16 nomes franceses eternamente chiques que vão inspirar o do seu bebê

Significado potente e pronúncia elegante? Este combo dos sonhos aparece em muitas das nomenclaturas francesas, que podem inspirar o nome do pequeno!

Por Flávia Antunes Atualizado em 4 dez 2020, 17h41 - Publicado em 6 dez 2020, 10h00

Ê tarefa complicada bater o martelo no nome do bebê, né? Podemos ficar horas revirando as listas de registros no Brasil mas, mesmo assim, às vezes parece que nada coincide exatamente com a pronúncia ou significado que queremos para o nosso filho.

Uma saída nesta hora é consultar termos de outras origens! Existem opções clássicas e belas em Portugal, por exemplo, simbologias profundas e inspiradoras por trás das nomenclaturas japonesas, sem falar da autenticidade daquelas advindas do idioma espanhol.

Mas se nenhuma delas fizer seu coração bater mais forte – ou se a ideia for investir em uma palavra que cheia de elegância e que soa chique ao pronunciar, uma boa pedida são os nomes populares na França. Separamos 16 deles com suas respectivas traduções, então já separa o bloquinho de notas para não esquecer nenhuma!

1. Amélie

O acento agudo engana, porque a verdadeira pronúncia deste nome elegante é “Amêli”. Ele ficou mundialmente famoso depois do lançamento do filme sucesso de bilheteria O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, em 2001, mas nada impede que os pais optem pela versão mais “abrasileirada” Amélia para chamarem a sua filha.

Em ambos os casos, o significado é o mesmo: “trabalhadora” ou “ativa”. Apesar da origem germânica do termo, sua maior prevalência ocorre na França, onde até 2014 tinha cerca de 16.000 pessoas registradas assim.

2. Nathan

Nathan é um daqueles nomes que ficam lindos em qualquer idioma! Segundo os estudiosos, a nomenclatura deriva do hebraico, que quer dizer “dádiva” ou “presente”. É possível que a palavra curtinha seja considerada uma abreviação de Natanael ou de Jonathan – ambos com traduções religiosas, associadas a um dom divino ou a alguém entregue por Deus.

3. Camille

Sim, é escrito com “e” no final mesmo! A versão francesa de Camila pode ter vindo de vários lugares, e um deles é do latim Camillus, usado para designar uma “jovem de caráter irretocável” ou então “mensageira”. Já para os povos da Grécia Antiga, Cadmilos era o deus da fertilidade e filho do deus Sol, o que faz com que o nome possa remeter a alguém que é “filha do Sol”. Bonito, né?

4. Pierre

O que conhecemos aqui como Pedro, lá na França ganha a variante Pierre. Ambos derivam do grego, que significa literalmente “pedra”, sendo um nome associado a pessoas firmes e determinadas. E claro ele ganha ainda mais apreço pelos pais religiosos, já que Pedro era o apóstolo mais notável de Jesus e que mais tarde se tornou o primeiro Papa.

  • 5. Dominique

    Que tal registrar o seu filho ou filha com uma opção unissex e nada óbvia? Este é o caso de Dominique, que fica belíssimo tanto para meninos quanto para meninas. Pela sua semelhança com o latim dominus, o nome pode ser traduzido como “aquele ou aquela que pertence ao Senhor”. Além disso, na Idade Média, ele era bastante utilizado como forma de homenagear o senhor do feudo, ou ainda para denominar as crianças nascidas no domingo, dia de descanso na tradição cristã.

    6. Marcel

    De pronúncia charmosa, este nome surge do latim e é uma bela opção para lembrar o pequeno de sua valentia e coragem, já que significa “jovem guerreiro”. Inclusive, o termo parecido Marcius possui relação com o deus da Guerra e era invocado pelos combatentes dos povos latinos antes do início de uma batalha.

    7. Sophie

    Sophie e suas derivações fazem sucesso por todo o mundo! O nome ocupa altas posições no ranking dos mais registrados no Reino Unido e sua versão Sophia foi a sexta mais escolhida pelos pais para suas filhas em 2019 no Brasil.

