16 nomes curtos e simbólicos para meninos

De fácil pronúncia, os nomes com duas sílabas trazem significados marcantes e prometem conquistar o coração dos pais. Vem menino por aí? Então já sabe!

Se na década de 90 os nomes mais longos estavam na moda, com a entrada do novo século passamos a ver cada vez mais as nomenclaturas curtinhas, com no máximo duas sílabas. Além de fáceis de pronunciar e de escrever, elas trazem consigo significados bastante emblemáticos e podem ser encontrados nas mais diversas nacionalidades – Isaac, por exemplo, é popular em quase todos os continentes!

Então, já sabe: se o ultrassom sinalizou que um menino está por vir e o nome ainda não foi decidido, viemos te ajudar! Confira nossa seleção de 16 nomes curtos, modernos e simbólicos para o bebê. O ❤ vai palpitar com cada ideia mais linda que a outra.

1. Ravi

O nome indiano vem ganhando muito destaque – e não à toa! O termo curtinho vem do hindi e tem um significado super representativo: “benevolente” ou “deus sol”. Por ser associado ao sol, o nome carrega também outras virtudes, como a luz e o conhecimento. Uma figura representativa dele é Ravi Shankar, líder espiritual indiano responsável pela criação de uma organização educacional e humanitária presente em mais de 150 países.

2. Noah

Noah é daqueles nomes delicados, de fácil pronúncia e que traz leveza até mesmo em seu significado – que deriva da palavra hebraica “noach” e quer dizer “conforto” e “descanso”. Além disso, o nome é bastante comum na língua inglesa e tem “Noé” como seu equivalente português, que remete ao personagem bíblico que recebeu a missão de construir uma arca e salvar os animais do dilúvio.

Veja também

3. Gael

Os nomes com final “el” estão em alta (como “Rael”, “Abel” e outros derivados). Existem várias possibilidades de significado para Gael. Algumas teorias dizem que ele teria surgido de um termo bretão, que poderia ser traduzido como “belo” ou “generoso”. Já outros estudos apontam para a origem irlandesa do nome, tendo em vista que “gaélico” é uma forma de denominar os habitantes da atual Irlanda.

4. Enzo

Você sabia que Enzo Gabriel foi o nome mais registrado nos cartórios brasileiros por dois anos consecutivos? Pois é, de tão queridinha pelos pais, a variante composta assumiu a liderança em 2018 e 2019. Já falando especificamente do termo Enzo, ele é a forma italiana de Henrique, que significa algo como “o senhor da fortaleza” ou “o senhor do lar”. Poderoso, hein?

Veja também

5. Davi

Quando o assunto é nome simbólico, Davi não poderia faltar. Ele origina do hebraico “dawid”, que significa “o amado”, “querido” ou “predileto”. Davi foi o mais famoso rei de Israel, que conseguiu expandir sua nação no período de 10 a.C e também aparece com relevância em várias religiões. Na Bíblia, por exemplo, Jesus Cristo é mencionado como “filho de Davi”, e o profeta “Dawud” é reverenciado tanto pelos judeus quanto pelos muçulmanos.

6. Luan

Muitas origens são associadas à este nome. Ele significa “leão” em albanês, mas também pode vir de uma raiz germânica e significar “guerreiro”. Há quem diga ainda que pode ser o masculino de Luana, que equivale a “tranquilo”, ou então que derive de Luna, que é “lua” em latim. Ufa, quantas possibilidades, todas lindas!

Veja também

7. Yuri

Começando com “I” ou com “Y”, Yuri é de toda forma um nome lindo! Composto por apenas quatro letras, ele é considerado a forma russa do nome “Jorge”, que por sua vez vem do grego e significa “agricultor”. Além disso, o termo ganha um significado ainda mais especial quando consultamos o hebraico “Uri”, que quer dizer “luz de Deus”, ou a palavra japonesa, associada à “lírio”.

8. Levi

Segundo a Bíblia, Levi é um dos 12 filhos de Jacó e de uma das 12 tribos de Israel. Para além da menção religiosa, o nome traz também o significado de “unido” ou “ligado”, tradução da palavra hebraica “Lewi”. Ele também aparece na Torá, livro sagrado do judaísmo, como referência a outra palavra hebraica, que quer dizer “vinculado a algo”.

9. Bryan

De origem gaélica – língua celta originária da Irlanda – registros indicam que o nome signifique algo como “colina” ou “monte”. A mesma palavra é também usada para designar força e virtuosidade. Segundo documentos históricos, uma das primeiras pessoas com este nome foi Brian Boru, um antigo guerreiro e rei irlandês que viveu no século XI.

10. Isaac

De acordo com a tradição judaica, Sara, esposa de Abraão, desejou a alegria e o riso enquanto dava à luz Isaac, que se tornou o patriarca de todos os fiéis. Por isso, o nome é geralmente associado a “filho da alegria” ou “aquele que ri”. O mais interessante é que, apesar de ser um nome antigo, bastante comum principalmente na Idade Média, ele continua popular até hoje e em vários países – desde alguns no Oriente Médio, até na França, Bélgica e Estados Unidos.

11. Rael

Mais um que vem ganhando popularidade nos últimos tempos, principalmente por ter sido a escolha da atriz Isis Valverde para seu primogênito. Alguns acreditam que Rael seja um diminutivo de “Israel”, que tem origem hebraica e significa “Deus sustentou”. “Príncipe de Deus” também é uma conotação associada ao nome. Fofo, né?

12. Henri

A versão francesa do nome Henrique é uma opção super delicada para o bebê. O termo deriva da palavra germânica “Heimerich” que, ao analisar sua composição, chegamos em algo como “senhor do lar”. Curiosidade: o nome foi bastante comum entre a realeza – a variante inglesa “Heinrich”, por exemplo, denominou, ao todo, sete reis alemães.

13. Leon

Muito usado em países de língua espanhola, Leon vem do grego e significa “leão”, assim como o seu derivado “Leo”. Uma das figuras mais marcantes com este nome é Leon Trótski, revolucionário que garantiu a vitória bolchevique na Guerra Civil Russa, na década de 20.

14. Eric

“Sempre poderoso” ou “sempre rei” são os principais significados deste nome de origem escandinava. E olha que coincidência: Erik, sua variação, é tão popular entre a realeza da Escandinávia que já foi o nome de doze reis, se juntarmos Suécia, Dinamarca e Noruega.

15. Cauã

Se a ideia for escolher um nome tipicamente brasileiro, Cauã é uma ótima opção! De origem tupi, ele significa “gavião” e é como os índios desta tribo chamavam todas as aves de rapina da família do falcão. No Brasil, o nome também é escrito como “Cauan”, “Kauã” e “Kauan”.

16. Hugo

Por último, não poderíamos deixar de mencionar Hugo, que traz consigo um dos significados mais emblemáticos e profundos. O nome, proveniente do germânico “hug”, quer dizer “coração”, no sentido de ser sede de ideias, do espírito e da mente. Há ainda autores que o traduzem como “pensador” ou “inteligente”. Grandes promessas para o filho que vem por aí, hein?

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.