11 nomes de menina deslumbrantes inspirados nas divas do cinema

Inspirada tanto no mundo cinematográfico nacional quanto internacional, a lista traz opções como Audrey Hepburn, Marilyn Monroe e Fernanda Montenegro.

Por Alice Arnoldi 29 mar 2021, 18h14

Homenagear uma pessoa importante da família, apostar na tendência dos curtinhos ou preferir um bem diferente, que vem diretamente das estrelas… As inspirações para escolher o nome do pequeno são muitas e o importante é que, na hora de bater o martelo, os pais estejam felizes com o que ele representará.

Só que às vezes, diante de um leque de alternativas tão grande, precisamos de uma mãozinha para selecionar, né? Por isso, prepare o caderno (ou o bloco de anotações do celular) para deixar registrado nomes bonitos e marcantes do mundo cinematográfico – tanto nacional quanto internacional.

Além de relembrarmos as histórias de figuras icônicas de mulheres que brilharam em frente às câmeras, você também poderá ver o significado de cada um dos nomes (artístico ou não). Inclusive, na nossa lista, tem até mesmo o mais popular há anos nos rankings mundiais.

  • Ficou curioso? Confira:

    1. Marilyn Monroe 

    Diretamente do glamour de Hollywood da década de 50, dificilmente alguém não conhece a icônica figura de Marilyn Monroe. A marcante mulher de cabelos loiros e uma pinta na bochecha direita estreou no cinema com o filme “The Shocking Miss Pilgrim”, em 1947. Mas o seu papel de destaque veio quatro anos depois, com “O Segredo das Viúvas”, passando por “O Inventor da Mocidade” até chegar em “Quanto Mais Quente Melhor” – considerada na época como a melhor comédia de todos os tempos.

    A título de curiosidade, Marilyn Monroe foi o nome artístico adotado por Norma Jeane Mortensen, após uma vida atribulada com a família e relacionamentos que não deram certo. E a sua origem é a mistura de dois nomes: Mary e Linn. O primeiro é a versão norte-americana de Maria, mãe de Jesus na Bíblia, carregando conotações como “a pura”, “senhora soberana” ou ainda “a vidente”.

    Já o significado do segundo nome é frequentemente encontrado quando pesquisado com um “n” só. Ele é unissex, de origem chinesa e remete a “floresta” ou “bela jade”.

    2. Fernanda Montenegro 

    Arlette Pinheiro Esteves da Silva, popularmente conhecida pelo nome artístico Fernanda Montenegro, começou a carreira cinematográfica sendo dubladora do filme “Mãos Sangrentas”, em 1955, e dez anos depois como atriz em “A Falecida”. Na trajetória da artista, ela marcou presença em filmes brasileiros de sucesso como “O Auto da Compadecida”, “Central do Brasil” e “O Tempo e o Vento”, isso sem falar nas séries, novelas e peças de teatro.

    Mesmo com 91 anos, o legado da atriz continua e isso aparece marcado desde o seu nome. De origem germânica, Fernanda significa “aquela que segue com coragem” ou ainda “aquela que é ousada para atingir a paz”. Forte, né?

    3. Audrey Hepburn 

    De geração para geração, a icônica Audrey Hepburn ficou famosa por clássicos como “Bonequinha de Luxo”, uma produção inspirada no conto de Truman Capote e lançado em 1961. Só que para os seus fiéis fãs, outros títulos entram na lista como “A Princesa e o Plebeu”, “Cinderela em Paris” e “Sabrina”.

    Para quem gosta do nome da atriz e pensa em trazê-lo para a pequena que está a caminho, saiba que ele nasceu na época inglesa medieval e significa “aquela que é nobre e forte”.

  • 4. Carmen Miranda 

    Nascida em Portugal e criada no Brasil, Carmen Miranda começou sua carreira no rádio, sendo a primeira mulher a assinar o contrato com uma emissora radialista em território brasileiro. Mas o seu talento não parou por aí! Em 1939, ela concretizou seu papel de atriz com a participação no filme “Banana da Terra”, em que interpretava a famosa música “O que que a baiana tem”, de Dorival Caymmi.

    A marcante figura de turbante e looks exuberantes acabou ficando reconhecida como a representação do Carnaval no exterior e ganhou o apelido de “a pequena notável” ao esbanjar tanto carisma e talento em um pouco mais de 1,50m.

    O seu nome tem duas origem: a primeira é hebraica, da expressão “karmel” que significa “vinha de Deus”. Já a outra é do latim “carmen” que remete a “canção”, “poesia” ou ainda “aquela que profetiza em forma de versos”. Tudo a ver com a potência musical de Carmen Miranda!

    Continua após a publicidade

    5. Angelina Jolie 

    Com o sucesso em “Garota, interrompida” em 2000, o período marcava o nascimento de Angelina Jolie no mundo hollywoodiano ao levar para casa o troféu do Oscar, na categoria de melhor atriz coadjuvante. A partir de então, a diva tem encantado o público com longas famosos como “Malévola”, “Sr. e Sra. Smith” e “O Colecionador de Ossos”.