    Continua após a publicidade

    Mas claro que sua maior popularidade seria mesmo no país onde se originou, a França. Lá é possível encontrar muitas meninas chamadas assim e temos a impressão que a fama pode ter relação com o marcante significado, associado à sabedoria e lucidez. Quem já leu o bestseller “O Mundo de Sofia” vai entender direitinho do que estamos falando!

  • 8. Victor

    Um dos nomes da lista que mais tem jeitinho de brasileiro é Victor. Aliás, ele está sempre na lista dos preferidos pelos pais (sozinho e acompanhado por outros, como o composto João Vitor e Vitor Hugo). E não à toa, visto que sua tradução originada do latim designa alguém vencedor e vitorioso, além de ter uma correspondência católica, porque Jesus também era conhecido como Christus Victor, por ter vencido o pecado e a morte.

    9. Michelle

    Apesar da escrita bem diferente, Michelle e Miguel compartilham o significado simbólico “aquele que se parece com Deus”. E embora o nome seja bastante comum no território francês, ele aparece de diversas formas em outros países, como através da música “Michelle”, da banda britânica Beatles, e na figura importante da ex primeira-dama dos Estados Unidos, casada com Obama.

    10. Simon

    Existem várias formas de pronunciar este nome curtinho de apenas duas sílabas – “Símon” (do francês) e “Saimon” (do inglês) são as principais delas. Já sua origem, tem relação com a nomenclatura hebraica Simão, que remete a uma pessoa “ouvinte”. Será que é sinal de um novo integrante da família atencioso e pronto para ajudar?

    11. Maya

    Delicada e na onda dos nomes curtinhos, Maya carrega consigo diversos significados. Para os hindus, por exemplo, o termo pode ser associado a quem “tem a força criativa”, enquanto na língua hebraica ele quer dizer “água” e no tupi sua tradução é “mãe”. Além disso, é assim que se chama uma personalidade que marcou a história Maya Angelou (pseudônimo de Marguerite Ann Johnson). Poetisa e escritora americana, ela ganhou condecorações graças a seu ativismo pelos direitos civis e foi a primeira mulher negra a se tornar diretora e roteirista em Hollywood. 

  • 12. Bernard

    Notaram que vários dos nomes franceses são parecidos com termos que encontramos no Brasil, com a mudança de uma letrinha ou outra? Bernard não foge do padrão, e se parece com Bernardo, os dois derivados do germânico e que significam “forte como um urso”. Para além da tradução literal, meninos chamados assim podem também trazer consigo outras características positivas do mamífero, como a destreza e a valentia.

    13. Giselle

    Impossível falar do nome e não lembrar da modelo brasileira de sucesso global Gisele Bündchen, né? Outra famosa com a nomenclatura, que inclusive deu à luz no comecinho de 2020, é a atriz Giselle Itié (confira aqui todas as personalidades que ganharam um filho neste ano).

    Se formos consultar de onde vem o termo, encontramos duas possibilidades: significa “promessa” e “garantia”, ou então vem do inglês antigo gisel, traduzido como “lança”.

    14. Vincent

    Se a ideia é exaltar características positivas do seu filho, temos aqui outra opção ótima! Vincent deriva do latim “Vincentius” e é nada mais que “o que vence” ou “conquistador”. Ele também possui grande importância religiosa por conta de um dos primeiros mártires cristãos São Vicente de Saragoça. Vicente, versão mais famosa no Brasil, está super em alta, assim como outros nomes antigos que voltaram com tudo entre os pais

    15. Catherine

    A forma francesa (e extremamente graciosa) de Catarina é hoje bastante encontrada na França. Sua origem vem do grego katharos, que quer dizer “pura”, mas o nome pode ainda ser associado à realeza, tendo em vista que Catarina de Médicis e várias outras imperatrizes que ocuparam tronos europeus na Idade Média eram chamadas desta maneira. 

    16. Antoine

    O significado da nossa última inspiração da lista reúne justamente a visão dos pais sobre seus pequenos: pessoas “de valor inestimável” e “dignas de apreço”. Embora seja uma opção autêntica, os adultos podem preferir versões advindas de outros lugares do mundo, como “Anthony”, largamente difundido entre os ingleses ou o próprio português “Antônio”. Neste caso, temos até uma celebração especial, já que o “santo casamenteiro” é comemorado no Brasil em 13 de junho.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

    Continua após a publicidade
    Publicidade