11 nomes imponentes que significam coragem e liderança

Com traduções que remetem à força e a conquistas de guerreiros antigos, essas nomenclaturas prometem ganhar o coração dos pais e inspirar pequenos valentes!

Por Flávia Antunes 24 Maio 2021, 17h39

Como pais, desejamos e mentalizamos só qualidades positivas para os pequenos. Mas a verdade é que esses votos não precisam ficar só no campo das ideais, sabia? Uma forma de eternizá-los é registrar o filho com algum nome que simbolize as virtudes que consideramos importantes: podem ser aqueles que significam alegria, os que remetem ao brilho das estrelas ou que carregam consigo mensagens de esperança.

Já se a ideia for inspirar coragem e liderança para o bebê que está por vir, opções não faltam! Existem uma série de termos – dos mais clássicos aos mais autênticos -, que se referem a pessoas guerreiras, fortes e alguns inclusive têm sua tradução decorrente de conquistas de antigos reis e rainhas ou do poder dos deuses da mitologia.

Então vamos à listinha? Confira esses 11 nomes imponentes para que a criança tenha consigo a valentia para correr atrás de seus objetivos e do que acredita 💜 .

1. Ísis

Curto, autêntico e com significado marcante: tem combinação melhor? Apesar da fama do nome ter crescido recentemente, ele possui registros de muitos séculos atrás, sendo inclusive uma figura importante da mitologia egípcia, uma deusa que representava a mãe e esposa ideal.

Mas não para por aí! Por conta da associação mitológica, Ísis passou a designar algo como “deusa do trono” ou então uma mulher com qualidades de independência e poder.

2. Heitor

Mais uma opção com correspondência na História dos povos antigos, Heitor era considerado o mais valente entre os troianos e quem comandou as tropas na guerra contra os gregos, sendo autor de feitos notáveis na época.

Para fazer jus a esses acontecimentos, o nome é associado a alguém que se mantém firme e não se abate diante dos inimigos. Mesmo com sua origem remota, o termo continua fazendo sucesso entre os pais e inclusive foi o sétimo mais escolhido para meninos na última década, acredita?

3. Alana

Alguns nomes são mais populares na versão masculina, mas ganham toques de força e elegância quando usados no feminino. Alana é um bom exemplo – e com muitas possibilidades de origens!

A mais provável vem do celta, que significa “pedra”, em referência a um marco de conquista, mas a nomenclatura também pode derivar de uma palavra gaélica, que traz consigo atributos da beleza. Já no Havaí, a versão feminina de Alan quer dizer “alguém que está sempre à frente”. Já prevemos uma líder nata por aí!

Continua após a publicidade

4. Igor

“O arqueiro” é a emblemática tradução deste nome de poucas sílabas, que lembra atributos de coragem e bravura. Considerado a variante russa de “Jorge”, ele também carrega a noção de trabalho e se tornou bastante popular na Rússia.

  • 5. Luísa

    Escrito com “s” ou “z”, o nome remonta à mesma origem germânica. Luísa é a forma feminina de “Luís”, e quer dizer “guerreira gloriosa”. O termo também batizou várias duquesas, princesas e rainhas ao longo da História e, no Brasil, voltou a fazer sucesso por conta de duas artistas da música pop – Luísa Sonza e Luiza Possi.

    6. Marcos

    De pronúncia imponente, Marcos é um nome associado ao deus Marte, da guerra, e também ao instrumento martelo, além de fazer referência ao discípulo do apóstolo Paulo e ser venerado como santo pelos cristãos.

    Ah, e se você curtiu o significado, mas está à espera de uma menina, não tem problema: Marcela e Celina são duas opções belíssimas que derivam do mesmo termo latim e, portanto, carregam as qualidades positivas da nomenclatura.

    7. Lorena

    Inicialmente, o nome era usada para designar as pessoas do reino de Lotário, uma antiga província francesa. Mas se formos consultar a fundo a simbologia do termo, encontramos que o nome da região geográfica deriva de dois termos germânicos que, juntos, formam algo como “o reino da famosa guerreira”.

    8. Brian

    A tradução mais literal do nome – que também é encontrado em sua grafia com “y” – é “colina” e “montanha”. No entanto, Brian foi um guerreiro famoso que se tornou rei da Irlanda e que foi responsável por salvar o país dos vikings da Dinamarca. Por conta desses marcos de valentia, que fizeram dele um dos maiores heróis de seu povo, a nomenclatura também pode simbolizar uma pessoa corajosa e destemida.

  • 9. Audrey

    Que tal uma inspiração bem hollywoodiana? A icônica atriz Audrey Hepburn ficou famosa por clássicos como “Bonequinha de Luxo” e continua marcando gerações. Mas além do toque artístico para a certidão de nascimento da pequena, o nome também bastante notável pelo seu significado, já que vem da língua inglesa para “nobre força”.

    10. Oscar

    Preparem o coração, papais, porque a última opção masculina da lista é cheia de simbolismo! Oscar vem do inglês antigo Osgar, que une os termos “Deus” e “lança”. Por extensão, há quem associe o nome a um “combatente divino” ou mesmo a alguém que é campeão – será que foi daí que veio o nome da premiação mais famosa do mundo do cinema?

    11. Matilda

    Famoso em Portugal (lá, é bastante comum a variante Matilde também), o nome possui origem germânica e quer dizer “mulher forte e muito batalhadora”. Ele foi muito usado antigamente por imperatrizes e rainhas, além de denominar uma santa alemã do século 9 e ser o título do clássico filme infantil de 1996 – quem se lembra da história da menina esperta que possui poderes mágicos?

    Continua após a publicidade
    Publicidade