    Já o seu nome tem origem na expressão grega “ággelos”, que significa “mensageiro” e, mais tarde, resultou na palavra “angelus”, que traduzida significa “anjo”. Assim, há quem some as definições, dizendo que o nome corresponde a “anjo mensageiro”.

    6. Grace Kelly 

    Se você já ouviu falar sobre o famoso diretor Alfred Hitchcock, Grace Kelly também está na sua mira. Isso porque o cineasta foi um grande admirador da atriz, que iniciou a carreira com o filme “High Noon”, mas foi realmente vista em “Mogambo”. Mais tarde, ainda com Hitchcock, ela participou dos filmes “Disque M para Matar”, “Ladrão de Casaca” e “Janela Indiscreta”. 

    De origem latina, o nome Grace significa “a que traz bênçãos”. Já Kelly é categorizado como um nome unissex, mas há estudos que indicam que quando ele passou a ser usado por mulheres, o termo que remetia a “descendente da guerra” passou a significar “donzela guerreira”. Assim, juntando os dois, há um mix de graciosidade e força que pode inspirar sua bebê desde o nascimento!

  • 7. Sônia Braga

    “Sábia”. É com esta palavra singular que se define o nome da atriz que, após conquistar o coração de muitos fãs em novelas como “Selva de Pedra” e “Irmãos Coragem”, estrelou no cinema com um dos filmes de maior bilheteria brasileira, “Dona Flor E Seus Dois Maridos”, em 1977. Cinco anos depois, Sônia Braga levou o prêmio de melhor atriz no Festival de Cinema de Gramado com a personagem Maria, do filme “Eu Te Amo”. Já com o longa “O Beijo da Mulher Aranha”, o público estrangeiro pôde apreciar o talento da artista brasileira.

    Recentemente, Sônia voltou aos holofotes com a participação em dois filmes do diretor Kleber Mendonça. A primeira na trama “Aquarius”, em 2016, e a segunda no hit “Bacurau”, em 2019, que chegou a ser cogitado como um dos possíveis indicados ao Oscar no ano.

    8. Greta Garbo

    Nascida em Estocolmo, capital da Suécia, Greta Garbo é conhecida como a diva do cinema hollywoodiano das décadas 20 e 30. Isso porque, entre idas e vindas de longas cinematográficos, foi apenas em 1927 que a artista foi reconhecida por seu talento, ao estrelar o filme mudo “A Carne e o Diabo”. Mesmo com uma grande parcela de pessoas duvidando da sua capacidade com a criação do cinema falado, a atriz deu um show na trama “Anna Christie”, ao ponto de ser indicada ao seu primeiro Oscar como melhor atriz. 

    O nome da artista conhecida por filmar tanto a versão muda quanto sonora de “Anna Karenina” e fazer sucesso com “A Dama das Camélias” é bastante comum no seu país de origem e significa “pérola”.

    9. Elizabeth Taylor

    Com a possibilidade de ser escrito tanto com “s” quanto com “z”, o nome feminino significa “a prometida por Deus”. Além da relevância bíblica dada a ele, o que também contribuiu para a sua popularidade ao redor do mundo foi a fama da atriz Elizabeth Taylor, quem estreou em filmes icônicos como “Cleópatra”, “A Megera Domada”, “Quem tem medo de Virginia Woolf?” e “Os Farsantes”.

  • 10. Glória Pires

    Além das muitas novelas – e de sempre estar envolta em brincadeiras nas redes sociais-, Glória Pires também é um nome famoso associado ao cinema brasileiro. A atriz faz parte de tramas como “O Quatrilho” – que concorreu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro -, “Irmã Dulce”, “Lula, o filho do Brasil”, “O outro lado do paraíso” e também “Se eu fosse você”.

    O nome Glória tem origem latina e significa “famosa”. Entretanto, a sua popularidade ao redor do mundo se deu principalmente pela história cristã em que a expressão “glória!” é usada para saudar Nossa Senhora. Além disso, destaca-se o fato de que é um nome facilmente transformado em composto, como é o caso de Maria da Glória, comumente usado em Portugal para cultuar a santa.

    11. Sophia Loren 

    Diretamente da Itália, a atriz começou sua jornada no cinema com o filme “O Ouro de Nápoles”, em 1954. Mas foi apenas oito anos depois que ela teve a carreira concretizada ao ser indicada ao prêmio de melhor atriz tanto no Oscar quanto no Festival de Cannes com o longa “Duas mulheres”. A sua presença no mundo cinematográfico foi tão importante que, em 1991, recebeu uo Oscar Honorário por ser vista como um dos tesouros do ramo.

    E enquanto Sophia Loren marca presença nas telonas, seu nome também faz história nos registros dos cartórios. De acordo com rankings anuais, Sofia é o nome mais popular ao redor do mundo e não por acaso: de origem grega, ele remete à “sabedoria” ou “conhecimento” – e pode ser escrito de acordo com a preferência dos pais, sem perder seu valor!

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá!)

    Continua após a publicidade
    Publicidade