11 nomes grandiosos inspirados em personagens da mitologia grega

Repletos de história e significado, os nomes das figura mitológica são uma boa forma de sair do convencional e inspirar características positivas no bebê!

Por Flávia Antunes 18 jan 2021, 18h03

O bacana de escolher como o bebê irá se chamar é que a família não precisa consultar apenas a origem da palavra em questão! Na verdade, o significado pode ser construído pelos próprios pais – se tiverem alguém especial que querem homenagear, por exemplo – ou é possível se basear na história por trás do nome.

Neste caso, vale registrar o pequeno como o atleta de futebol que vocês são fãs, como a escritora de livros preferida ou como aquela mulher incrível que realizou algum feito importante para a sociedade.

Mas se a ideia é trazer uma simbologia que provavelmente será conhecida em vários cantos do mundo, uma boa ideia é buscar inspiração diretamente da mitologia grega. Para explicar os acontecimentos da vida, os antigos usavam narrativas compostas por personagens cheios de atributos e qualidades que darão um sentido todo especial para a certidão do seu fillho.

Ficou curioso? Então confere só esses 12 nomes grandiosos de personagens mitológicos. Algum deles deve entrar para a listinha dos favoritos!

1. Heitor

Filho de Príamo e de Hécuba, Heitor era considerado o mais valente entre os troianos e quem comandou as tropas na guerra contra os gregos, sendo autor de feitos notáveis na época.

Mais uma vez, o significado do nome faz jus à história e é associado a alguém que se mantém firme e não se abate diante dos inimigos.

2. Atena

Ao ouvirmos falar da mitologia grega, Atena é uma das primeiras personagens citadas. Sua relevância se dá principalmente por ser a deusa da sabedoria e das artes, filha de Zeus e responsável por proteger a cidade com o seu nome.

Pela junção dos elementos, ather, traduzido como “aguçado”, e aine, que quer dizer “louvor”, a nomenclatura designa uma pessoa de “louvor aguçado”, além dos atributos de justiça e inteligência associados a figura mitológica.

3. Penelope

Esposa de Ulisses, Penelope ficou conhecida como um símbolo de mulher fiel e virtuosa, que esperou durante dez anos a volta do marido da Guerra de Troia. A lenda ainda diz que, diante da insistência de seu pai para que casasse novamente, a filha estabeleceu uma condição: que isso só aconteceria depois que tecesse um sudário.

Como forma de driblar o próprio acordo, a personagem tecia de dia e desmanchava o trabalho durante a noite, o que fez com que o significado do nome fosse “a que tece com fios”. Embora mais comum entre os norte-americanos, não deixa de ser uma opção muito charmosa de registrar a pequena!

4. Apolo

Uma das mais importantes divindades da Grécia Antiga, Apolo é venerado como o deus do Sol e também da profecia, da poesia, da música, da ordem e de outras artes. Ele aparece também na mitologia romana e é descrito como o mais belo entre as figuras do Olimpo.

De origem incerta, o nome aumentou em frequência nas últimas décadas e tem como um dos possíveis significados “espírito do calor”.

Continua após a publicidade
  • 5. Helena

    O topo do pódio entre os pais brasileiros também tem inspiração grega! Pois é, Helena foi pelo terceiro ano consecutivo o nome mais escolhido para meninas e segue em alta por alguns motivos: pela influência de personagens da Disney (alô, Elena de Avalor!), por ser um termo feminino forte e por seguir a tendência das nomenclaturas consideradas “antigas”.

    E acrescente na listinha mais uma explicação para o sucesso do nome: ele faz referência a uma das filhas de Zeus, que possuía a reputação de mulher mais bela do mundo, e simboliza alguém “repleto de luz”.

  • 6. Hércules

    E falando em Disney, outro nome grego também foi sucesso ao virar um desenho da marca. O semideus é protagonista de uma animação de 1997 (que você pode assistir no Disney+), que recria de maneira bem humorada, a história clássica do poderoso guerreiro, que teve que cumprir 12 trabalhos como penitência por seus atos.

    Além da qualidade da valentia associada ao nome, ele também pode ter surgido de uma onomatopeia primitiva, e seria transformado em “aquele que dispensa o calor e a claridade”.

    7. Maia

    Deusa da fecundidade, da primavera e da energia vital, Maia é um daqueles nomes autênticos e delicados que lembram florescimento e esperança. Existe também a possibilidade de ter surgido da variante Maya, que quer dizer “água” ou do tupi, como é chamada a “mãe de todos”.

  • 8. Hermes

    Mais encontrado na América Latina, o nome é riquíssimo em significado. Isso porque, além de se referir a um dos deuses mais espertos, dotado de habilidades de negociação e persuasão e o mensageiro de Zeus, a palavra pode ser traduzida como “espírito da vida”.

    9. Ártemis

    Se a ideia é ousar, registrando a filha com um nome diferente e grandioso, temos aqui uma boa opção para vocês, papais! Ártemis é como era chamada a deusa da floresta e da caça, uma das mais veneradas e que, inclusive, tem um templo com o seu nome na Turquia.

    Ao consultarmos a origem do termo, encontramos algumas possibilidades bem emblemáticas, como “manifestação luminosa de Deus” e “luz suave do Sol”.

    10. Dionísio

    O deus grego do vinho era também associado à natureza, ao teatro e à alegria, pelo seu jeito de levar a vida. A composição da palavra permite também o significado de “espírito das águas” e, curiosamente, ele tem seu próprio dia, comemorado pelos cristãos em 5 de outubro.

    11. Pandora

    Na mitologia, Pandora foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos humanos, que roubaram o segredo do fogo. Imprudentemente, ela abriu a caixinha que continha todo o bem e o mal e o único dom que restou guardado foi o da esperança.

    Apesar da atitude da personagem, seu nome tem uma conotação positiva e significa “todos os dons” ou “todos os presentes”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade