14 nomes que estavam esquecidos mas que podem ganhar o seu coração

Eles podem até soar antiguinhos, mas carregam significados belíssimos e estão voltando com tudo entre os pais! Quem sabe as opções não te inspiram por aí?

Por Flávia Antunes Atualizado em 5 abr 2021, 19h19 - Publicado em 5 abr 2021, 18h06

Assim como as tendências que ditam a moda, a decoração e os hábitos de consumo, escolher como o bebê vai se chamar também é um processo bastante motivado por inspirações cíclicas. Assim, nomes que faziam sucesso no tempo dos nossos avós e que agora vemos como mais datados, começam a ganhar força e ocupar os rankings dos mais escolhidos em várias partes do mundo.

Sim, Luzia, Antônio, Tereza e muitos outros que passaram anos e anos esquecidos, agora voltam com tudo para roubar o coração dos pais! E o melhor: além de clássicos e com belas pronúncias, eles trazem significados marcantes que adicionam características positivas à certidão de nascimento do pequeno ou pequena e podem até mesmo servir de homenagem para alguma pessoa especial da família.

O bloquinho de notas está em mãos? Então confira só essas 14 opções antigas e elegantes que prometem te conquistar:

1. Rosa

Ana Rosa, Maria Rosa ou então só Rosa! O nome que fez sucesso há algumas décadas, está voltando com tudo – e não só pela sua pronúncia delicada, como também pela bela simbologia que carrega.

Isso porque além de remeter à cor, a palavra designa uma das flores mais significativas da cultura ocidental (a rosa branca, por exemplo, é associada à pureza, enquanto que a vermelha está ligada à paixão). Ela ainda corresponde à deusa da mitologia grega, Afrodite, e é símbolo de Maria para os cristãos.

2. Bernardo

Abram alas para o sexto nome mais escolhido para meninos em 2020! Derivado do germânico, o termo tem tradução marcante, referindo-se a uma pessoa “forte como urso” e, por extensão, remetendo a outras características positivas, como destreza e valentia.

Para os pais que preferirem uma opção mais “moderninha” – ou que pretendem homenagear a descendência francesa da família – podem optar por Bernard, versão parecida e que tem o mesmo significado.

3. Luzia

Sabia que os nomes que lembram o céu e os astros devem bombar nos próximos meses? Esse é o caso de Luzia, a forma feminina de Lúcio e que quer dizer “luminosa” ou “iluminada”.

A nomenclatura de origem latina também tem importante simbolismo para os cristãos, já que Santa Luzia é uma das mais veneradas pelos fiéis e considerada a protetora dos olhos.

4. Júlio

Embora seja considerado um nome mais antigo, sua tradução diz o oposto: sim, “cheio de juventude” é o significado do termo latino que vem ganhando espaço entre as certidões de nascimento!

Inicialmente, Júlio era como se chamava uma família célebre da Antiga Roma e alguns estudiosos também associam a palavra ao deus romano Júpiter, o que traria ao nome o significado alternativo de “filho de Júpiter”.

  • 5. Rita

    Famosas como a cantora de MPB Maria Rita, possuem um nome singelo, mas muito significativo. Considerado o diminutivo de Margarida, Rita quer dizer literalmente “pérola”. Curiosidade: Santa Rita de Cássia é festejada em 22 de maio – quem sabe não coincide com o nascimento da pequena?

    Continua após a publicidade

    6. Sebastião

    Bastante popular em Portugal e em outros países da Europa, Sebastião é um daqueles nomes que atraem pela autenticidade e por seu significado especial. Isso porque ele deriva do grego para “sagrado” ou “venerado”. É possível também que seja relacionado aos habitantes de Sebastia, uma cidade antiga da Capadócia.

    7. Clarice

    Derivado do latim claritia, o nome é usado para pessoas destinadas à fama e à popularidade. E falando nisso… uma das personalidades mais marcantes da literatura nacional é justamente Clarice Lispector, escritora e jornalista conhecida por suas obras ricas. Uma boa ideia para quem quer se basear em mulheres fortes e que marcaram a História na hora de registrar a filha!

    8. Amélia

    “Trabalhadora” ou “ativa” são significados possíveis para esse nome charmoso, que encontra grande prevalência na França sob a forma de Amélie (quem se lembra do icônico filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”?).

    Bastante utilizado em outras décadas, o termo é uma das promessas para conquistar os pais e inclusive foi a nona nomenclatura internacional mais usada para meninas em 2020.

    9. Antônio

    Difícil alguém no Brasil que não tenha na linhagem da família algum Antônio! O nome, que designa o santo “casamenteiro”, tem origem no latim e se refere “àquele que floresce e tem valor inestimável”. Tem significado mais lindo que esse? 😍 Ele também pode ser encontrado na versão feminina Antônia, que o deixa super elegante!

  • 10. Esther

    Se os pais buscam um nome que mostre o quão preciosa e iluminada foi a chegada da bebê na família, temos aqui um ótimo candidato! Isso porque Esther significa “astro” ou “estrela”, além de ser chamada desta forma uma deusa babilônica que correspondia à Vênus, representação da beleza para os romanos.

    11. Samuel

    Vem ano, vai ano e Samuel continua a bombar (mesmo sendo considerado mais antiguinho). Ele esteve entre os mais populares da última década e marcou de forma especial os adultos que curtem o universo do rock – afinal, Samuel Rosa é o fundador do grupo Skank, dono de vários hits.

    E não para por aí! O nome encontra correspondência na Bíblia e tem um significado bastante emblemático: “o que fala em nome de Deus”.

    12. Joana

    A forma feminina de João, que quer dizer “Deus é misericordioso”, fica ainda mais poderosa se lembrarmos de Joana D’arc, uma das mulheres mais conhecidas da História. A heroína francesa garantiu vitórias decisivas para o país entre os séculos 14 e 15 e foi acusada injustamente de heresia e feitiçaria – trajetória esta que a deu o título de santa, festejada em 30 de maio.

    13. Edgar

    Comum entre reis e príncipes nos séculos passados, Edgar une duas palavras alemãs (ead, que quer dizer “riqueza”, e gar, traduzida como “lança”). Por conta disso, o nome se refere a alguém que protege seus bens e fortunas com uma lança, refletindo características de determinação e fidelidade.

    14. Tereza

    Escrito com “s” ou “z”, o nome designa uma pessoa responsável pela colheita e pode significar também “natural de Tera”, uma antiga ilha na Grécia. Nos países católicos, o termo gracioso ganhou popularidade graças à fama da santa Teresa D’Avila.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

    Continua após a publicidade
    Publicidade