12 nomes clássicos e bonitos que são moda em Portugal

As heranças portuguesas não param no idioma! O país traz um leque de inspirações autênticas para a hora de batizar o pequeno ou pequena. Confere só!

É impossível negar a influência da cultura portuguesa em nossas vidas. Mesmo se você não possui familiares de primeiro grau nascidos no país europeu, certamente vivencia as heranças da colonização em seu dia a dia: através do idioma, das tradições religiosas, das receitas seculares, e muito mais.

E se tem outra semelhança que podemos encontrar com Portugal diz respeito aos nomes. Claro que existem alguns usados por lá que não se popularizaram tanto no Brasil, mas outros fazem sucesso entre os pais pelo aspecto clássico e autêntico, sem falar dos seus belos significados e da associação que muitos deles têm com a religião católica.

Vem bebê por aí? Então confira a nossa listinha com 12 opções para meninos e meninas:

1. Matilde

A pronúncia forte do nome faz jus ao seu significado! Matilde – ou Matilda, sua variante também comum em países de língua latina – possui origem germânica e quer dizer “mulher forte e muito batalhadora”. Ele foi muito usado antigamente por imperatrizes e rainhas, além de denominar uma santa alemã vivida no século IX.

2. Lourenço

Antigamente, era bastante comum nomes referirem ao lugar de nascimento das pessoas – e este é o caso de Lourenço! A opção diferente e charmosa deriva do latim “Laurentius”, que significa “natural de Laurento”, que é como se chamava uma cidade italiana próxima ao Mar Tirreno.

Assim como a opção anterior, ela também possui correspondência religiosa, na figura de São Lourenço. Ah, e enquanto muitos meninos são batizados desta forma em Portugal, no Brasil sua versão similar “Lorenzo” é mais frequente. Ambas lindíssimas, né?

3. Catarina

Mais uma escolha forte e que acompanha várias personalidades famosas ao longo da História é Catarina! Muito popular na Europa na Idade Média, o nome se tornou frequente dentre os membros da realeza e (pasmem) denomina 13 santas cultuadas em diversos países.

Quer mais motivos para se encantar pelo termo? Então aí vão mais dois: ele vem do grego “katharos” e pode ser traduzido como “pura”, além de estar entre os 50 nomes mais escolhidos para meninas em 2019.

4. Miguel

De pronúncia delicada, Miguel é um prato cheio para os pais que curtem opções religiosas. Isso porque este é o nome de um arcanjo famoso, que é citado cinco vezes na Bíblia e simboliza humildade perante a Deus. Por esse motivo, inclusive, seu significado é “aquele que se parece com Deus”.

5. Francisca

Este é um daqueles nomes que são tradicionalmente usados por meninos, mas ficam ainda mais autênticos em sua versão feminina. Francisca apareceu pela primeira vez na Inglaterra na forma de Francesca, ainda no século XIII. Apesar disso, seu significado aponta para outra nacionalidade – quase literal, o termo quer dizer “francesa” ou “nascida na França”. Se tiverem familiares desta região e quiserem homenageá-los, já sabem!

6. Tomás

Duas origens estão associadas ao nome: ele pode tanto significar “o que honra a Deus”, se considerarmos que vem do grego, quanto ter nascido do aramaico para “gêmeo”. Sua popularidade se deve, em grande parte, por conta da figura de São Tomás de Aquino, importante padre da Idade Média que contribuiu significativamente no avanço da filosofia da época, sendo um dos principais representantes da corrente de pensamento chamada Escolástica.

7. Madalena

Assim como Lourenço, Madalena também tem relação com uma região geográfica. De origem grega, o nome denota alguém que é natural de Magdala, uma cidade da Antiguidade próxima ao Mar da Galileia, em Israel. Alguns estudiosos estendem o significado levando em consideração, inclusive, a tradução de Galileia – assim, o termo carrega algo como “aquela que vive na Torre de Deus”.

8. Martim

Marte era conhecido como o deus romano da guerra e é daí que deriva Martim! Mas podem ficar calmos, papais, que o nome do bebê não tem nada a ver com violência, viu? Na verdade, a opção potente simboliza uma pessoa guerreira e batalhadora. Um português famoso com este nome foi o nobre e militar Martim Afonso de Souza, que fez parte da administração do Brasil quando o país ainda era uma colônia.

9. Leonor

Estão preparados para o significado emblemático deste nome? De origem inglesa, ele quer dizer “aquela que tem luz própria”, já que sua raiz “Heléne”, a mesma de Helena, costuma ser traduzida como “tocha” ou “luminosa”. No Brasil, a palavrinha aparece também na forma de outras variantes, como Leonora e Eleonora.

10. Afonso

A união dos elementos germânicos “adal” (“nobre”) e “funs” (“pronto”) forma este nome tão popular entre os portugueses. Seu significado, portanto, está associado a alguém “apto para ser nobre” ou “pronto para a luta”. E olha que curioso: o termo possui várias versões pela Europa e antes de chegar em Portugal já existia na França como “Afonse”.

11. Clara

Como o própria escrita já adianta, o nome está associado a adjetivos como “brilhante” e “luminosa”. Ele era originalmente usado apenas no masculino, mas se popularizou na forma feminina por influência de Santa Clara de Assis, festejada em 11 de agosto.

12. Santiago

Santiago é a versão antiga de Tiago, que por sua vez deriva de Jacó. O nome hebraico pode significar tanto “Santo Iago”, por ser formado pela junção destas duas palavras, quanto “calcanhar”. Bastante difundido no universo religioso, ele denomina um dos doze discípulos de Jesus Cristo e é chamado de diversas formas pelo mundo – “Santiago do Compostela”, por exemplo, ganhou fama por conta da cidade espanhola batizada assim. 

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.