12 nomes potentes de meninos inspirados em astros do rock

Do grupos clássicos, como Legião Urbana, até os artistas internacionais e bandas que fazem um estilo mais pop. Aumente o som e confira nossas ideias!

Por Flávia Antunes 22 fev 2021, 18h01

O universo musical é capaz de reger nossas emoções e nos levar para lugares especiais – sejam eles de curtição, relaxamento ou até reflexão. E por ocupar um papel tão grande em nossas vidas, é natural que surja o desejo de passar toda essa influência positiva das canções às futuras gerações da família – por meio de discos (ou playlists), pôsteres e, por que não, do próprio nome da criança?

É isso mesmo! Na hora de registrar o pequeno, vale basear-se no título de músicas contagiantes ou em como se chamam os artistas preferidos dos pais. E se o estilo preferido por aí for rock, estão com sorte: separamos 12 opções potentes baseadas nos astros nacionais e internacionais.

Temos o vocalista de Legião Urbana para os mais clássicos, o líder da banda Bon Jovi – para quem prefere ritmos internacionais – e até Imagine Dragons e Maroon 5 para quem curte um som mais moderno. Aumente o volume e vamos lá:

1. Samuel

O cantor, compositor e violonista mineiro Samuel Rosa começou a sua carreira musical na década de 90 e logo fundou o grupo Skank, dono de hits como “Acima do Sol” e “Vamos Fugir”, que continuam fazendo sucesso até hoje.

E falando em sucesso… O nome do vocalista também bomba aqui no Brasil! Pois é, Samuel foi o oitavo mais escolhido para meninos na última década e o décimo mais usado em 2020. Seu significado, que deve agradar aos pais religiosos, remete a alguém “que fala em nome de Deus”.

2. David

Outra opção com presença nos livros sagrados é David, escrito com ou sem “d” no final – o que faz com que sua pronúncia fique linda em vários idiomas. No Antigo Testamento, o personagem ficou conhecido como o rei de Israel que venceu o famoso duelo com o gigante Golias. Tal feito heróico fez com que o nome hebraico fosse associado a características como “querido”, “predileto” e “aquele que é amado”.

Quem também é o favorito de muitos é o astro David Bowie, considerado um dos músicos mais inovadores e influentes de todos os tempos. Do ritmo psicodélico até o soul e o rock n’roll, o artista circulou por vários estilos e chegou até a realizar o single marcante “Under Pressure”, em conjunto com a banda britânica Queen.

3. Chris

Indie rock, pop rock, rock alternativo… A banda Coldplay é classificada como pertencente a vários gêneros, mas fato é que suas músicas contagiantes conquistam os públicos de todos os gostos e idades!

O nome de seu vocalista, Chris Martin, pode não ser tão comum no Brasil (aqui encontramos mais como apelido para Christian ou Cristiano, por exemplo), mas aparece em diversos cantos do mundo. O termo curtinho e unissex deriva do latim e quer dizer “cristão” ou “o que é como Cristo”.

4. Mick

Mais um nome autêntico que aparece apelido para a lista! Vemos mais em solo brasileiro a variação Micael, mas nada impede que as famílias optem pela sua escrita internacional. Com apenas duas sílabas, ele lembra também o vocalista da banda The Rolling Stones, Mick Jagger, cujo talento e presença nas performances fizeram com que ganhasse fama mundialmente.

5. Fernando

Aquele que segue em frente com coragem” é o significado deste belo nome de origem germânica. Fernando é uma variação do nome Ferdinando que se popularizou na Espanha e também como se chama o tão aclamado vocalista nacional de pop rock Nando Reis. 

Uma curiosidade: em seu registro, o nome do cantor está como José Fernando, mas tanto a versão composta quanto com as palavrinhas separadas são escolhas interessantes para os pais!

  • 6. Renato

    “Somos tão jovens” 🎵. Se você leu no ritmo da música, sabe que estamos falando de Renato Russo, o vocalista da banda Legião Urbana. Apesar do pouco tempo de carreira – o artista faleceu cedo pelas consequências do contágio pelo vírus HIV -, ele conseguiu formar uma multidão de fãs, que se identificaram com suas canções ecléticas, melodiosas e dotadas de fortes ideologias sociais e políticas.

    Continua após a publicidade

    E se a ideia é trazer esperança e boas energias para a certidão de nascimento do bebê, Renato pode funcionar bem! Isso porque o nome de origem latina significa “renascido” ou “o que nasceu de novo”. Com o tempo, ele passou a ser bastante associado ao ritual cristão do batismo.

    7. Raul 

    Sim, os nomes curtos estão na moda – ainda mais quando vem acompanhados de significados virtuosos! Raul possui origem escocesa e quer dizer “conselheiro”. Alguns estudiosos também apontam que a palavra esteja associada a “lobo”, o que faz com que a criança batizada assim carregue características de valentia e companheirismo.

    Aqui no Brasil, um dos principais astros musicais chamados desta forma é Raul Seixas. Ele inclusive chegou a receber o apelido de “pai do rock brasileiro” ou “Maluco Beleza”, por conta de sua composição de sucesso de mesmo nome.

    8. Adam

    Agora trazendo para os artistas mais atuais,  temos aqui Adam Levine, o norte-americano e estrela da banda Maroon 5. O grupo vencedor de vários Grammy’s já teve canções que chegaram ao Top 10 da Billboard e continua lançando hits, principalmente para o público mais jovem.

    O nome de pronúncia marcante tem também uma tradução simples, mas emblemática: por ter dado origem à “Adão”, o termo quer dizer “homem”, além de que sua ligação com uma palavra hebraica forma algo como “homem criado a partir da terra”.

    9. Alex

    Alex é um daqueles nomes neutros que funcionam para meninas e meninos. Ele deriva do grego e significa “defensor da humanidade”, o que faz com que carregue consigo atributos de força e liderança – especialmente por lembrar Alexandre, o Magno, um grande conquistador da era medieval.

    Aliás, o termo pode fazer referência também à Alex Turner, o vocalista da banda de indie rock Arctic Monkeys. Um dos seus singles mais populares é “Do I Wanna Know?”. Dê o play e veja se curte o som!

  • 10. Stevie 

    “O coroado” é a tradução deste termo moderno e que equivale, em português, a nomenclaturas como Estefânio ou Estevão. E claro que Stevie Wonder, nome artístico de um dos maiores músicos da contemporaneidade, não poderia faltar!

    Além da repercussão de suas canções (os pais devem estar familiarizados com “Isn’t She Lovely”, né?), ele foi também ativista de causas humanitárias e sociais nos Estados Unidos.

    11. Jon

    Escrevemos aqui o nome desta forma em homenagem à Jon Bon Jovi – ícone do rock da década de 80 –, mas ele fica igualmente charmoso em sua grafia com “h”. A versão inglesa de João possui correspondência bíblica e significa “Deus é gracioso”.

    12. Dan

    Dan ou Daniel, fica a critério das famílias! De qualquer forma, consiste em uma opção delicada e, mais uma vez, ideal para os pais religiosos, já que quer dizer “Deus é o meu juiz”.

    No campo musical, não podemos deixar de lembrar de Dan Reynolds, vocalista do Imagine Dragons. Apesar do grupo ter sido formado há pouco tempo, em 2012, sua discografia já conta com músicas famosas – que você provavelmente já ouviu na rádio -, como “Radioactive” e “Believer”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade