Estes são os nomes mais populares da última década no Brasil

O compilado mostra que várias opções continuam morando no coração dos papais, mas outras foram substituídas por tendências mais recentes.

Como tendências de moda e hábitos de vida, os nomes também são bastante variáveis dependendo da época. Algumas nomenclaturas podem ficar em alta por conta de algum atleta ou artista que anda fazendo sucesso naquele ano, por exemplo, e outras podem ser inspiradas em algum filme récem-lançado, como é o caso de muitos da Disney.

Além dos favoritos de 2020 (que você encontra aqui), a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen) também fez um compilado dos nomes mais escolhidos para meninas e meninos nos últimos dez anos, juntando dados de todos os cartórios do país. 

O ranking se parece com o dos mais registrados nos últimos doze meses – o que mostra que muitas opções continuam morando no coração dos papais -, mas houveram alterações nas posições e alguns nomes que não aparecem mais entre os preferidos. Mas quem sabe eles não voltam à moda, hein?

Os 10 nomes mais frequentes da década

E o título de nome mais eleito da década vai para… Miguel! E sem surpresa, visto que ele foi o primeiro lugar invicto por dez anos consecutivos entre os meninos. Já na segunda posição, temos Arthur – outro que continua em alta.

Davi e Gabriel também são opções que permanecem na moda. Aliás, observamos que vários dos populares remetem a personagens bíblicos, e este é um movimento que acontece desde a década de 2000.

Já na quinta posição, aparece o primeiro feminino: Maria Eduarda. A tendência de formar belos nomes compostos com o termo “Maria” continua existindo, mas este em específico não integra mais o ranking dos 10 mais usados em 2020.

Confira a lista completa (e, caso queira saber o significado do nome, é só clicar em cima dele, viu?):

1. Miguel

2. Arthur

3. Davi

4. Gabriel

5. Maria Eduarda 

6. Alice

7. Heitor

8. Pedro Henrique 

9. Laura

10. Sophia

Os favoritos para meninas

Se formos comparar os mais usados para meninas na última década com o ranking de 2020, é possível notar algumas mudanças, principalmente em relação ao uso da nomenclatura Ana, que continua, mas não com tanta força.

Valentina, uma das maiores promessas desde 2017, também teve queda, e Julia, que reinou entre os pais no comecinho da década, não integra mais o top 10 de 2020. Quase que intactas com o passar do tempo estão Alice e Helena, ainda mais com a crescente popularidade dos nomes considerados antigos.

Veja a lista completa: 

1. Maria Eduarda

2. Alice

3. Laura

4. Sophia

5. Maria Clara

6. Julia

7. Helena

8. Valentina

9. Ana Clara

10. Ana Julia 

Veja também

Os prediletos para meninos:

Ao longo dos anos, a listinha dos meninos pouco se modificou – tanto que Miguel, Arthur, Davi e Heitor são nomes que aparecem entre os favoritos da década e também de 2020.

Mas isso não quer dizer que o compilado não trouxe novidades! Na realidade, ele nos mostra a presença de Lucas e Guilherme que, apesar dos belos significados, não estão entre os 10 mais escolhidos dos últimos meses, sendo substituídos por Théo e Gael (alô, tendência dos nomes curtos!).

Veja a lista completa: 

1. Miguel

2. Arthur

3. Davi

4. Gabriel

5. Heitor

6. Pedro Henrique 

7. Bernardo

8. Samuel

9. Lucas

10. Guilherme

E se você está à espera de um bebê em 2021, confira a seleção de nomes que devem bombar nas maternidades

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.