Estes são os nomes de bebês mais populares ao redor do mundo

Que tal viajar pelas tendências internacionais? O levantamento considerou 25 países e, spoiler: Luna é um dos queridinhos em várias partes do globo!

Por Flávia Antunes Atualizado em 14 jun 2021, 17h57 - Publicado em 14 jun 2021, 17h31

A cultura de cada país influencia na forma com que as pessoas se comportam, em como se vestem, como se alimentam… e também nas inspirações para nomes de bebês! Claro que existem termos cuja pronúncia fica bela em vários idiomas e aquele que coincide de ser queridinho em várias partes do globo, mas outros carregam as particularidades e significados especiais do território de onde vieram.

Para entender melhor essas tendências, o site norte-americano Nameberry fez um grande levantamento com os leitores ao redor do mundo e selecionou as nomenclaturas mais usadas para meninos e meninas em 25 países. E por mais distantes que sejam os locais, é possível identificar algumas semelhanças nas escolhas dos pais. Confere só:

O gosto pelo trono  

Hugo, Victor e Charles, apontados como hits na Alemanha, Rússia e Polônia respectivamente, possuem grande correspondência na realeza – já tendo sido o nome de reis importantes e este último é inclusive como se chama o Príncipe de Gales.

E parece que a inspiração Real também chegou às meninas! Anastasia, Aurora e Jasmine (populares na Suécia, Finlândia, Nova Zelândia e Nigéria) são lembrados com carinho pelas famílias pela associação com as famosas princesas da Disney. Além disso, Lilibeth, que encontra seu pico na Rússia, foi o belo termo usado por Meghan Markle e Príncipe Harry para batizar a segunda filha.

  • Os verdadeiros campeões

    Há também os nomes que, de tanta força, aparecem como moda em mais de quatro países! Um exemplo é Arlo, pouco comum entre os brasileiros, mas que está fazendo sucesso na Austrália, Canadá, França, Nova Zelândia e Reino Unido.

    Continua após a publicidade

    Já para o sexo feminino, quem sobe ao pódio é Luna – respire fundo para a listinha dos lugares onde ele é tendência: Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Filipinas, Reino Unido e Estados Unidos. E as explicações para isso podem ser muitas e vão desde sua pronúncia curta e marcante até a relação com os astros (sim, os nomes que lembram céu estão a todo vapor!) ou produções famosas entre as crianças como “Show da Luna”. 

    Um último destaque vai para Alice, que na pesquisa aparece ligado à Polônia, mas na verdade é famoso em vários lugares, como no Reino Unido, na Espanha (na forma de Alicia) e, claro, no Brasil. Por aqui, a charmosa palavrinha é apontada como a sexta mais popular da última década, acredita?

  • Confira a lista completa em ordem alfabética:

    Para meninas:

    1. Abena (Gana)
    2. Alice (Polônia)
    3. Alizeh (Paquistão)
    4. Anastasia (Suécia)
    5. Anjali (Índia)
    6. Aria (Espanha, Emirados Árabes Unidos)
    7. Aurora (Finlândia, Nova Zelândia)
    8. Ava (França)
    9. Ellie (Israel)
    10. Enola (Itália)
    11. Fiadh (Irlanda)
    12. Jasmine (Nigéria)
    13. Kailani (China)
    14. Lilibet (Rússia)
    15. Luna (Austrália, Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Filipinas, Reino Unido, Estados Unidos)
    16. Pedi (África do Sul)
  • Para meninos:

    1. Aarav (Índia)
    2. Arlo (Austrália, Canadá, França, Nova Zelândia, Reino Unido)
    3. Atlas (Finlândia)
    4. Azriel (Filipinas)
    5. Charles (Polônia)
    6. Eli (Israel)
    7. Finn (Suécia)
    8. Hugo (Alemanha)
    9. Jayden (Gana, Nigéria, África do Sul)
    10. Jordi (China)
    11. Kai (Japão)
    12. Ludo (Paquistão)
    13. Santiago (Brasil, Espanha)
    14. Silas (Estados Unidos)
    15. Soren (Itália)
    16. Tadhg (Irlanda)

    (E se você não curtiu nenhum desses, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá!)

    Continua após a publicidade
    Publicidade