13 nomes japoneses com significados que vão te conquistar

Que tal trazer a força e a simbologia dos nomes japoneses para a certidão de nascimento do pequeno? Garantimos opções belíssimas!

Por Flávia Antunes Atualizado em 26 ago 2020, 16h52 - Publicado em 25 ago 2020, 17h27

A imigração japonesa aconteceu com força no Brasil a partir do século XX e transformou nosso país no segundo que abriga a maior população desta origem fora do Japão. Culinária, música, religião e vários outros aspectos com os quais já estamos familiarizados possuem influência da cultura asiática – e, por que não, os nomes?

A escolha de como o pequeno vai se chamar é feita pelos japoneses de forma muito criteriosa e conseguimos encontrar vários significados belíssimos para um mesmo termo. Então se sua ideia é homenagear a descendência da família e levar um pouquinho da força da ancestralidade na certidão da criança, ou apenas escolher um nome autêntico para seu filho, você está no lugar certo!

Confira nossa seleção de 13 nomes tradicionais japoneses para meninos e meninas. Uma coisa é certa: a tradução deles vai te encantar – e vale lembrar que, por conta dos kanjis (ideogramas da língua japonesa), não existe apenas um significado para cada uma destas palavras, já que variam de acordo com a região, a pronúncia e interpretações do contexto.

1. Akira

As várias opções de kanji expressam diferentes significados para este nome – um mais lindo que o outro! Podemos encontrar algo como “brilhante”, “talentoso” ou então “iluminado amanhecer”, e o interessante é que, no Japão, Akira é utilizado tanto para meninas quanto para meninos, o que justifica ainda mais sua popularidade no país.

  • 2. Naomi

    “Agradável”, “doce” e “honesta” são as principais traduções para este nome super delicado. E olha só que curioso: apesar de sua origem japonesa, Naomi aparece também como um termo hebraico inclusive citado no Antigo Testamento da Bíblia sob a forma de “Noemi”. Nesta outra língua, o curtinho também está associado a pessoas agradáveis, mas já encontramos registros dele em vários continentes – até mesmo em personalidades como a atriz britânica Naomi Watts.

    3. Kenji

    Também muito popular entre os japoneses, Kenji permite algumas interpretações. Há quem diga que seu significado seja “segundo filho forte e vigoroso”, e outros estudiosos apontam para “governante inteligente”. De qualquer modo, ambos expressam características bastante emblemáticas – e o nome é uma boa pedida mesmo se for o primeiro filho da família, viu? 😅

    4. Ayumi

    A leveza na pronúncia deste nome coincide também com a sua tradução, que quer dizer “aquela que caminha” ou “a que segue adiante”. Adoramos! É possível que você já tenha visto por aí um nome similiar, “Mayumi”, mas apesar da escrita parecida, eles têm significados bem diferentes – este último pode ser traduzido como “verdadeira beleza”.

  • 5. Hikari

    Pessoas, marcas e até uma cidade japonesa já foram batizadas com este nome. E não à toa! Hikari é a leitura literal de um ideograma japonês que carrega consigo o significado emblemático de “luz” e “brilho” e também costuma designar felicidade e esplendor.

    Continua após a publicidade

    6. Saori

    Os nomes que remetem à esperança estão super em alta! Assim como o grego “Zoe” quer dizer “vida” e “Florentina” lembra “florescente”, Saori significa “árvore de cerejeira” – planta associada à renovação e à juventude. Conforme a combinação dos kanjis, o termo também pode ser associado a outras palavras, como “pintura”, “areia” e “flor”. 

    7. Yuki

    A lista de significados para Yuki é extensa, mas separamos aqui os mais belos: “felicidade”, “sorte” e “gentileza abundante”. Ele também pode se referir à neve, e em alguns lugares é empregado em crianças de ambos os sexos. Outro significado emblemático fala sobre “pessoas perseverantes que apresentam coragem mesmo diante do frio e da neve”.

  • 8. Akemi

    Mais uma linda opção que faz referência à luz e renovação! Akemi quer dizer “bela aurora” ou então “aquela que brilha”. Foi um dos nomes mais escolhidos pelos pais para bebês nascidos na década de 60 no Japão – e ficou famoso também entre os descendentes nascidos no Brasil.

    9. Jun

    A origem de Jun é japonesa e significa “obediente” e “leal”, mas existem diversos nomes parecidos ao redor do mundo. Juno, por exemplo, deriva do latim para “juventude” e June é a deusa da bondade na mitologia grega. Somente formas autênticas e simbólicas de chamar o pequeno!

    10. Hana

    Você já deve ter assistido a algum filme norte-americano cuja protagonista se chamava Hana, né? O motivo do nome ser popular também fora do Japão é que ele possui muitas origens – em árabe, por exemplo, ele quer dizer “felicidade”, e em hebraico pode ser traduzido como “graciosa”. Mas não podemos deixar de apresentar o seu significado japonês – e igualmente charmoso – que é “flor”. ❤

  • 11. Hiroshi

    Predominantemente masculino, Hiroshi é associado a características bastante positivas, de tolerância, prosperidade e generosidade. Além desta grafia, o nome também pode ser encontrado na forma de outras variantes, como Hiroshea, Hiroshee e Hyroshi. 

    12. Ryu

    É nome poderoso que você quer? Ryu (ou Ryuu) significa “dragão japonês”, e remete a uma figura lendária muito apreciada na cultura nipônica. Se você preferir uma pequena alteração e terminar o nome com “o”, o sentido muda para “excelente”.

    13. Harumi

    O último feminino que separamos não perde em doçura para os anteriores! Harumi significa “beleza ou fruto da primavera” e, de acordo com o último Censo realizado em 2010, apenas 512 pessoas tinham este nome no Brasil – a maior parte delas no estado de São Paulo e no Paraná, polos da imigração japonesa.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade