Férias escolares: 6 praias perto de São Paulo para conhecer em família

Não vai conseguir ir longe nessas férias? Conheça destinos litorâneos paulistas ideais para ir com as crianças

Você é paulistano e está vivendo aquele mix de emoções de dezembro. Por um lado, o ano finalmente se aproxima do fim, as crianças estão de férias, é hora de curtir um tempo em família. Por outro, é aquela correria, presentes, eventos, últimas pendências do trabalho…

Se você se pegou sem programação definida para os pequenos, que tal conhecer praias diferentes nessas férias? Selecionamos opções do litoral paulista para todos os gostos. Vem ver!

Ilha Comprida

Destino no Litoral Sul, a 250km de São Paulo. “Eu gosto muito lá porque é uma praia bem mais vazia do que o resto da região, além de muito bonita”, comenta a paulistana Lucia Baeta Hidaka, que mantém o Instagram Hidaka Explorer, onde compartilha as viagens com os filhos.

A família Hidaka em Ilha Comprida

A família Hidaka em Ilha Comprida (Reprodução/Arquivo Pessoal)

É possível se hospedar tanto na própria ilha, que oferece casas, hotéis e campings, quanto aproveitar para explorar outras cidades próximas do Vale do Ribeira. Boas opções são Iguape, mais próxima de São Paulo e um pouco mais barata, e Cananéia, cidade charmosa, conhecida por ser a primeira vila fundada no Brasil e reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Barra do Una

A cerca de 150km de São Paulo, no litoral norte, está Barra do Una, que tem ondas fortes, mas mais amenas no encontro do mar com o rio, que fica no canto da praia. A faixa de areia que delimita os dois cursos d’água forma uma paisagem linda, e costuma ser a escolha das famílias que ficam por lá.

A praia oferece ainda opções ecológicas para crianças mais velhas, como caminhadas pelas trilhas da Mata Atlântica e passeios de bote e caiaque pelo Rio Una.

Praia da Baleia

https://www.instagram.com/p/B6LxJ3jl65i/

Pertinho da Barra do Una, a Baleia é um destino amado pelas famílias por conta do clima tranquilo e das suas águas calmas. A praia pertence ao município de São Sebastião e não tem muitos comércios ou agito. Há poucos hotéis e nada de restaurantes no local, a principal opção para a hospedagem é a locação de casas de veraneio. A praia de areia dura permite a prática de vários esportes em família, como vôlei, frescobol,ciclismo e futebol.

Camburi

Outro local bem cotado para quem vai com crianças, mas com mais infraestrutura. Camburi tem diversas opções de hospedagens e restaurantes e, embora seu mar seja mais agitado, um rio tranquilo deságua na praia. Um hotel frequentemente citado pelos pais viajantes é o Beach Hotel Sunset, que tem muitas opções de lazer para os pequenos e fica com o pé na areia.

Juquehy

Para quem busca mais infraestrutura e opções de passeio fora da areia. A praia tem possibilidade de hospedagem para diversos bolsos, shopping, pizzaria, restaurantes e um rio no canto da areia ótimo para ir com as crianças.

View this post on Instagram

🌈🆘

A post shared by Gustavo Panza (@gustavo_panza) on

Juquehy também fica em São Sebastião – uma cidade, aliás, que tem dezenas de praias e um centro histórico, dá para ficar alguns dias e ir variando os passeios.

Guarujá

Clássico destino pertíssimo de São Paulo, que pode valer a pena apesar de estar bem cheia nessa época do ano. As praias vão das badaladas Enseada, Pernambuco, Pitangueiras e Astúrias aos cenários escondidos como a Praia do Edén, refúgio de mar calmo e vista paradisíaca, por onde se chega por uma pequena trilha.

Iporanga, Prainha Branca e Praia de São Pedro são outros locais menos entupidos da ilha, que oferecem uma experiência mais natural, com campings a preços acessíveis.

Na cidade, estrutura e opções de lazer. “Para as crianças, o aquário é muito bacana”, conta a blogueira Nívea Salgado, mãe de Catarina, 9 anos. O Acqua Mundo, um dos maiores aquários da América do Sul, tem muitas atividades culturais, além da vasta coleção de animais. São R$40 para a entrada do adulto e R$25 para crianças de 2 a 12 anos, com promoções para famílias.

Itamambuca

Ela é uma praia de Ubatuba, a cerca de 270 quilômetros da capital paulista, considerada uma das mais bonitas da cidade. Apesar de ser palco de campeonatos de surfe e frequentada por jovens, há atrações interessantes para as crianças, como o rio de águas calmas e límpidas e o Itamambuca Eco Resort.

“O hotel fica no fim da praia, e eles tem um canto que dá para um rio, então é um espaço onde a criança pode ficar na água, mas também está protegida”, comenta Lucia Baeta Hidaka, do perfil Hidaka Explorer. No estabelecimento, há opções mais acessíveis, como o camping, além de quartos propriamente ditos.

Assim como São Sebastião, Ubatuba tem muitas praias e oferece um roteiro de paisagens imperdíveis. Dá para ficar em uma praia e ir conhecendo outras durante a estadia.

 Já conhece nosso podcast? Dá o play! 

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.