10 nomes que expressam gratidão pela chegada do filho

"Presente", "abençoado" e "agradecido" são alguns dos significados graciosos das nomenclaturas, que funcionam como homenagem ao novo integrante da família.

Na hora de escolher o nome do bebê, os pais podem levar em conta vários critérios, como a pronúncia delicada do termo, se ele possui ligação com a descendência da família ou então o que revela seu significado. E se a ideia for consultar a tradução da palavra, há um leque de possibilidades: algumas remetem à esperança, outras transmitem serenidade e existem também as que carregam a energia do verão.

Nesta linha, uma ideia interessante é registrar o pequeno com uma nomenclatura que lembre gratidão. Assim, além de eternizar qualidades positivas, de uma pessoa que valoriza o que recebe de bom, é uma forma de simbolizar o quão preciosa foi a chegada da criança. Que tal?

Confira só nossa seleção, que transita desde os nomes religiosos até os clássicos que nunca saem de moda! Pra quem decidir fugir do comum, temos também os internacionais, inclusive adotados por personalidades do mundo artístico:

1. Natan

De origem hebraica, Natan (ou Nathan) vem do termo “nathá”, que quer dizer “o que dá”. Por extensão, o nome é associado a outros significados emblemáticos, como “dádiva” ou “presente”, e possui correspondência religiosa por conta do personagem bíblico Natã, profeta e conselheiro do Rei Davi.

Além disso, o termo ganhou popularidade nos últimos anos por sua pronúncia fácil e que fica bela em vários idiomas. O legal é que quando o seu filho viajar para outros países ninguém vai ter dificuldade em chamá-lo pelo nome, já pensou? 😅

2. Teodora

Com tradução parecida, Teodora também é um nome que demonstra a preciosidade da chegada da criança. Isso porque vem do grego Treódoroso, que tem o sentido de “dom” ou “presente de Deus”. Como se não bastasse, é assim que foi chamada uma das mulheres mais importantes do Império Bizantino, hoje venerada como santa pela Igreja Ortodoxa.

3. Bento

A própria escrita do nome já adianta o que podemos esperar do seu significado, né? Bento significa “abençoado” e traduz toda a proteção que esperamos para o pequeno. Sem falar que é um nome considerado antigo e que está voltando à moda entre os pais.

4. Elisa

Considerada a forma curtinha de Elisabeth, o nome é muito querido por famílias religiosas, já que seu significado vem do hebraico e nada mais é que “jurada a Deus” ou “promessa divina”. Aliás, o número de crianças que foram registradas como Elisa aumentou em 2020, ocupando o vigésimo lugar na lista dos preferidos para meninas.

5. Íris

Os nomes com poucas sílabas estão em alta – ainda mais quando carregam traduções delicadas como este! E olha que a história do termo é bastante interessante e possui relação com a mitologia grega, visto que Íris era como se chamava a mensageira dos deuses e, toda vez que tinha algo a declarar, aparecia um arco-íris no céu.

Por conta disso, o nome carrega qualidades de otimismo, renovação e pode simbolizar o quanto a chegada do bebê iluminou a vida dos pais!

Veja também

6. Matheus

Um dos mais populares para meninos no Brasil, o nome tem várias formas de grafia, mas todas com o mesmo significado: “dom” e “presente”. Matheus é ainda um personagem bíblico, mencionado como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo.

7. Grace

Para os pais que procuram opções autênticas e pouco usuais no Brasil, chegou o momento dos nomes internacionais. Grace, muito usado nos países de língua inglesa, por exemplo, tem a tradução literal de “graça”, mas também remete a uma pessoa que traz bençãos.

Veja também

8. Bless

Se a ideia é transmitir mensagens especiais através da certidão de nascimento, o nome do filho da apresentadora Giovanna Ewbank não poderia ficar de fora da lista! Bless significa, em inglês, “abençoado” e é usado em outros lugares do mundo tanto para meninos quanto para meninas, além de ser encontrado também na forma de Blessing.

9. Zendaya

A atriz e cantora norte-americana Zendaya vem conquistando uma legião de fãs e prêmios por sua atuação nas telinhas. E por conta da descendência de seu pai, a personalidade recebeu um nome de origem africana e significado bastante representativo: “agradecer” na língua suaíli, utilizada no leste da África. Lindo, né?

10. Jaden

Mais usado nos Estados Unidos, o nome é perfeito para os pais que querem sair do convencional. Derivado do hebraico, o termo tem o sentido de “agradecido” ou “grato”, e é assim que se chama, inclusive, o ator Jaden Smith, filho de Will Smith.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.