criando texturas com o garfo

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Kindergartenpädagogin | Mama (@diekindergartenpaedagogin)

    Quem disse que os itens da cozinha não podem dar aquela forcinha na hora da brincadeira? Para criar este urso simpático, basta despejar um pouco de tinta branca ou cola colorida em um pote, e usar o garfo (indicamos o de plástico pra evitar acidentes) para fazer os pêlos do animal e criar o efeito de textura.

    Por fim, é só finalizar o rosto com recortes em papéis coloridos ou com canetinha.

    6. Letrinhas surpresa

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Laura | Inspire My Play ® (@inspiremyplay)

    Surpresa! Atividades que revelam objetos ou palavras escondidas costumam agradar a criançada e podem ser feitas com itens que você deve ter por aí: uma folha sulfite, tinta aquarela e lápis de cor branco.

    Peça que seu filho escreva letras ou faça desenhos no papel (assim, se ele estiver na fase da alfabetização, já serve como um treino!) com o lápis branco. Aí é só passar  o pincel molhado por cima dos escritos e as formas misteriosas serão reveladas.

    7. Porta-retrato um pouquinho diferente!

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Craft Authors | Laura & Tia (@littlebuttondiaries)

    Talvez uma das ideias mais criativas da lista, ela consiste em criar uma espécie de porta-retrato transparente, em que a criança consegue desenhar o rosto do irmão ou dos pais se baseando nos próprios traços que estão por trás do material.

    Neste caso, a moldura foi feita com papelão e folhas de acetato transparente, mas é possível usar como alternativa uma tampa de caixas de plástico ou um pote de acrílico. Vai render momentos bem engraçados por aí e quando terminar a farra, basta tirar tudo com um paninho e álcool.

    8. Vulcão em erupção

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Fynn | Happy Tot Shelf (@happytotshelf)

    Preparem-se, porque o vulcão está prestes a entrar em erupção! Para reproduzir a diversão, basta colar um pedaço de papel pintado de marrom – imitando a base do vulcão – dentro de um saquinho ziplock e despejar por trás tinta vermelha e amarela. Feche bem e deixe que o pequeno aperte com os dedos e se surpreenda com essa brincadeira de fundo científico!

  • 9. Alinhavo criativo

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Lucia | LULUMAKE (@lulu__make)

    Concentração, coordenação motora, criatividade – e o melhor: pouquíssimos materiais para colocar essa atividade em prática! O alinhavo fofíssimo pode ser feito usando uma caixa de papelão e contornando a figura com furinhos (se tiver um furador de papel para auxiliá-lo, melhor ainda).

    E nem é preciso ter fiozinhos específicos, viu? Usar um cadarço antigo ou de um tênis que o pequeno não esteja utilizando no momento é uma estratégia que funciona tranquilamente! Basta que tenha aquela pontinha mais rígida de plástico para facilitar o alinhavo.

    10. Coelhinho fugitivo

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Deena (@abcdeelearning)

    Ops, parece que temos um coelhinho fugitivo por aqui! Aproveitando que a criançada geralmente adora molhar os pés na tinta, convide seu filho para criar o animalzinho visto de costas.

    Vocês só vão precisar de um prato descartável, daqueles que sobram depois da festa, pedaços de um papel mais durinho (se não tiverem, o sulfite também faz bem a função) e um punhado de algodão para o rabo. Adoramos!

    11. Moais de caixa de ovo

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Mini Mad Things (@minimadthings)

    Quem já assistiu ao filme “Uma Noite no Museu” e se lembra daquela cabeça divertida (chamada de Moai) da Ilha de Páscoa? Aqui ela foi reproduzida usando apenas uma caixa de ovos!

    Para quem gosta de crafts com recorte e colagem, vai adorar brincar com os formatos que formam o nariz, os olhos e até a língua dos personagens.

    12. Preenchendo a juba do leão

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by Najia Shoukat (@busygrowinguptogether)

    Quando dizemos que pouquíssimos utensílios são capazes de dar vida aos mais diversos persongens, estamos falando sério! No exemplo da foto, a juba do leão foi feita apenas usando pregadores de roupa.

    Vale chamar o pequeno para participar da criação do rostinho do animal também, desenhando uma expressão tranquila – ou então mais feroz!

    13. Texturas e mais texturas!

    View this post on Instagram

    Continua após a publicidade

    A post shared by 🌟Vanessa🌟Education Specialist🌟 (@vaneducation_vanessa)

    De vez em quando, pompons se soltam dos brinquedos das crianças ou sobram de alguma atividade proposta pela escola, e não sabemos que fim dar para o item. Encontramos então um jeito bem criativo de aproveitá-lo e que, de quebra, ainda dará algumas lições sobre reciclagem para as crianças!

    Primeiro, chame seu filho para desenhar uma ovelhinha em um papel colorido. Deixe por perto um pote com tinta branca para que ele mergulhe o pompom e preencha todo o corpo do animal com as bolinhas, que ficarão muito parecidas com lã. Está pronto! Ah! E na falta do pompom, você pode usar chumaços de algodão também.

    Continua após a publicidade
    Publicidade