14 nomes queridos entre os italianos para inspirar o do seu bebê

Muito usados no Brasil também por conta da forte imigração italiana, estes nomes trazem sofisticação e belíssimos significados para o RG do bebê.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 14 abr 2021, 19h04 - Publicado em 12 abr 2021, 18h25

Enquanto não é possível comprarmos passagens para Itália devido a pandemia do novo coronavírus, podemos mergulhar na infinidade do legado trazido por este povo através dos nomes famosos por lá. E são nomenclaturas belíssimas que homenageiam os antepassados imigrantes de muitas famílias no Brasil, e, quem sabe, não inspiram o nome do bebê que está a caminho?

As opções são muitas e há alternativas tanto para meninas quanto meninos. Se os pais preferirem os curtinhos… Temos. Aqueles que têm viés religioso para honrar a crença dos mais avós? Temos. E os diferentões? Sim… temos TAMBÉM!

Para não perder nenhuma opção, não esqueça de ler a matéria com um caderninho em mãos ou, quem sabe, já ir tirando print para enviar o nome com o significado para o seu parceiro ou parceira. Buon viaggio!

  • 1. Luca

    Diretamente da modinha de nomes masculinos curtos que têm feito sucesso, Luca é a variante italiana do nome latino Lucas e é tão importante para a história do país europeu que uma comuna, localizada próxima à região de Toscana, é nomeada desta maneira. O seu significado é reluzente, já que é “aquele que traz luz”, “luminoso” ou “brilhante”. No Brasil, há quem goste da ideia de transformar a versão em feminina caso seja uma menina a caminho, resultando em Luka.

    2. Mia

    Com definições que variam desde “estrela do mar”, “quem é como Deus?” e “minha”, esta versão feminina de nomes curtinhos promete conquistar os pais. Entre os principais simbolismos que ela representa, o mais forte é em relação a Maria, mãe de Jesus. Ao ser a alternativa reduzida do nome da figura cristã, ela traz a definição de amor maternal e intercessora do mundo, assim como assimilações à pureza.

    3. Giuseppe

    Agora, se você aprecia nomes mais diferentes, aqui está uma das primeiras opções desta lista. Giuseppe é uma derivação de Joseph, popular em territórios ingleses, franceses e alemães, e ficou conhecido na história pelo general e político Giuseppe Garibaldi. Há também a sua versão feminina, Giuseppa, e ambos significam “o que acrescenta”.

    4. Andréa

    Inicialmente, o nome italiano Andréa deriva da sua versão masculina Andreas, que vem do termo grego “andrós” e traz características como “virilidade”, “másculo” ou simplesmente “homem” como significados. Já a opção feminina, pode ser mais facilmente encontrada no Brasil como Andreia, e traz como referência “muita feminilidade” ou uma mulher tão corajosa quanto um homem. Igualdade que chama, né?

  • 5. Pietra

    Apesar das raízes gregas vindas do termo “pétros”, o nome é comum entre os italianos. Definido como “pedra” ou “rochedo”, ele traz características subjetivas como “firmeza” e “solidez” ao bebê que está a caminho. Para os pais que preferem versões ainda mais diferentes das tradicionais, pode-se apostar em Piera ou, quem sabe, Pyetra.

    6. Giovanni

    Por mais estranha que a ideia possa parecer, este nome é a versão italiana do popular João. Por isso, o seu significado traz traços já observados na opção hebraica bíblica, que é “agraciado por Deus”, “Deus perdoa” ou “Deus é cheio de graça”. No Brasil, ele tende a ser uma opção de bastante apelo pelos pais pelo cunho religioso, mas também pelas opções bonitas de apelidos, como Gio, Gian e Gianni.

    Continua após a publicidade

    7. Raffaele

    Escrito com dois “L” e a terminação em “E”, o nome é reconhecido como uma variação de Rafaela e a versão masculina de Rafael. Diante disso, a sua definição segue o cunho religioso hebraico, que é “curada por Deus”. Durante a Idade Média, a opção foi bastante usada pelos italianos e, mais tarde, pelos judeus. No Brasil, é uma variante interessante para os pais que querem inovar na escolha do nome da pequena.

    Curiosidade: a variação Rafaella é o nome dado para uma das protagonistas de “A Amiga Genial”, livro italiano da famosa Tetralogia Napolitana, da cultuada autora Elena Ferrante.

    8. Dante

    O nome de apenas duas sílabas é bonito e, mais do que isso, histórico. Ele ganhou popularidade entre os italianos após a obra “A Divina Comédia”, do escritor Dante Alighieri, mas tem sua origem na expressão latina “Durante. Semelhante a como definimos a palavra em português, o significado do nome é “aquele que é permanente, estável, duradouro”.

  • 9. Giulia

    As meninas que chegam ao mundo com este nome trazem consigo o fôlego de esperança que muitas famílias precisam. De acordo com os dicionários populares, Giulia é a versão italiana de Júlia e pode ser definida como “aquela que é cheia de juventude”, “brilhante” e “luminosa”. Já para os apaixonados pelas galáxias, há quem diga que o nome também está relacionado aos deuses romanos, sendo como a filha de Júpiter era chamada.

    10. Vincenzo

    Se você é fã do nome Vicente, mas está procurando por uma alternativa menos popular: aqui está a solução! Vicenzo é a versão italiana do nome antigo que faz sucesso entre os pais e traz o poder de vitória para o bebê que está a caminho. Ele significa “vencedor” ou “aquele que conquista”. Preparem o coração para muitas alegrias conquistadas, hein?

    11. Antonella

    Conhecida como a versão italiana reduzida de Antônia e feminina de Antônio, Antonella traz significados poderosos para a família que decidir chamar sua pequena por este nome. Ele remete a “aquela de valor inestimável”, “preciosa” ou ainda “valiosa”.

    12. Paola

    Versão italiana de Paula, este nome remete à “pequena” ou “de estatura média”. Caso os significados não agradem de cara os pais, saiba que eles também têm seu lado subjetivo, remetendo a “aquela que é humilde”. Sem contar os belos apelidos, né? Lolô, Lolita e todos aqueles que deixarem a família mais unida!

  • 13. Emanuele

    Com um dois “L”, ele é a variante da versão feminina Emanuela e do masculino Emanuel. Já as suas raízes são religiosas, referindo-se a “Deus está conosco” ou “Deus está no coração das pessoas puras”. A título de curiosidade, em territórios italianos e franceses, Emanuele tende a ser usado como segundo nome para quem pertence ao sexo masculino.

    14. Veronica

    O nome tem pairado a sua mente depois de maratonar a série brasileira “Bom dia, Verônica”, na Netflix? Até pode ser! Mas saiba que o nome da protagonista já vem badalando o coração dos pais pela sua pronúncia chique italiana, que carrega o acento agudo no “ò”, e tem um significado poderoso: “a que tem uma imagem autêntica” ou “que é portadora de vitória”.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

    Continua após a publicidade
    Publicidade