13 nomes inspirados em mulheres da música brasileira

Do MPB ao sertanejo: separamos termos com significados lindíssimos para você homenagear a filha com o nome da artista predileta!

Ouvir música é bom para relaxar, curtir, sentir e… se inspirar! E haja inspiração para escolher o nome do bebê que está por vir, né? Por isso, em vez de separarmos canções para você escutar enquanto pensa em como chamar a criança, trouxemos os próprios nomes de personalidades musicais para servirem de base.

Assim, os pais podem homenagear suas artistas preferidas – ou só aproveitar os significados emblemáticos que cada um desses termos traz consigo. Prontos? Então coloquem o fone de ouvido e acompanhem nossa lista de 13 nomes inspirados em cantoras da música brasileira:

1. Iza

Os nomes curtinhos que parecem apelidos estão em alta! Iza foi escolhido para ser o nome artístico da cantora pop que vem fazendo sucesso pelo Brasil com hits como “Dona de Mim”, e pode significar tanto “prometida a Deus” – quando deriva de “Izabela” – quanto “pura” – se considerarmos a origem hebraica de “Izabel”. Ambos super simbólicos, né?

2. Clarice

Já indicada ao Grammy Latino na categoria Artista Revelação, a cantora pernambucana Clarice Falcão faz sucesso com suas composições. Seu nome, derivado do latim, é usado para designar mulheres destinadas à fama e à popularidade. Coincidência, será?

Veja também

 

 

3. Marisa

Marisa Monte é uma premiadíssima cantora de MPB, além de ter integrado também o famoso grupo “Tribalistas” no começo do milênio. Um dos símbolos da música brasileira, o nome da diva pode ser associado a várias origens: pode ter vindo do latim “Maris”, traduzido como “mar”, ou então pode ser uma variação do nome hebraico “Maria”, que costuma ser associado a “senhora poderosa”.

4. Manu

Na hora da escolha, não tem regra! Os pais podem chamar a pequena de “Manuela” ou então optar pela forma abreviada, como a usada por Manu Gavassi, cantora pop sucesso entre os jovens – especialmente depois de sua participação no reality show Big Brother Brasil 20. No caso ela, o termo é derivado do hindu, e é uma das formas como os seguidores da religião chamam o progenitor dos humanos, “o primeiro homem”. Já se considerarmos o nome como uma variação de “Manuela”, o significado que carrega é “Deus está conosco”.

5. Sandy

Sandy é um nome emprestado da língua inglesa, usado como diminutivo de “Sandra” ou então “Alessandra”. Ele ficou conhecido no país especialmente com a chegada da dupla Sandy & Junior, que trilhou uma carreira recheada de hits (🎵 “Vamo Pulá!”). Se formos avaliar o percurso do nome, chegamos a um significado bem poderoso: “a que protege a humanidade”.

6. Vanessa

Vanessa da Mata ou Wanessa Camargo. Apesar da grafia diferente, ambos são nomes de cantoras brasileiras de bastante representatividade e que carregam consigo a mesma origem inglesa. Há quem diga que o termo foi intencionalmente criado por um escritor irlandês, que batizou assim a heroína de uma de suas obras, mas ele também pode ser usado para caracterizar uma espécie de borboletas.

7. Marília

Os fãs de sertanejo certamente têm na ponta da língua as canções de Marília Mendonça! Nascida em Goiás, a artista saiu do centro-oeste do país para conquistar uma legião de seguidores. Seu nome pode ser considerado um apelido poético para “Maria”, que acabou sendo associado pelos cristãos a virtudes como “pureza” e “devoção”.

8. Anita

Apesar do seu real nome ser Larissa, a cantora assumiu Anitta como nome artístico e foi com ele que explodiu pelo Brasil e pelo mundo afora. Com um “t” ou dois, “Anitta” é tido como um diminutivo de “Ana”, termo latino que quer dizer “graciosa” ou “cheia de graça”.

9. Marjorie

Os pais que preferem nomes menos comuns, mas igualmente simbólicos, podem anotar esta opção! A inspiração foi tirada da cantora e atriz Marjorie Estiano, dona de singles românticos, como “Espirais”. Seu nome vem do francês e pode ser traduzido como “pérola”.

10. Luísa

Escrito com “s” ou “z”, o nome remonta à mesma origem germânica. Luísa é a forma feminina de “Luís”, e quer dizer “guerreira gloriosa”. Luísa Sonza e Luiza Possi são duas figuras da música brasileira que você já deve ter ouvido no rádio – e quem sabe pode se tornar também o nome da filhota que está por vir?

11. Maria Rita

O bacana dos nomes compostos é que eles permitem duas possibilidades de significado (e dois apelidos para a criança!). Neste caso, os termos juntinhos podem designar uma “mulher pura e iluminada” ou então “aquela que ama e ilumina” e são usados para nomear a vencedora de mais de dez Grammys Latinos Maria Rita.

12. Naiara

Naiara é uma palavra basca atribuído à cidade de Nájera, na Espanha. Ele é também o nome da paranaense Naiara Azevedo, que vem movimentando o cenário do sertanejo nacional, e que quer dizer “lugar entre as rochas”.

13. Roberta

Quem nunca se emocionou com a composição “De Janeiro a Janeiro”, de Roberta Campos e Nando Reis? O nome forte é originado do germânico, e significa “aquele que se tornou famoso por suas glórias”.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá! )

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s