17 nomes fortes e icônicos para meninas

Clarice, Nina, Eva... Confira a nossa seleção de ideias! Quem sabe a bebê não carrega consigo a personalidade forte destas mulheres, né? 

Por Flávia Antunes Atualizado em 7 dez 2020, 13h19 - Publicado em 14 mar 2020, 10h01

Escolher o nome do bebê não é uma tarefa fácil e vários fatores podem influenciar a decisão. Algumas pessoas gostam de homenagear membros da família e outras levam em conta o significado do nome. Mesmo assim, são tantas opções lindas que a dúvida só aumenta, né?

Uma sugestão que pode te ajudar é buscar por pessoas inspiradoras que fizeram história, seja por sua luta política, importância nas artes ou por alguma conquista revolucionária. Quem sabe a bebê não carrega consigo a personalidade forte dessas mulheres, hein? Separamos 17 nomes icônicos de meninas para te nortear. Confere só:

1. Joana

“Joana” deriva do hebraico e é por si só um nome marcante. Ele fica ainda mais poderoso por remeter à figura da Joana D’arc, uma das personalidades femininas mais conhecidas da história.

A heroína francesa garantiu importantes vitórias para o país durante a Guerra dos Cem Anos, que aconteceu entre os séculos XIV e XV, e foi acusada injustamente de heresia e feitiçaria. Seu nome é a forma feminina de “João” e significa “Deus é misericordioso” ou “Deus tem compaixão”.

  • 2. Frida

    Frida Khalo é uma pintora mexicana e uma das precursoras do movimento feminista. A artista, libertária e dona de obras sensíveis e que enalteciam a cultura de seu país, foi também ativista pelos direitos das mulheres. O nome próprio possui origem germânica e significa “a pacífica” ou “aquela que traz paz”.

    3. Amelia

    “O jeito mais eficiente de fazer algo é fazendo”. Quem disse essa frase famosa foi Amelia Earhart, pioneira na aviação nos Estados Unidos e primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. “Amelia” deriva do germânico “Amal”, quer dizer “trabalho”. Portanto, o nome pode ser traduzido como “trabalhadora” ou “ativa”.

    4. Valentina

    Este foi o 31° nome mais registrado no ano de 2019. Ele tem origem latina, e pode ser traduzido como “vigorosa” ou “cheia de disposição ou saúde”. O nome é ainda mais icônico pela associação com Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço. A russa passou quase três dias em uma missão solo em torno da Terra. Já pensou? 

  • 5. Clarice

    Clarice Lispector é uma das maiores figuras da literatura nacional. Apesar de ter nascido na Ucrânia, a escritora e jornalista se naturalizou brasileira e foi autora de obras muito ricas, como “A Hora da Estrela”, de 1977. O nome próprio em si é derivado do latim “Claritia”, usado para mulheres destinadas à fama e à popularidade. Gostou? Selecionamos mais nomes lindos de escritoras para você se inspirar! 

    6. Nina

    Nina Simone é o nome artístico da conhecida pianista, cantora e compositora norte-americana, dona do hit “Feeling Good”. Ela também teve papel representativo na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. O nome curtinho vem do espanhol, e significa “garota graciosa”.

    7. Ella

    Os fãs de jazz certamente conhecem Ella Fitzgerald. A cantora fez sucesso principalmente na década de 40, mas seus 60 anos de carreira a consolidaram como uma lenda em todo o mundo. O nome inglês significa algo como “luz brilhante”. Curiosidade: “Ella” é o quinta escolha mais popular entre os pais na Alemanha.

  • 8. Dandara

    É comum que os jovens aprendam na escola sobre o líder quilombola Zumbi, mas pouco se fala sobre sua esposa, Dandara dos Palmares. Ela foi uma importante líder militar brasileira, que lutou corajosamente pela libertação dos escravos no país. Seu nome quer dizer “princesa guerreira” ou “princesa negra”. Coincidência, será?

    Continua após a publicidade

    9. Eleanor

    Eleanor Roosevelt foi uma grande ativista pelos direitos humanos, que ocupou o cargo de primeira-dama dos Estados Unidos por doze anos. De origem francesa, o nome significa algo como “aquela que reluz” ou “iluminada”. Lindo, né? No Brasil, as formas mais utilizadas são “Eleonor” ou “Eleonora”, ambas com a mesma tradução delicada.

    10. Eva

    De acordo com a Bíblia, é o nome da primeira mulher a habitar a Terra, nascida da costela de Adão e a mãe de todos os homens. Outra personalidade famosa é Eva Perón, política argentina que reivindicou os direitos das mulheres e dos trabalhadores e uma das responsáveis pela conquista do voto feminino no país. A tradução do nome hebraico é “a que dá vida”. 

    11. Maria

    Mais um nome bíblico de grande popularidade no Brasil. Este remete, de acordo com a fé cristã, à mãe de Jesus e senhora de toda a humanidade . Especialistas apontam diversos significados para o nome, dentre eles “bem-nutrida” e “amada”.

    Além do nome simples, com apenas uma palavra, existem muitas outras variações. O composto “Maria Eduarda”, por exemplo, foi o terceiro nome mais registrado no Brasil em 2019. Na lista, ainda encontramos “Maria Luísa”, “Maria Clara”, “Maria Flor” e muitos outros.

  • 12. Marielle

    Socióloga e ativista pelo direito das mulheres, Marielle Franco foi uma personalidade simbólica no Brasil. Suas iniciativas como vereadora do Rio de Janeiro buscaram garantir apoio aos direitos humanos, à participação feminina na política e às minorias sociais. Seu assassinato em 2018 reverberou no país, e o nome – igualmente forte – significa “senhora soberana”, “vidente” ou “a pura”.

    13. Michelle

    Como estamos falando de lideranças políticas, Michelle Obama não poderia faltar. A primeira-dama dos Estados Unidos foi a primeira afro-descendente a ocupar o posto, além de sua atuação como advogada e escritora. O nome pode ser traduzido como “semelhante a Deus”.

    14. Diana

    “A princesa que abalou a Corte”. Assim ficou conhecida Diana Spencer, a primeira esposa do Príncipe de Gales, que se tornou um verdadeiro símbolo na realeza britânica, principalmente por ter rompido com alguns protocolos antigos. A criança que nasce com este nome leva consigo um significado bastante especial: “divina”.

    15. Elizabeth

    De origem hebraica, o nome próprio pode ser traduzido como “prometida a Deus”. Elizabeth II é outro semblante da realeza, que, com 93 anos, ainda carrega um grande sentimento de dever cívico e religioso e não abre mão de seus compromissos com a nação.

    16. Anita

    A revolucionária Anita Garibaldi tem seu nome associado à luta na Revolta dos Farrapos e à campanha de unificação da Itália, e o termo carrega um significado delicado: “Anita” deriva do hebraico “Hanna”, que quer dizer “favor” ou “graça”.

    17. Marie

    Embora não tão conhecida quanto as outras personalidades, Marie Curie possui uma lista extensa de feitos. A cientista e física polonesa conduziu pesquisas pioneiras no ramo da radioatividade e foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. O nome é uma variação francesa de “Maria”, e pode significar “senhora soberana”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade