10 nomes que simbolizam proteção para o bebê que está por vir

Das nomenclaturas tradicionais até as mais moderninhas e de pronúncia internacional: separamos opções para que o pequeno esteja sempre protegido!

Por Flávia Antunes Atualizado em 30 jun 2021, 17h33 - Publicado em 24 jun 2021, 16h50

Mais que a junção de letrinhas, o nome que vai na certidão de nascimento do pequeno é uma oportunidade de registrar os mais sinceros votos dos pais. Para que o filho chegue repleto de bençãos, por exemplo, vale apostar em nomenclaturas de anjos, já para inspirar coragem, aquelas que significam valentia são uma boa aposta.

Mas o leque de possibilidades não para por aí! Se a ideia é transmitir proteção ao bebê – ou desejar que ele se torne alguém disposto a defender as pessoas e os valores que acredita -, temos aqui as opções perfeitas. 

Várias delas seguem tendências (inclusive, um dos termos foi o mais usado internacionalmente em 2020!) e a lista reúne desde nomes tradicionais até os mais moderninhos. Confere só:

1. Alexandre

A fama corajosa de Alexandre, o Magno, grande conquistador da era medieval, faz com que esse nome seja uma opção cheia de força para o seu filho. Mas não pense que para por aí: vinda do grego Aléxandros, a tradução da nomenclatura tem tudo a ver com as qualidades do rei batalhador, pois significa “defensor da humanidade”, refletindo características de proteção e valentia.

Já se estiver à espera de uma menina, uma alternativa é chamá-la de Alexandra, versão autêntica e que também lembra o rico centro cultural de Alexandria, ou então pelo unissex Alex, que ainda por cima segue a tendência dos nomes que parecem apelidos.

2. Sasha

É só uma personalidade famosa escolher determinado nome, que ele já fica conhecido entre os pais. Esse foi o caso de Sasha, como é chamada a filha de Xuxa Meneghel. Por incrível que pareça, a nomenclatura, que é usada tanto para homens quanto para mulheres, vem da mesma raiz de Alexandre e, consequentemente, carrega também a característica de uma pessoa protetora.

Curiosidade: acredita-se apelido russo virou nome próprio na França porque o primeiro-bailarino do balé russo, que fez grandes apresentações em Paris entre 1909 e 1920, era conhecido desta forma.

3. Liam

Embora não seja favorito aqui no Brasil, Liam faz o maior sucesso em outros países – e foi inclusive o nome internacional mais usado para meninos em 2020! Ele faz parte da moda dos termos curtinhos, formados por poucas sílabas, e carrega o potente significado de “protetor corajoso” ou “aquele cuja vontade é proteger”.

Continua após a publicidade

Ah, e podemos dizer que ele é digno de realeza, por ser um dos apelidos de William, Duque de Cambridge e um dos filhos da princesa Diana.

  • 4. Mina

    “Amor”, “bela maçã vermelha” ou então “protetora decidida”. As possibilidades de significados deste nome são muitas e dependem da origem considerada, mas desta vez iremos ressaltar a última tradução, que vem do germânico e é justificada pelos estudiosos pelo fato de Mina poder ser o diminutivo de Guilhermina. Mas convenhamos: só as quatro letrinhas deixam a nomenclatura ainda mais original, né?

    5. Guilherme

    Como já demos o spoiler, Guilhermina e seu masculino Guilherme também são nomes associados a uma pessoa que protege. Eles derivam do termo Willahelm (will é “vontade, desejo”, e helm quer dizer “proteção”) e a versão para meninos foi inclusive a décima mais escolhida pelos pais na última década

    6. Telma

    A ganhadora da 20ª edição do reality show Big Brother Brasil tem esse nome que já teve seus tempos áureos no passado, mas que continua cheio de simbologia. Isso porque ele deriva de Elmo, que pode significar “amável” ou “amorosa” e existe também a possibilidade de ter surgido como a forma curta de Anselmo, de origem germânica e quer dizer “aquele que está sob a proteção dos deuses“.

    7. Eduardo

    “Protetor das riquezas” ou “aquele que sabe proteger sua fortuna” são as traduções especiais deste nome. Ele também é encontrado no feminino e na versão Duda, que o deixa ainda mais delicado.

  • 8. Sandra

    Estão prontos para um significado grandioso? Vindo do grego, o nome quer dizer “defensora da humanidade”. Se a família preferir, pode registrar a pequena com o diminutivo Sandy, emprestado da língua inglesa e que lembra a cantora brasileira de sucesso, e dupla de Junior.

    9. Ethan

    Forte, firme, resistente, duradouro… São tantas belas traduções, que não conseguimos escolher a preferida! De todo modo, por remeter a alguém que resiste, Ethan também pode ser associado a uma pessoa disposta a manter-se em pé e proteger quem ama. Por sinal, a nomenclatura aparece no Antigo Testamento na forma de um personagem bíblico bastante sábio.

    10. June

    Os nomes relacionados à mitologia grega, além de marcarem a História e serem conhecidos em vários cantos do mundo, também carregam belos simbolismos. June, por exemplo, é a deusa da bondade e do matrimônio, quem “protege as mulheres e as finanças”.

    Continua após a publicidade
    Publicidade