11 nomes graciosos que significam bondade

Que pai não deseja que o filho tenha um coração grande e disposto a ajudar quem precisa? Confira nossa seleção com opções modernas e mais tradicionais!

Por Flávia Antunes 24 ago 2021, 11h00

Se você tivesse que desejar apenas uma característica para o bebê que está por vir, qual seria? Aqui não tem certo e errado: vale sonhar que ele chegue ao mundo com muita proteção, que seja uma pessoa amorosa ou então que traga paz e tranquilidade à família.

Outra qualidade que os pais buscam estimular desde cedo nos pequenos – e que pode estar presente na certidão de nascimento – é a bondade. E isso vai desde dividir os brinquedos com os colegas até, na idade adulta, conseguir se dispor a ajudar os outros e nutrir sempre o companheirismo.

Só atitudes positivas, hein? Confira só nossa seleção com 11 nomes que remetem a uma criança bondosa. Alguns são menos usados no Brasil, mas trazem consigo pronúncias delicadas e podem se tornar tendência daqui para frente!

1. Milo

Variação do nome Miles, Milo é uma grande aposta para bombar entre os pais, principalmente levando em conta que as opções que soam mais antiguinhas vêm voltando à moda.

Apesar das poucas sílabas, seu significado é cheio de características positivas, como “gracioso”, “bondoso” e também “amoroso”. Sem falar que a nomenclatura deve agradar as famílias fãs de seriados, já que Milo Ventimiglia é o ator que dá vida à Jack Pearson, protagonista charmoso e altruísta da série “This Is Us”.

2. June

História e grandiosidade estão por trás deste nome fofo para meninas. Isso porque June é conhecida como a deusa da bondade e do matrimônio na mitologia grega, responsável por proteger as mulheres e as finanças.

Já se estiver à espera de um menino, vale investir nas variantes autênticas Juno, que carrega também a simbologia da juventude, ou Jun – este de origem japonesa, que remete a uma pessoa obediente e leal.

3. Benício

Mais um clássico que está conquistando o coração dos pais é Benício – inclusive, ele ocupou o 11° lugar na lista dos mais escolhidos para o sexo masculino em 2020, sabia? 

Derivado do latim benitius, Benício quer dizer “o que faz o bem”, e permite que o filho seja chamado pelo apelido delicado “Ben” – outra opção moderninha que faz sucesso.

  • 4. Ágata

    A atleta de vôlei Ágatha Rippel pode até não ter levado a medalha de ouro para a casa nas Olimpíadas, mas seu nome certamente se destaca.

    Continua após a publicidade

    Escrito com ou sem “h”, o significado é o mesmo: “aquela que é sempre muito gentil”, remetendo a uma pessoa bondosa. Ele ainda lembra a autora famosa Agatha Christie, dona de romances policiais de sucesso.

    5. Hiroshi

    Seja para homenagear a descendência japonesa ou para sair do comum, Hiroshi é uma ótima pedida! Predominantemente masculino, o nome é associado a características bastante positivas, de tolerância, prosperidade e generosidade e também pode ser encontrado escrito de outras formas, como Hiroshea, Hiroshee e Hyroshi.

    6. Gael

    O sétimo nome que mais apareceu na certidão de nascimento dos meninos no último ano não poderia ficar de fora da lista. Se foi por seguir a tendência das nomenclaturas curtinhas ou por sua pronúncia singela, não sabemos – de todo modo, Gael é apaixonante e pode ser traduzido como “belo” ou “generoso”.

    7. Grace

    Que tal eternizar o quão especial foi a chegada do bebê? Grace é um nome internacional (com sua variação Graça, no Brasil) que remete a uma pessoa que traz bençãos, além de também ser associado a características de bondade e generosidade.

    Ah, e ele também carrega muito brilho e elegância por remeter à atriz Grace Kelly, uma das icônicas divas do cinema.

  • 8. Hannah

    “Graciosa”, “cheia de graça” ou “favor” são algumas das possibilidades de significado para este nome que, apesar da escrita inglesa, encontra correspondência no nome bíblico Ana.

    Com diferentes formas de grafia – inclusive Anita, uma de suas variações marcantes -, a nomenclatura denota uma pessoa boa e disposta a se doar por quem ama.

    9. Kevin

    De origem irlandesa, Kevin nasceu da união dos termos cóem, que significa “bondoso”, e “gein”, que lembra “nascimento”. O resultado emblemático seria algo como “bom ou gentil de nascença” e era inclusive usado com este propósito na Irlanda, por pais que desejavam um filho tranquilo e generoso.

    10. Eudora

    Um dos menos usuais da nossa seleção, Eudora é um nome grego encontrado na mitologia como uma das ninfas filhas do titã Atlas e de Pleione. Se formos consultar a origem do termo, encontramos algo como “generosa” e “liberal” – e nada impede de apelidar a pequena como Dora, que é igualmente fofo!

    11. Evandro

    Também vindo diretamente do território grego, Evandro deriva da palavra Eúandros, que quer dizer “homem bom” ou “homem valente”. Na mitologia romana, o personagem é filho do deus Hermes e quem fundou o Palanteu, povoação onde mais tarde viria a se tornar Roma.

    Continua após a publicidade
    Publicidade