5 razões pra assistir Mira, nova série da Disney com protagonista indiana

Diversidade cultural, equipe de consultores especializados e músicas contagiantes te esperam na nova animação, que estreia no dia 20 de julho.

🎵 “Todo mundo sabe que eu adoro investigar. Se existem pistas por aí, a Mira vai achar!” 🎵. Se você ainda não leu no ritmo da música, é só questão de tempo para o trecho virar chiclete aí na sua casa! O motivo? Esta é a canção-tema da nova animação da Disney, “Mira, A Detetive do Reino”.

Como o próprio nome já diz, a história tem como protagonista uma menina muito astuta e corajosa, que é escolhida para o posto de detetive Real depois de solucionar um grande mistério em seu reino. Mais do que a narrativa intrigante, a animação traz também um diferencial: ela se passa na Índia e seus personagens representam o que há de mais rico na cultura do país.

Danças típicas, culinária e arquitetura do sul asiático são retratados de forma encantadora nos episódios curtinhos de 11 minutos, que chegam às telinhas do Disney Junior no dia 20 de julho. Quer mais motivos para não perder esta estreia? Separamos logo cinco!

1. Equipe formada por especialistas na cultura indiana

Falar de uma cultura diferente da sua é uma tarefa complicada e bastante delicada – principalmente pelo perigo de cair em estereótipos ou não retratar de forma fidedigna as suas nuances. Pensando nisso, a Disney colocou as mãos na massa e planejou uma equipe composta por importantes nomes indianos, com propriedade para falar sobre o tema e que orientaram cada detalhe da produção: desde o roteiro até os hits musicais.

A coreógrafa Nakul Dev Mahaj, a compositora Amritha Vaz e a consultora cultural Shagorika Ghosh Perkins foram algumas das participantes do talentoso casting do seriado, que ajudam a mostrar para o público infantil um pouco dos costumes dos habitantes da região e como eles podem ser heterogêneos mesmo entre pessoas de um mesmo território.

“A Índia é um país muito diverso, existem várias subculturas e religiões dentro dele”, conta a consultora em entrevista ao Bebê.com.br. A solução encontrada para contemplar a maior parte delas foi criar um cenário do zero, como ela explica. “Nós baseamos a história em um lugar ficcional, chamado Jalpur. Por ser cercado de água, isso o transforma em uma cidade portuária, onde culturas automaticamente se fundem”.

“Desta forma, conseguimos mostrar os diferentes costumes da Índia além de pessoas viajando para diversas partes – e isto é muito importante para o programa, porque você vê pessoas de várias religiões, como hindus, muçulmanos… Você vê toda a diversidade da Índia sendo retratada através da história e através de uma cidade, e isto é feito lindamente”, complementa Shagorika.

2. Foco na diversidade cultural

A preocupação da Disney em trazer a diversidade para suas produções não é recente. Doutora Brinquedos, Nivs e até Vampirina – animação de sucesso mundial que ganhou recentemente sua segunda temporada –  são alguns exemplos de desenhos que tratam, sempre de forma didática e muito divertida, as diferentes identidades e formas de ser, ensinando o respeito étnico e cultural aos pequenos.

Em “Mira, A Detetive do Reino”, o trabalho foi ainda mais longe, com a primeira protagonista indiana a ganhar o seu próprio seriado e um cuidado especial com todos os aspectos da cultura sul asiática, já que a própria consultora é nascida no país. Outro mérito é trazer o valor da diversidade de forma natural, de modo com que as crianças se envolvam na trama e se sintam motivadas a acolher o que é diferente de si.

“Eu sinto que diversidade é uma das coisas mais importantes para as crianças aprenderem”, diz Shagorika. “Não é apenas sobre saber de um país diferente, como você faz na escola, com a história e a geografia do lugar, mas também sobre aprender a abraçar a diversidade – e isto é tão importante, ainda mais nos dias de hoje”, acrescenta.

Veja também

Ver-se representado nos desenhos que assiste é uma experiência grandiosa (e muito necessária) para todos as crianças – e a consultora espera que cada vez mais espectadores tenham esta oportunidade. “Falo da minha experiência com uma filha de oito anos que cresceu assistindo a muitos programas da Disney. Agora, ver a Índia sendo retratada a faz sentir tanto orgulho, além de a fazer aprender sobre sua própria cultura”, revela.

“Foi muito empolgante, especialmente por pensar no impacto da produção na comunidade sul asiática que imigrou para os Estados Unidos e também para quem vive na Índia. É um programa com audiência global, você está interagindo com pessoas de várias partes do mundo”, afirma a indiana. 

3. Protagonista forte e inteligente

Princesa? Que nada! A dona do seriado é uma curiosa e inteligente garota, que mostra para crianças os vários atributos que uma personagem feminina pode ter. “Ela é uma menina comum em uma pequena cidade na Índia. Através de sua determinação, de sua compaixão pelas pessoas da sua comunidade e de suas habilidades de dedução, ela cresce na corte como a detetive Real. E essas é uma das diferenças-chave que vemos em relação a outras princesas da Disney”, comenta Shagorika.

Seja para recuperar a coroa do reino ou limpar o nome de um falso acusado, Mira acredita que todos os casos são igualmente importantes. Muito observadora, ela usa seu pensamento crítico para resolver enigmas e ajudar sua família, amigos e pessoas com quem se importa. Valores fundamentais para os pequenos carregarem sempre consigo, né?

4. Personagens (muito) fofos!

Mira já é uma protagonista encantadora por si só, mas os outros participantes da trama conseguem elevar ainda mais o nível de fofura do seriado! Nas histórias curtinhas, vemos também Neel, um príncipe e talentoso inventor que acompanha a menina em suas aventuras, sua criativa prima Priya e os dois mangustos Mikku e Chikku.

A dupla de animaizinhos é de uma espécie típica da Ásia e prometem ser o braço direito da detetive na resolução de seus enigmas (além de serem bons comilões!).

5. Músicas e danças contagiantes

Se tem uma coisa que não falta nos episódios de Mira é ritmo! As músicas e danças da série combinam uma variedade de estilos musicais do sul da Ásia, que vão desde Bollywood e pop até música clássica e folclórica. Tudo para trazer a sensação de que a produção conversa com os espectadores de vários lugares e idades.

Além da canção de abertura do desenho, outras estão espalhadas ao longo da temporada, e trouxemos uma delas pra família já aquecer os ouvidos!

Ficou empolgado pra ver? Anota aí: os episódios serão exibidos de segunda a sexta-feira, às 19h15, no Disney Junior.

Ah! E para entrar no clima, consultamos uma especialista em dança indiana para ensinar passos fáceis para você tentar com a família. Chama todo mundo e dá o play!

View this post on Instagram

À convite do @disneyjuniorbr, a professora Iara do @bollywoodbrazil ensina alguns passos clássicos da #dançaindiana para pais e filhos fazerem em casa e celebrarem a estreia de "Mira, A Detetive do Reino", hoje (20) às 19h15, no Disney Junior. Enraizado na vibrante herança da #Índia, a nova produção do canal apresenta #Mira, uma menina curiosa e muito corajosa, que é nomeada detetive real pela rainha. Os pequenos vão amar as aventuras da garota e quanto mais cedo forem apresentados às variadas culturas, mais estarão preparados a lidar com as diferenças, aprender sobre outras etnias e desenvolver respeito por todos os povos. Então, arraste os móveis da sala e chame a família toda pra dançar! Quem sabe vocês não se animam a gravar a coreografia e compartilhar com a gente? Vamos lá?

A post shared by Bebê.com.br (@sitebebe) on

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s