12 nomes delicados para o seu bebê nascer cercado de paz e tranquilidade

Frida, Milo, Zahara... Veja esta seleção bem diferente e que remete calmaria à família que receberá o seu pequeno em tempos tão difíceis!

Por Alice Arnoldi Atualizado em 8 jun 2021, 17h12 - Publicado em 8 jun 2021, 16h23

Mesmo com a criatividade borbulhando durante a gestação, decidir o nome do bebê pode não ser uma tarefa fácil para os pais. Principalmente porque ela vem acompanhada de outras necessidades a serem colocadas em prática, como montar o enxoval do pequeno, pensar na decoração do quartinho, arrumar a mala da maternidade e até mesmo planejar o pós-parto para que ele seja menos desafiador.

Pensando nisso, listas que reúnem opções com significados poderosos tendem a facilitar na hora da pesquisa e é o que temos feito por aqui. Há nomes que remetem coragem, alguns dão ares de realeza às crianças e outros celebram nacionalidades específicas, como a italiana e francesa.

E para aumentar ainda mais a variedade de opções, reunimos nomenclaturas que remetem a uma das emoções que mais buscamos em tempos pandêmicos, causados pela covid-19: a paz. O objetivo ao escolher um destes nomes é que, com a chegada do pequeno, sua família seja imersa em uma onda de tranquilidade e alívio mesmo diante de tantas dificuldades.

  • 1. Alan

    Como acontece com outros nomes, esta opção é carregada de diferentes origens. Mas uma que ganha destaque é a celta, em que Alan deriva da expressão Alun, a qual significa “harmonia” ou “verdadeira paz”.

    2. Augusto

    Com a moda dos nomes antigos voltando e também de realeza, já que muitos imperadores foram assim chamados, Augusto tem origem latina e o seu significado passeia por valores como “consagrado”, “sublime”, “elevado” e até mesmo “extraordinário”.

    3. Clarice

    Se você está procurando uma versão diferente de Clara, saiba que Clarice é uma opção com a mesma base etimológica latina. Isso significa que ambos os nomes remetem a “luminosa”, “aquela que brilha” e “ilustre”.

    Junto com as belas definições, há também figuras marcantes que são assim chamadas, como a escritora brasileira Clarice Lispector. Assim, a pequena já chegará ao mundo com boas referências!

  • 4. Frederico

    A opção curtinha do nome, Fred, faz sucesso entre os pais. Mas para os que preferem as expressões mais extensas e que têm aquele ‘quê’ sofisticado, Frederico não passa desapercebido. Além da bonita nomenclatura, o seu significado também chama atenção: “rei ou príncipe da paz” e “o que governa com paz”. Ótima escolha, né? Afinal, liderança com sabedoria: match perfeito!

    5. Frida

    O nome da grande pintora mexicana tem origem germânica e, em algumas interpretações, é visto como a versão feminina de Fritz, que por sua vez é o diminutivo de Frederico. Não por acaso, os seus significados são semelhantes, sendo Frida definida como “a pacífica”, “aquela que traz a paz” ou “princesa da paz”.

    Continua após a publicidade

    6. Irene

    Na mitologia grega, Irene foi o nome escolhido para a filha de Zeus e, entre as suas qualidades, era ela quem conseguia encerrar as discussões e estabelecer a paz entre os envolvidos. Com estas raízes históricas e por ser a derivação do termo Eiréne, que significa “paz”, o nome tem como definição “aquela que é pacificadora”.

  • 7. Jonas

    Já com origens hebraicas, Jonas deriva do termo Yonah, que significa “pombo”. Talvez você se pergunte o porquê deste animal estar sempre relacionado a paz e tranquilidade e a resposta está no cristianismo: o Espírito Santo é representado por este pássaro e é ele quem estabelece a harmonia entre os seres humanos, já que é a presença de Deus na alma de cada um.

    8. Milo

    Se você é fã de séries como “This is Us”, este nome não lhe é estranho ao conhecer o ator Milo Ventimiglia, quem dá vida ao charmoso personagem Jack Pearson da trama. A opção segue a linha dos famosos nomes curtinhos e traz características especiais ao bebê nomeado com ele, como “gracioso”, “bondoso” e também “amoroso”. Com todas essas qualidades, será impossível não ter paz em família, né?

    9. Mira

    Gil do Vigor, corre aqui! Mira é um nome que estudiosos ainda não descobriram sua origem, mas a principal teoria é que ele une as definições de Palmira e Salmira. Diante disso, seus significados variam desde “peregrina” até “vigorosa”, “aquela que tem fragrância agradável”, “animada” e também “paz”.

    Ah, e se você pensa em um nome para a sua bebê que seja único, saiba que esta é uma boa opção, pois ele vem caindo em desuso entre os pais. Mas ainda é bastante potente e com boa pronúncia!

  • 10. Stella

    Com a possibilidade de ser escrito com “E” no início ou dois “L”s em sua extensão, Stella tem uma definição clara que é “estrela”. Entretanto, ao olhá-la com subjetividade, os pais podem lembrar-se que estrelas são astros que emitem luz própria e são associados à perfeição e também ao divino.

    11. Yasu

    Aos pais que estão a procura de um nome unissex, Yasu é uma escolha certeira. De origem japonesa, o seu significado permeia definições como “paz” e “silêncio”. Mas assim como outras nomenclaturas, há quem diga que ele possui também raízes árabes e, quando vista desta perspectiva, a opção tem o viés religioso remetendo a “Javé ou Jeová é salvação”.

    12. Zahara

    Nomes que começam com “Z” estão cada vez mais populares entre os bebês – como é o caso de Zoe, opção escolhida por Sabrina Sato para sua primogênita e Zyan, por Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso para o caçula da família. Por isso, não podíamos deixar de fora Zahara, nome da filha de Angelina Jolie, que faz parte desta tendência e tem uma belo significado.

    Entre as principais possibilidades da sua origem, a mais concreta entre os estudiosos é de que o nome deriva do hebraico Zohar, que significa “luz” ou brilho”. Por isso, sua definição abrange expressões como “mulher que brilha” e “a que irradia luz”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

    Continua após a publicidade
    Publicidade