Veja os 10 nomes de bebês mais usados no Brasil em 2020

Helena há três anos, e Miguel há dez, os nomes aparecem invictos como os queridinhos entre os pais brasileiros.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 7 dez 2020, 15h57 - Publicado em 7 dez 2020, 15h44

Mesmo sendo um ano bem atípico pela pandemia do coronavírus, 2020 também foi marcado por muitas gestações e a chegada de novas vidas que trouxeram esperanças às famílias que as receberam. Mas se você faz parte do time que ainda está a espera do pequeno e não sabe qual nome escolher para ele, a lista dos 10 nomes de bebê (tanto para meninas quanto meninos) está no ar.

A curadoria feita pelo BabyCenter Brasil leva em consideração mais de 340 mil bebês que foram registrados na plataforma e revela as preferências que foram seguidas pelos pais neste ano.

  • As tendências para os nomes femininos

    Helena segue em primeiro lugar pelo terceiro ano consecutivo e mostra o favoritismo dos pais por nomes que remetem à heroínas. De acordo com a mitologia grega, ela era a princesa de Esparta, mas foi raptada por Páris, o que resultou na Guerra de Tróia. Com o desfecho da história, a sua figura ficou conhecida como símbolo da beleza transcendental. 

    Essa tendência à figuras femininas fortes fez com que o ranking se movimentasse e outros nomes na mesma linha subissem – ainda que não tenham chegado entre os dez mais usados. São eles Aurora, Catarina, Ana e Bella – que pode ser interpretado como a versão reduzida de Isabella, o qual aparece em quinto lugar na lista dos mais populares.

    A cultura brasileira marcada por mulheres potentes também influenciou na escolha de alguns pais, dando destaque para nomes como Clarice e Elis. Outra tendência observada, tanto para meninas quanto para meninos, é a escolha pelos curtinhos e marcantes. Por exemplo, Liz passa a ocupar o 9º lugar do ranking.

    Com a luta antirracista, especialmente em um ano marcado por tragédias envolvendo questões raciais no Brasil e no mundo, nomes que exaltam figuras negras também ganharam destaque em 2020.

    No âmbito brasileiro, percebe-se a preferência pelas opções Iza e Maju – por conta da cantora e da apresentadora de televisão, respectivamente. Além de Dandara, nome que remete a uma figura feminina de extrema importância no movimento de libertação do sistema escravocrata no Brasil.

    Já para os pais que têm preferência por nomes bíblicos, o tradicional nome Esther abre espaço para a sua versão em hebraico Hadassa.

  • As tendências para os nomes masculinos

    Assim como Helena, Miguel segue invicto em primeiro lugar por dez anos consecutivos como a escolha mais popular para meninos, e o motivo pode ser o seu significado, que é “aquele que se parece com Deus”. Já em terceiro, surge Heitor e ele traz consigo opções entusiasmadas pelas mitologias gregas e romanas, como Caio, Augusto, Dante, Thales e Apollo.

    Os nomes curtinhos também têm sua importância entre os masculinos. Por inspirações de figuras famosas, como a atriz Isis Valverde, a influenciadora Jade Barbosa e o cantor Alok, Rael, Zion e Ravi foram cadastrados com frequência na plataforma.

    E se você estava a espera da relevância do mundo dos esportes, ela chega com foco no nome Bruno, inspirado no atacante Bruno Henrique, do time de futebol Flamengo. Além da presença marcante de opções desde jogadores da NBA até pilotos da Fórmula 1, como Kawhi Leonard e Lewis Hamilton, respectivamente.

  • Veja a lista completa dos 10 nomes mais populares no Brasil este ano:

    Para meninas:

    1. Helena

    2. Alice

    3. Laura

    4. Manuela

    5. Isabella

    6. Sophia

    7. Luísa

    8. Heloísa

    9. Liz

    10. Cecília

  •  

    Continua após a publicidade

    Para meninos:

    1. Miguel

    2. Arthur

    3. Heitor

    4. Théo

    5. Davi

    6. Bernardo

    7. Gael

    8. Gabriel

    9. Pedro

    10. Samuel

    Junto com as tendências que bombaram em 2020, os papais que estão a espera de um bebê em 2021 também podem saber qual é a lista de nomes que vão fazer sucesso no próximo ano. Você pode conferi-la aqui!

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade