Doce ou travessura: 14 comidinhas de Halloween assustadoramente deliciosas

Mesmo sem os rituais típicos da data, é possível criar uma programação especial - e ela envolve muitas delícias doces e salgadas no tema do Dia das Bruxas!

O mês de outubro é motivo de muita expectativa para os pequeninos! Isso porque, além da comemoração do Dia das Crianças, ele traz gostosuras, travessuras e brincadeiras pra lá de divertidas – e só um pouquinho assustadoras – que acompanham a celebração do Halloween.

O probleminha é que este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, a data ganha uma nova cara: nada de festinha na escola, nem de pedir doces na casa ou apartamento vizinho… Mas isto não significa que o Dia das Bruxas precisa passar batido! Para trazer o clima arrepiante para dentro de casa, as famílias podem preparar uma programação especial, que envolve vestir a fantasia preferida, dar o play em filmes com monstrengos engraçados e, claro, comer algumas delícias enquanto o cineminha acontece.

Para te inspirar, separamos as comidinhas mais criativas e saborosas que encontramos no Instagram. Elas vão desde snacks até refeições completas e docinhos, que podem contar com a ajuda da criançada na hora do preparo. Apostamos que eles vão adorar fazer um brigadeiro de aranha ou um enroladinho de salsicha em formato de múmia!

Snacks salgados aterrorizantes

Que tal começar o preparo pelos snacks salgados? A ideia aqui é usar ingredientes que você provavelmente já tem em casa e mudar apenas a forma de apresentação. Assim, um simples sanduíche com pão de forma e frios pode virar um monstrinho divertido, dependendo do formato com que o queijo e o presunto são cortados. Ah, e não se esqueça de espetar azeitonas em cima com um palitinho para que criatura ganhe olhos! 😜

Impossível não salivar com um enroladinho de salsicha! O salgado tem gostinho de infância e lembra aniversários infantis, mas nada impede que ele vire também uma tradição de Halloween. Para isso, na hora de enrolar a massa deixe as tirinhas mais separadas e depois acrescente os olhos – que podem ser feitos até com bolinhas de ketchup. Depois é só levar para a assadeira e ver a múmia nascer!

Mais uma versão da nossa queridinha múmia, mas agora como uma mini pizza! Vale rechear com que quiser: mussarela, calabresa, ovinhos cozidos ou peito de peru. As faixas da múmia ficam a cargo das fatias de queijo e os olhinhos do personagem podem ser feitos com azeitonas pretas. Já imaginamos a criançada se divertindo muito ao decorar!

Ainda na pegada dos snacks, este vídeo mostra uma série de possibilidades que podem surgir com o tema do Dia das Bruxas! Usando uma massa pronta, que pode ser de pastel, ou após prepará-la do zero, os pais podem ajudar os seus filhos na hora de rechear e de cortar os pedacinhos em várias formas criativas. Soltando a imaginação, o salgado pode virar um caixão, uma abóbora ou até mesmo um osso de caveira!

Calma, não é o que você está pensando! 😬  Se a família curte comidinhas mexicanas, vale apostar em um petisco com guacamole e tortillas (se forem coloridas, melhor ainda!). Depois, é só caprichar na apresentação, fazendo o rostinho em uma abóbora e colocando o preparo com abacate como se estivesse saindo da boca. A certeza é que seu filho vai querer tirar várias fotos para mostrar para os coleguinhas!

Assustadoramente saudáveis

Agora, se os pais preferirem apostar em uma refeição completa em vez de snacks, também é possível! Neste caso, a mãe cozinhou um risoto de beterraba com frango e o serviu dentro do pimentão (mas dá para recheá-lo também com carne moída, legumes ou qualquer outra comidinhas). Para acompanhar, mandioquinha e cenoura em formato de fantasmas. 👻  Ah, e sabe o mais legal? A apresentação lúdica pode inclusive ajudar o pequeno a aceitar certos alimentos e estimular desde cedo a alimentação saudável!

E falando em alimentação saudável… Abram alas para as frutinhas de Halloween! O clássico é usar abóboras, mas até laranjas ou mexericas podem ser decoradas com o tema da data festiva. Como a casca não será ingerida, vale usar canetinhas para desenhar carinhas simpáticas (ou nem tanto).

É obra de arte que você quer? Ok, esta inspiração pode parecer complicada, mas ela nada mais é que várias frutas e sementes sobrepostas em um bowl de iogurte (prefira os mais consistentes para que os complementos não afundem 😅). No caso da foto, uma pera cortada ao meio foi utilizada como base da criação, que ficou parecidíssima com as máscaras coloridas usadas no Dia dos Mortos, comemorado no México. Adoramos!

Bem mais simples – e igualmente nutritivas – são essas frutas de Frankstein! O truque aqui é depois de cortá-las no formato desejado, derreter um pouquinho de chocolate e usá-lo para fazer os detalhes do rosto. Mas cuidado para não demorar muito, se não ele vai endurecer e o fantasminha de banana vai acabar sem olhos 😂 .

A última da seleção de frutas imita uma boca aberta bem tenebrosa. Neste caso, basta cortar uma maça na metade, fazer um novo feixe para abrir espaço para o “recheio” e por fim posicionar amendoins ou outras oleaginosas que lembrem os dentinhos!

Docinhos ou monstrinhos?

Halloween não é uma comemoração tipicamente brasileira, mas nada impede que os docinhos sejam, né? Primeiro, prepare um brigadeiro bem chocolatudo de panela e chame seu filho para ajudar a enrolá-lo em bolinhas. A seguir, derreta chocolate em um saco de confeitar e faça as patinhas da aranha, assim como mostra o vídeo. O resultado é fofíssimo!

O legal deste aqui é que agrada tanto os pais quanto as crianças: a diferença é que para os adultos a bebida pode levar café, enquanto para os pequenos preparamos um delicioso milkshake. Depois de bater bem no liquidificador, afunde um biscoito de maizena na mistura para imitar uma lápide e decore com creme de avelã. Mais alguém babou na tela?

Donuts é o tipo de doce que as crianças adoram, porque – além de ser muito saboroso e açucarado (aliás, consumir açúcar só depois dos dois anos, viu?) – permite decorações coloridas e divertidas. Vale se jogar na ganache para rechear (corantes comestíveis são bons aliados nesta hora), usar vários tipos de granulados e assim criar os personagens preferidos da criançada!

Quem resiste a um brownie quentinho saindo do forno? 🤤  Nós que não, e por isso finalizamos a seleção com esta doçura em formato de morcego. Caso queiram testar as habilidades, os pais podem tentar modelar a massa com as próprias mãos – mas se não, é só usar forminhas com formatos legais, que você deve encontrar em lojas online especializadas em artigos de confeitaria.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.