10 nomes autênticos inspirados na beleza do reino animal para o seu bebê

Entre as tantas belezas da natureza, seus animais silvestres podem servir de inspiração para os nomes de bebês, trazendo qualidades poderosas a eles.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 19 abr 2021, 19h51 - Publicado em 19 abr 2021, 19h39

Ter o prazer de observar a vastidão e as transformações que ocorrem o tempo todo no mundo animal é único e traz à consciência de que sem a natureza não conseguiríamos sobreviver ou aprender suas lições poderosas, como resiliência e preservação. E esta conexão com o meio natural e os bichos pode resultar em uma inspiração diferente para o nome do seu bebê . 

É verdade! Se você está a procura de uma lista diferente para escolher como o seu filho ou filha será chamado, separamos dez opções que remetem às diversas figuras do reino animal. Por exemplo, para os pais que estão a procura de uma alternativa que traga para a pequena características como fortaleza e liderança, temos nomes que fazem referência às rainhas das savanas, as leoas.

Já aqueles que preferem a delicadeza que existe nas borboletas, desejando que os filhos sejam capazes de se reconstruírem diante das dificuldades e enxerguem a própria beleza após os desafios, as opções também marcam presença por aqui.

Ficou interessado? Então confira a nossa lista!

  • 1. Leona

    Se você está esperando uma bebê desbravadora e com uma personalidade potente, este é um nome especial para ela. Ele é a variante tanto da versão inglesa quanto alemã do nome Leoní. Já o seu significado pode ser apenas “leoa” ou “tão valente como uma leoa”. Inclusive, você se lembra da personagem que era chamada desta forma, interpretada por Carolina Dieckmann, na novela ‘Cobras e Lagartos’? Mesmo sendo uma vilã, uma das suas grandes qualidades era ferocidade para ir atrás do que deseja!

    2. Cauã

    Entre as raízes indígenas brasileiras, nasce esta opção diretamente do povo Tupi. Ela pode ter as variações Kauã ou Cauan, mas todas trazem a mesma definição: “gavião” ou “falcão”. Subjetivamente, as nomeações podem simbolizar força e determinação, já que as aves de rapina são conhecidas pela potência de suas garras e a capacidade de carregarem presas com pesos similares aos seus.

    3. Agnes 

    Como muitos nomes escolhidos pelos pais, esta opção deriva do latim. Já o seu significado varia entre algumas possibilidades, por exemplo “dócil como um cordeiro”, “pura” ou “casta”. Já para os que preferem uma opção ainda mais curtinha, há Inês, que traz as mesmas definições de Agnes, mas traz a origem espanhola da palavra ‘Inez’ e foi fortemente reconhecida na língua portuguesa durante o século XIII.

    4. Emma 

    Com apenas um “m” ou dois, Emma faz referência a famosa ave da América do Sul que, a título de curiosidade, tem grandes asas, mas não voa. Elas são usadas para que consiga se equilibrar e mudar de direção ao correr em seu habitat natural. Já o nome em si tem a definição de “aquela que é universal”.

    Ah, e se você faz parte do time que tem a perspectiva que a sua filha vá estudar ou morar em outro país, com a língua inglesa predominante, esta é uma opção popular em várias nacionalidades.

    Continua após a publicidade

     

  • 5. Alcione  

    O nome de uma das sambistas brasileiras mais famosas também tem origem no reino animal. Advinda dos povos gregos, a opção refere-se uma ave marinha capaz de sobrevoar as águas após as tormentas e acalmá-las. Assim, o nome destinado às meninas traz a simbologia de que elas chegarão às famílias apaziguando as relações.

    6. Luan

    Apresentado como uma versão masculina com significados similares ao de Leona, Luan traz diversas origens. Na língua albanesa, ele representa apenas a palavra “leão”, já na celta, a sua definição parte para “guerreiro”. Assim, ao unir as duas etimologias, o nome é dado ao bebê para trazer a ele características como força, justiça, sabedoria e, quem sabe, espírito de liderança.

    7. Mainá

    Ainda que a sonoridade brasileira do nome seja feminina, o substantivo é estabelecido como masculino e é a inspiração mais diferente da lista. Mas vale a pena levar em consideração a sua singularidade, já que Mainá é uma ave predominante da Índia e, ao emitir som, ele pode ser semelhante a voz humana ou de outros pássaros. Por ter características como ousadia e a capacidade de ser destemida, as qualidades da ave podem ser aplicadas à criança que vai nascer.

    8. Melissa

    Melissa vem da expressão grega de mesmo nome e que, na mitologia do povo, era usada para designar uma ninfa que amamentou e cuidou do deus Zeus durante a sua infância.

    Já para nós, brasileiros, o nome chegou por meio da sua pronúncia latina e tem o significado de “abelha”. Subjetivamente, esse definição pode ser interpretada com as características fortes do inseto, como a determinação para construir a sua colmeia, a organização que existe dentro do enxame, ao ponto de se estabelecer uma abelha rainha e, claro, a doçura produzida por elas, o mel. E sim, também é o nome de uma erva usada para fazer chá.

  • 9. Adolfo

    De origem germânica, o significado do nome é “lobo nobre” e carrega bastante história. Acredita-se que a opção escolhida para meninos vem da mitologia nórdica, em que escandinavos enxergavam o lobo como um animal sagrado e, pela sua coragem e determinação em proteger tanto a si quanto a quem ama, acaba sendo associado a guerreiros. Forte, né?

    10. Vanessa

    Ainda que o nome seja bastante comum entre os brasileiros, provavelmente muitos não sabem que ele deriva do reino animal. Vanessa é a definição de uma categoria de borboletas diurnas vistas na Europa e que chamam atenção pelas cores vibrantes de suas asas. Por isso que a sua definição, quando o termo é escolhido para as pequenas, nada mais é do que “como uma borboleta”, remetendo à características como transformação e renovação associadas ao inseto.

    (E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho vai estar lá! 😉)

    Continua após a publicidade
    Publicidade