18 nomes inspirados em personalidades negras que marcaram a história

Importantes símbolos de representatividade negra e luta antirracista para você contar para os seus filhos e, ainda, inspirar o nome do bebê que vai nascer.

Em 20 de novembro é comemorado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra. A data, oficializada em 2011, faz referência à morte do último dos líderes do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, que lutou para que sua comunidade não fosse destruída pelos colonizadores e é considerado uma das figuras mais importantes na história do movimento negro brasileiro.

Para celebrar a data e fortalecer a luta antirracista, reunimos 18 nomes de personalidades negras relevantes nacional e internacionalmente, com seu significado. Assim, quando o pequeno ou pequena nascerem, você pode contar quem foi a figura importante por trás do nome que vocês escolherem. E é um mais bonito que o outro!

1. Dandara

Dandara dos Palmares foi umas das mais importantes lideranças femininas negras na luta contra o sistema escravocrata brasileiro do século XVII. Era esposa de Zumbi, com quem teve três filhos, e, apesar de não existirem registros sobre o local de seu nascimento, relatos indicam que ela se estabeleceu no Quilombo dos Palmares quando ainda era criança.

De origem africana, o nome Dandara significa “princesa da luz”.

2. Francisco

Francisco era o nome de Zumbi dos Palmares que, conforme adiantamos, é um dos maiores símbolos da luta dos negros e africanos contra a escravidão brasileira. Zumbi, que assumiu a liderança do Quilombo dos Palmares nos anos 1600, resistiu à colonização portuguesa por cerca de 20 anos, até que foi morto em 20 de novembro de 1695.

De origem latina, Francisco significa nascido na França ou, simplesmente, francês.

3. Angela

Professora, filósofa e escritora americana, Angela Davis ficou mais conhecida na década de 1970 por fazer parte dos Panteras Negras, organização que lutou contra a segregação racial nos Estados Unidos. Nome de extrema importância e atuante no movimento negro até hoje, Angela é militante pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial, além de autora do best-seller “Mulheres, raça e classe”.

Do grego, Angela vem de angelos, que quer dizer “mensageiro, anjo”.

4. Martin

Nascido em Atlanta, nos Estados Unidos, Martin Luther King Jr. (que nasceu como Michael King Jr.) foi um ativista político e pastor que lutava a favor dos direitos civis dos americanos nos anos 50 e 60. Inspirado pelo ativismo não-violento de Mahatma Gandhi, Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1964, por combater o racismo nos EUA. É autor de um dos discursos mais famosos da história mundial, o “Eu tenho um sonho”.

O nome Martin vem do latim e faz referência a Marte, deus da guerra. Já Michael representa as formas inglesa e alemã de Miguel, do hebraico Mika’el, que quer dizer semelhante a Deus.

Veja também

5. Carolina

Carolina Maria de Jesus, nascida em Minas Gerais, foi uma escritora, poetisa e compositora brasileira, e seu livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada” é um dos romances brasileiros mais conhecidos fora do país, tendo sido traduzido para 14 idiomas diferentes. Catadora de lixo, Carolina teve uma vida marcada por dificuldades, e sua obra é objeto de estudo até hoje.

O nome Carolina significa nascida no campo ou na fazenda, e também mulher independente e forte. Já Maria tem vários significados, como “filha desejada” ou “mar de amarguras”.

6. Nelson

Nelson Mandela, o primeiro presidente negro da África do Sul, nasceu em Joanesburgo e foi um dos maiores líderes na resistência ao regime racista do país. Ele também foi advogado e venceu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993, por trabalhar pelo fim pacífico do regime do Apartheid.

Originário de um sobrenome que vem do inglês, Nelson significa filho de Neil – Neil’s son -, formado pela raiz niadh (que quer dizer “campeão”) mais a palavra son, filho em inglês.

7. Rosa

Símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, a costureira Rosa Louise McCauley, ou Rosa Parks, foi uma importante ativista americana que ficou mais conhecida no ano de 1955, quando entrou para a história ao se recusar a ceder seu assento em um ônibus, no estado do Alabama, a um branco. A atitude, seguida por sua prisão, desencadeou uma onda de manifestações contra a segregação racial no país.

Do latim e do português, o nome Rosa faz referência à flor homônima.

Veja também

8. Malcolm

Malcolm X, cujo nome era Al Hajj Malik Al-Shabazz, foi um dos mais importantes defensores dos direitos dos afro-americanos nos Estados Unidos nas décadas de 50 e 60. No fim dos anos 90, a revista Time classificou a autobiografia de Malcolm X como um dos livros de não-ficção mais relevantes do século XX.

Originário do nome escocês Máel Coluim significa discípulo de São Columba. Aqui, Columba quer dizer pomba, então poderia ser algo como discípulo da pomba, animal que remete à paz e a liberdade.

9. Maya

Poetisa e escritora americana, Maya Angelou é o pseudônimo de Marguerite Ann Johnson, que também foi a primeira mulher negra a se tornar diretora e roteirista em Hollywood. Além disso, Maya trabalhou como atriz, jornalista, cantora e dançarina, e era defensora dos direitos civis da população negra. Multitalentosa, tem uma bibliografia extensa e relevante, e foi condecorada por Barack Obama graças a seu ativismo pelos direitos civis.

