11 nomes de menina serenos para os pais que amam o mar

Que tal transmitir para a sua filha a paz e tranquilidade que você sente quando está na praia? As inspirações são lindíssimas!

Para revigorar as energias e desfrutar de tranquilidade, cada pessoa tem o seu próprio jeitinho: algumas colocam o fone de ouvido e escutam a música preferida, outras preferem se exercitar e há quem só encontre paz em contato com a natureza – de preferência, na praia! E se você se identifica com o último caso, que tal homenagear a bebê que está por vir escolhendo um nome que lembre o universo do mar?

Existem várias opções belíssimas para meninas com significados que remetem as águas (como “oceano” ou “onda”) ou a seres marinhos raros e magníficos (“pérola” e “coral” são alguns deles) e que vão transmitir para a pequena todo esse amor e conexão com o mar. Curtiu a ideia? Então confere só essas 11 inspirações que separamos:

1. Serena

Com este nome, logo imaginamos uma menina calma e tranquila, né? Pois são justamente estes os significados de Serena, que deriva da palavra latina “serenus”. Mas a sua presença na listinha se justifica por outro motivo: ela é a versão espanhola de Sirena, que por sua vez vem do grego “siren”, responsável por dar origem ao que chamamos de sereia. Ou seja, uma baita referência ao mar e ao encanto da figura mitológica!

2. Muriel

Imagina que delicado apelidar sua filha de “Muri”? 😍  O nome autêntico é pouco usado no país (no Censo de 2010 haviam apenas 2300 registros no país, acredita?) e promete conquistar os pais que preferem fugir do tradicional! Outro motivo para escolher a opção é o significado que ela carrega, já que pode ser traduzida como “aquela que tem o brilho do mar”.

3. Marina

Um clássico, Marina chegou a ocupar o ranking dos 50 nomes mais escolhidos para meninas em 2019. O nome se refere a uma pessoa “que veio do mar” ou “que vive próxima e adora ao mar”, mas também lembra o local onde as embarcações são atracadas, podendo então ser associado a características de segurança e firmeza.

4. Marjorie

De origem francesa, o nome significa “pérola”, material brilhoso e raro produzido pelas ostras que vivem no mar. Não tão popular, a escolha diferente e bela ganhou força pela figura da cantora e atriz Marjorie Estiano, dona de vários hits românticos de sucesso.

5. Nalu

Os nomes curtinhos que parecem apelido estão em alta! Seguindo a tendência, trouxemos Nalu – que além da sonoridade suave e charmosa, tem tudo a ver com as famílias apaixonadas pelo mar, tendo em vista que a palavra havaiana quer dizer “onda” ou então “surfe”. Ah, e se um dos papais pratica o esporte radical, será uma homenagem em dose dupla, hein?

6. Ariel

O significado do nome Ariel não tem relação com as águas, mas como não associá-lo ao oceano por conta da famosa princesa de “A Pequena Sereia”? A opção, na realidade, quer dizer “leão de Deus” e funciona tanto para meninos quanto para meninas – o que é um ótimo jeito de registrar a pequena de forma original e livre de pressões de gênero! Confira aqui outros nomes lindos e unissex.

7. Coral

Além da cor com este nome, coral é também como se chama o animal típico de mares tropicais que, ao se depositar nas profundidades da água, dá origem a formações lindíssimas conhecidas como recifes. Por isso, a menina que é chamada com o termo grego recebe a característica de riqueza e beleza desses ecossistemas marinhos, que possuem a maior biodiversidade do mundo.

8. Yara

A lenda de Yara é bastante conhecida por nós. Segundo o folclore indígena, ela é uma sereia que habita os lagos e tem o dom de hipnotizar os homens. Sendo assim, o seu nome de origem tupi traz consigo conotação parecida: “senhora da água”. 

Veja também

9. Darya

Talvez o menos comum da lista, Darya tem lá o seu charme: vindo diretamente da Pérsia Antiga, ele significa literalmente “mar” e ainda “aquela que é rainha”. Já sua variável escrita com “i” no lugar de “y”, possui uma definição diferente, mas bastante emblemática, visto que é o feminino de Daros, que quer dizer “aquele que se elevou”.

10. Pérola

Inspirar-se em uma pedra preciosa na hora de escolher o nome da filha é uma baita declaração, né? A joia (que na realidade é um material orgânico) de difícil aquisição é associada à feminilidade e ao brilho e, por extensão, a menina com este nome também carrega consigo esta simbologia. Por outro lado, seu aspecto duro e resistente remete à força e à firmeza, então temos aí um pacote completo de atributos positivos!

11. Moana

É só a Disney lançar um novo longa, que o nome dos seus personagens já começa a bombar pelo mundo! Este é o caso do último item da nossa seleção, que ganhou fama depois do lançamento da animação “Moana – Um Mar de Aventuras”, em 2016. A história sensível e cheia de aventuras tem como protagonista uma jovem corajosa, cujo nome possui origem havaiana e pode ser traduzido como “oceano” ou “mar profundo”.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.