10 nomes de meninas magníficos inspirados em pedras preciosas

Que tal mostrar para a sua filha como a chegada dela foi especial? Confira nossa seleção de opções autênticas e cheias de atributos positivos!

Inspirações para o nome do bebê podem vir de diversas fontes: daquela cantora que fica no “repeat” no seu fone de ouvido, daquela mulher que fez história  ou daquele termo que anda fazendo sucesso no país da sua descendência (ótimo jeito de homenagear a ancestralidade japonesa ou espanhola da família, hein?).

Mas se a proposta é mostrar para a sua filha o quão especial e rara foi a sua chegada, nada melhor que registrá-la com o nome de uma pedra preciosa. Nas mais belas joias ou ligadas à sorte e ao bem-estar do corpo e da mente, todas têm em comum as pronúncias autênticas e significados valiosos. Ficou curioso? Então confere a nossa seleção especial:

1. Ágata

Muito usada como amuleto, a pedra ágata é uma variedade do quartzo e é conhecida pelo seu poder de equilíbrio energético, cura espiritual e também associada à vitalidade. Só por essas características já dá vontade de chamar a sua filha assim, né? Mas o significado do nome em si traz mais qualidades positivas, já que deriva de uma palavra grega que significa “bondosa” ou “aquela que é muito gentil”.

Além disso, o termo ainda possui correspondência religiosa, representado na figura de Santa Ágata. Ela é considerada a padroeira das amas de leite e dos mártires e tem sua própria data comemorativa, celebrada no dia 5 de fevereiro.

2. Cristal

Encontrados em vários formatos e cores, os cristais são utilizados como itens decorativos, mas também em terapias alternativas e meditações desde a Antiguidade. Sobre a origem do nome, é possível identificar duas: ele pode vir do grego “krystallos”, que quer dizer “gelo” ou “pureza”, ou então do escocês, que remete “àquela que guarda Cristo dentro de si”. Profundo, hein?

3. Jade

A pedra jade é valorizada por sua beleza e também pelas propriedades de proteção e boa sorte – e por isso funciona como um poderoso amuleto para ter sempre por perto! Como as anteriores, também acredita-se na sua capacidade de trazer benefícios para o corpo físico e espiritual, o que faz com que seja idolatrada pelos povos do Oriente e possua alto valor comercial.

O nome foi introduzido pelos espanhóis na França que, por sua vez, levou o termo curtinho até a Inglaterra. Como desde a época medieval o mineral tinha a fama de ajudar no tratamento de doenças, o significado da palavra remete justamente a isto: “pedra com poder de curar”.

Veja também

4. Esmeralda

Outro com significado literal é Esmeralda. De acordo com a mitologia indiana, o nome foi traduzido do sânscrito simbolizando “o verde que cresce nas coisas” e é impossível dissociá-lo do sentido de joia preciosa. Há quem diga também que a palavra possa ter origem grega, e neste caso quer dizer “clarão”, “raio” ou “relâmpago”.

E olha que curiosidade: de tão famosa, sabe-se que a pedra era a preferida da Cleópatra no Egito Antigo. Inclusive, foi descoberta lá uma mina de esmeralda, e os registros mostram que ela já era comercializada em períodos muito remotos, por volta de 4000 AC.

5. Pérola

Não se trata de uma pedra preciosa como as outras, mas seu significado é igualmente valioso. A semelhança do material orgânico redondo e cintilante com a lua a torna ainda mais especial! Ela é associada à feminilidade e ao brilho e, por extensão, a menina com este nome também carrega consigo esta simbologia. Por outro lado, seu aspecto duro e resistente remete à força e à durabilidade, então temos aí um pacote completo de atributos positivos!

6. Rubi

Vitória, coragem e sucesso são as principais pretensões de quem anda com a joia pertinho de si! O nome curto e delicado deriva do latim “ruber”, que quer dizer “vermelho” ou “corada” – mas claro que a preciosidade é uma característica associada ao termo, especialmente se considerarmos que a pedra está entre as mais desejadas das joalherias e mais populares entre os colecionadores.

7. Safira

De um tom azul profundo e suntuoso, a safira tem se tornado símbolo de luxo e realeza, ainda mais depois de aparecer no anel com diamantes usado por Diana, a Princesa de Gales, e em seguida herdado por Kate Middleton. O nome feminino ainda possui uma série de significados marcantes, como “aquela que é bela”, em sua tradução hebraica, e “o preferido de Saturno”, ao considerarmos a palavra grega.

8. Blenda

Também conhecida como esfalerita ou “pedra da magia”, ela é usada em terapias e rituais espirituais com o objetivo de purificar e proteger a pessoa contra energias negativas. Falando especificamente do nome, o maior número de registros no Brasil aconteceu por volta da década de 90.

Apesar de não ser tão comum, a palavra possui traduções que merecem destaque, como “deslumbrante” e “encantadora”. Isso porque, segundo a lenda dos povos suecos, uma mulher cativante chamada Blenda convocou outras a lutarem contra invasores dinamarqueses em uma ocasião em que o país estava indefeso.

Veja também

9. Coral

Se a ideia é dar um nome à pequena ligado aos elementos da natureza, temos aqui uma ótima opção! Além da pedra preciosa, coral é também como se chama o animal típico de mares tropicais que, ao se depositar nas profundidades da água, dá origem a formações lindíssimas conhecidas como recifes.

Por isso, a palavrinha grega pode ser associada à beleza destes ecossistemas marinhos ou à ideia de juventude da joia. Pouquíssimo encontrado no país, o termo aparece mais em regiões hispânicas ou em versões parecidas – e igualmente autênticas -, como Cora ou Coraline.

10. Greta

De pronúncia forte, Greta é um nome sueco e pode ser a forma curta de Margarida, que pode ser traduzida como “pérola”. Se formos pesquisar mais afundo, encontramos que o termo usado para denominar a flor de pétalas brancas deriva do persa, que significa “criatura de luz”. Nada mais compatível com a forma que enxergamos a bebê que está por vir, né? Além disso, a palavra se popularizou pela carreira de Greta Garbo, uma atriz nascida na Suécia que colecionou prêmios entre as décadas de 20 e 30.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O da sua filha vai estar lá! )

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.