Maya vem do grego e possui diferentes significados: quer dizer “ilusão”, em sânscrito, ou “água”, em hebraico. Maya pode, ainda, fazer referência ao mês de maio.

Veja também

10. Ron

Ex-policial e escritor americano, Ron Stallworth foi o primeiro negro a entrar para a polícia da cidade de Colorado Springs. Ficou famoso por trabalhar disfarçado e infiltrado em uma das sedes da Ku Klux Klan, movimento extremista dos Estados Unidos defensor da supremacia e do nacionalismo brancos. Em 2018, o diretor Spike Lee lançou o filme “Infiltrado na Klan”, inspirado na história de Ron e vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Ron é considerado apelido do nome Ronaldo, que tem origem alemã e vem de Reginold. Este, por sua vez, mescla as palavras ragin (conselho ou decisão) e wald (príncipe, governante).

11. Marielle

Socióloga, política e a quinta vereadora mais votada no estado do Rio de Janeiro, em 2016, Marielle Franco foi ativista pelos direitos humanos e das mulheres e responsável por denunciar diversos casos de abuso de autoridade contra moradores de favelas e comunidades cariocas. Em 2018, Marielle e o motorista do carro no qual estava, Anderson Gomes, foram brutalmente assassinados a tiros na região central do Rio. Até hoje não se sabe ao certo quem mandou matar Marielle e por quê, mas a vereadora se tornou símbolo de resistência e inspiração para o movimento negro na atualidade.

O nome Marielle é considerado uma variação de Maria que, como dissemos, quer dizer “mar de amargura”, mas que permite outras definições, como “filha desejada” ou “senhora do mar”.

Veja também

12. Joaquim

Joaquim é o nome do escritor brasileiro conhecido como Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), considerado um dos maiores nomes da literatura nacional e um dos mais relevantes escritores negros da história. Machado de Assis foi, ainda, fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, e escreveu, entre diferentes gêneros literários, os romances “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”.

O nome Joaquim vem do hebraico e corresponde a johoiachin, que quer dizer estabelecido por Deus.

Veja também

13. Sueli

Filósofa e doutora em educação pela Universidade de São Paulo, Aparecida Sueli Carneiro, mais conhecida apenas por Sueli Carneiro, é a fundadora do Instituto Geledés, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo. Uma das principais autoras do feminismo negro no Brasil, Sueli é escritora e uma das mais relevantes ativistas antirracismo da atualidade.

O nome Sueli tem origem germânica e significa “radiante”.

14. Barack

44º presidente dos Estados Unidos eleito pelo Partido Democrata, Barack Obama nasceu no Havaí e foi o primeiro afro-americano da história a ocupar o cargo, de 2009 a 2017. Formado em ciência política e em direito, Obama tem papel fundamental na representatividade negra na política.

O nome Barack (ou Baraka) vem do dialeto suaíli, originário da África oriental. De raiz árabe, o nome significa “bênção”. Outra variação é Barak, que do hebraico significa “relâmpago”. Pode não ser um nome comum, mas é bem potente!

Veja também

15. Nina

Nina Simone, nome artístico da americana Eunice Kathleen Waymon, foi uma cantora, pianista, compositora e ativista pelos direitos dos cidadãos negros norte-americanos nas décadas de 60 e 70. Com uma voz inconfundível e uma série de sucessos, Nina Simone se consolidou como um dos maiores nomes da música na história, se destacando em gêneros como jazz, soul, blues, R&B e pop.

De origem espanhola, Nina significa “garota graciosa”.

16. Sebastião

Conhecido como um dos atores brasileiros de maior relevância, Grande Otelo, na verdade, se chamava Sebastião Bernardes de Souza Prata. Nascido em Minas Gerais, foi comediante e se destacou também na carreira musical. Com histórico de sucesso no cinema e na televisão, fazia dupla com o também comediante Oscarito.

O nome Sebastião vem do grego e se origina de sebastos, que significa “venerável”.

Veja também

17. Halle

Maria Halle Berry, conhecida por Halle Berry, é uma renomada atriz norte-americana e a primeira mulher negra a vencer o Oscar de Melhor Atriz, em 2001, pela sua atuação no filme “A Última Ceia”. Halle também ficou famosa por interpretar a personagem Tempestade, nos filmes da franquia X-Men, e coleciona prêmios como Emmy, Globo de Ouro, SAG Awards e Urso de Prata.

Escandinavo, o nome Halle significa “heroína”.

Veja também

18. Luiz

Luiz Gama nasceu na Bahia, era filho de uma escrava liberta com um descendente de portugueses e foi vendido pelo próprio pai como escravo quando tinha apenas dez anos de idade. Luiz conseguiu a alforria aos 17, ainda analfabeto, e se tornou jornalista e escritor, além de ser considerado o Patrono da Abolição da Escravidão no Brasil. Figura importante na advocacia brasileira, Luiz Gama é visto como o maior abolicionista brasileiro da história.

O nome Luiz tem origem alemã, vem de Ludwig e quer dizer “guerreiro famoso”.

(E se você quiser mais opções, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! )

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.