14 nomes curtos e marcantes para meninas

Com apenas duas sílabas, estas opções têm pronúncia delicada e significados que vão surpreender os pais!

Por Flávia Antunes 10 ago 2020, 18h26

Se tem uma tendência que não passa despercebida, é a dos nomes curtos! Cada vez mais pais no Brasil e no mundo afora estão chamando seus pequenos com termos que não passam de duas sílabas – e não por acaso “Gael” e “Noah” são alguns dos masculinos que tiveram alta significativa no número de registros no último ano.

  • Agora, se vem menina por aí, fiquem sabendo que a moda dos curtinhos acompanha também os femininos. Além da pronúncia fácil e cheia de charme, as opções são para todos os gostos e origens (desde o grego até o tupi!) e carregam significados belos e representativos. Dá uma olhada na nossa seleção:

    1. Liz

    Escrito tanto com final “z” quanto com “s”, o nome foi um dos que mais ganhou popularidade em 2019, passando a ocupar a 17ª posição na lista dos mais escolhidos para meninas. De escrita delicada, Liz permite duas interpretações: pode ser considerado tanto um diminutivo de Elizabeth, significando “promessa de Deus” quanto remeter à palavra francesa para “lírio”, um gênero de flores que simboliza características de pureza e espiritualidade.

    2. Ísis

    Apesar da fama deste nome também ter crescido recentemente, ele possui registros de muitos séculos atrás, sendo inclusive uma figura importante da mitologia egípcia – para os povos antigos, Ísis era uma deusa que representava a mãe e a esposa ideal. Já se formos consultar a sua tradução, encontramos um significado igualmente forte: “Deusa suprema”.

    3. Luna

    Se você é apaixonado pela beleza da lua e por toda a simbologia de renovação e feminilidade que ela carrega, este nome pode ser uma boa opção para batizar a pequena! De origem latina, ele significa literalmente “lua” e também pode ser associado à luminosidade e esperança. Só valores positivos, né?

    4. Ana

    Um dos curtinhos que fazem mais sucesso, ele pode ser usado sozinho ou como um nome composto e é bastante representativo entre os católicos. Isso porque Ana era a avó de Jesus Cristo e mãe de Maria, quem deu à luz unicamente pelo poder de sua fé. O termo hebraico também é associado a uma pessoa “cheia de graça” e “abençoada”.

    5. Nina

    Quem tem uma Nina em casa, sabe que seu significado – “garota graciosa” – é verdade. Embora sua tradução mais comum venha do espanhol, ele também possui correspondência na língua indígena Quíchua, em que significa “fogo”. E olha que curioso: em alguns países como a Itália, o termo é usado inclusive como diminutivo de outros nomes, como Antonina ou Giannina.

  • 6. Lara

    “Agradável”, “caseira” ou “que gosta do lar”. Com significados como este, prevemos uma criança que vai adorar passar o tempo em casa com a família! E há quem diga que Lara surgiu na Rússia, mas ele já era o nome de uma ninfa das águas encontrada na mitologia grega – de qualquer jeito, o curtinho tem todo o nosso ❤.

    Continua após a publicidade

    7. Zoe

    O nome dado pela apresentadora Sabrina Sato à sua primeira filha vem ganhando destaque entre os pais nos últimos tempos. E não só pela escolha da famosa, viu? Zoe é uma boa opção tanto pela sua pronúncia expressiva quanto pelo significado emblemático, já que significa “vida” e “vivacidade”.

    8. Mel

    O apelido para Melissa ou Melina não perde em nada em delicadeza quando se trata do nome curtinho – ou seja, simplesmente “Mel”. Ele vem do grego “melaina”, que significa “escuro”, mas também pode ter origem associada à própria palavra “mel”, que traz consigo a qualidade da doçura.

    9. Laís

    Laís era como se chamava uma antiga cidade do Oriente Médio, próxima à nascente do rio Jordão. O termo pode ser encontrado também no idioma hebraico, sendo traduzido como “o lugar dos leões”, e no significado grego encontramos algo como “mulher que tem popularidade”.

  • 10. Eva

    De acordo com a Bíblia, Eva foi a primeira mulher existente, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Assim como “Zoe”, só que de origem hebraica, o nome significa “a que dá vida” e se destacou nos últimos anos principalmente por sua simplicidade e leveza – nós, por sinal, adoramos!

    11. Gaia

    Os papais ligados à natureza ou que pretendem trazer toda a força da ancestralidade para a filhota, vão adorar esta opção (e estas aqui também!)! Na mitologia grega, Gaia é a personificação divina da Terra e uma das primeiras habitantes do Olimpo, conhecida pela sua capacidade progenitora e pelo seu dom da fertilidade.

    12. Mila

    🎵 Ô, Milla… 🎵 O nome de duas sílabas virou chiclete na mente dos brasileiros depois do hit do cantor Netinho, mas o seu significado vai muito além da composição famosa: assim como outras nomenclaturas com o termo eslavo “mil”, Mila quer dizer “graciosa” ou “querida”.

    13. Taís

    Taís ou Thaís apareceu pela primeira vez na História como o nome de uma cortesã de Atenas que viveu no século IV antes de Cristo e que acompanhou Alexandre, o Grande, em suas conquistas. Na realidade, não se sabe ao certo o que sua tradução simboliza, mas indícios apontam para algo como “aquela que é contemplada com admiração” ou então “companheira de jornada”.

    14. Yara

    Provavelmente o mais brasileiro da lista, o nome vem do tupi e quer dizer “senhora da água”. Segundo o folclore indígena, Yara ou Iara é uma sereia que habita rios e lagos e que possui o dom de hipnotizar os homens. É uma ótima escolha para homenagear nosso povo e nossa terra!

    Continua após a publicidade
    Publicidade