W, Y, Z: 12 nomes de bebês graciosos que começam com letras incomuns

O finzinho do alfabeto é muitas vezes desprezado, mas esconde várias preciosidades - e melhor: suas pronúncias ficam belas em vários idiomas!

Por Flávia Antunes Atualizado em 22 jan 2021, 18h18 - Publicado em 25 jan 2021, 10h00

Existem nomes que caem na graça dos pais e continuam fazendo sucesso – e ocupando o ranking dos mais escolhidos – ano após ano, como Arthur, Alice e Miguel. E não dá para negar que eles são mesmo clássicos e belos, né?

Mas na procura por opções mais singulares e com poucos registros no país, algumas famílias preferem buscar inspirações de lugares diferentes: como na nomenclatura de pedras preciosas, nos personagens da mitologia grega ou até mesmo nos astros.

E se a proposta for ousar, dá ainda para apostar em grafias pouco frequentes, como a dos nomes que começam com letras do finzinho do alfabeto – mais especificamente W, Y e Z. O pequeno pode até não ser o primeiro na lista da chamada, mas será chamado de forma especial, sem falar dos significados bonitos dos termos que separamos. Dá uma olhada:

1. William

O nome, que já era popular em países de língua inglesa, ficou ainda mais em alta pela figura do príncipe da realeza britânica, o Duque de Cambridge. Confira mais opções que fazem sucesso no Reino Unido.

E se a relação com o trono não te conquistou, te mostramos mais um ponto forte da nomenclatura: ela pode ser traduzida como “protetor decidido” ou então fazer referência a Vili, o deus da sabedoria na mitologia nórdico-germânica. Só características representativas!

2. Wendy

Impossível negar: os nomes vindos da literatura e dos contos de fadas costumam virar tendência! Se estiver num filme da Disney então, aí é sucesso na certa! Por isso você deve se lembrar de Wendy, a menina de imaginação fértil que embarca na jornada pela Terra do Nunca com os irmãos e com Peter Pan, o garoto que nunca cresce.

A maior coincidência é que, de origem inglesa, a nomenclatura pouco usual quer dizer “fada” ou então “moça abençoada”, se considerarmos sua origem céltica. Encanto é o que não vai faltar na criança que for batizada assim!

  • 3. Wesley

    Formado pelos elementos “wes”, que significa “oeste”, e “leah”, que quer dizer “campo”, Wesley costuma ser traduzido como “natural da campina do oeste” ou então “aquele que veio do ocidente”. Apesar de sua origem inglesa, o termo é um daqueles que fica lindo em qualquer idioma!

    E para os fãs de Harry Potter, ainda lembra a sonoridade da querida família Weasley, amigos do bruxinho famoso.

    4. Willow

    Não tão frequente no país, a opção não deixa de ser uma forma autêntica e charmosa de registrar o pequeno. Ainda mais se depois vocês contarem para ele que a tradução do nome é “salgueiro”, árvore de ramos delicados associada a características como graciosidade e cura, já que era muito utilizada antigamente para tratar de doenças.

    Um outro ponto alto de Willow é que ele funciona bem tanto para meninas quanto para meninos (sim, nomes unissex estão na moda!) e foi inclusive como o ator Will Smith chamou a sua filha.

    5. Yara

    Encontrado também iniciando com a letra “i”, este é um nome bastante popular no território brasileiro. Isso porque sua origem é tupi, sendo traduzido como “senhora” ou “mãe d’água”.

    A simbologia é, claro, inspirada na tradição folclórica, já que Yara é como se chama uma sereia que habita os rios e hipnotiza com sua magia.

    Continua após a publicidade

    6. Yuri

    Yuri é um daqueles nomes curtinhos que, além de querido pelos pais, possui correspondência em várias culturas. Ele pode ser considerado a forma russa do nome Jorge, que por sua vez é grego e significa “agricultor”, ou então significar “lírio” para os japoneses.

    Há ainda a possibilidade do termo ter surgido a partir de “Uri”, que quer dizer “a luz de Deus”. Ótima opção para as famílias religiosas, hein?

  • 7. Yasmin

    De pronúncia delicada, o nome surgiu do termo árabe que designa a flor que chamamos de jasmin. Por ser uma espécie originária da Ásia e bastante usada na confecção de perfumes, a pessoa registrada assim carrega também atributos de delicadeza e feminilidade.

    Se você gosta da inspiração floral para os nomes, vai gostar desta listinha que fizemos de primavera.

    8. Yumi

    Mais um que traz charme em sua escrita é Yumi. Derivado do japonês, o nome tem seu significado associado à beleza e à abundância, mas como os kanjis (ideogramas da língua japonesa) permitem diferentes traduções, alguns estudiosos dizem que o termo também pode ter relação com a palavra “razão”.

    Sem falar que é uma ótima forma de honrar a ancestralidade da família, né? Veja aqui outros nomes japoneses que carregam belas simbologias!

    9. Yanna

    “Agraciada por Deus” ou “Deus é cheio de graça”. Se a ideia é transmitir a religiosidade para a certidão de nascimento da filha, temos aqui uma forte concorrente!

    Além das traduções derivadas do hebraico, a palavra também pode se referir a Ayana, um nome de origem africana que significa “flor bonita”. No Brasil, uma das personalidades chamadas assim é a atriz Yanna Lavigne.

    10. Zoe

    O nome ganhou popularidade por ter sido a escolha da apresentadora Sabrina Sato para a sua filha e também pelo seu significado grandioso, já que quer dizer “vida”. Veja mais nomes que trazem esperança no significado.

    No Brasil, ele ainda é encontrado como Zoé, e possui até data própria: em 5 de julho comemora-se o dia de Santa Zoe, uma mártir cristã.

  • 11. Zyan

    A escolha incomum veio da apresentadora Giovanna Ewbank para o seu terceiro filho com o ator Bruno Gagliasso. Embora pouco encontrado no Brasil, Zyan possui um significado bastante emblemático, podendo ser considerado uma variação de “Zion”, que remete à terra prometida citada na Bíblia.

    Além disso, pela semelhança na forma escrita, o termo também pode ser associado ao nome “Zayn”, cuja origem é árabe e quer dizer “belo e gracioso”.

    12. Zara

    Derivado de uma palavrinha árabe, o nome quer dizer “princesa” ou então “moça de linhagem nobre”. Há quem diga também que Zara pode ter vindo de “Zahrah”, que tem como tradução “flor”. Fofo, né?

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade