10 nomes revigorantes que simbolizam recomeço

Novos ares cheios de esperança é tudo o que podemos pedir em tempos difíceis. Confira essas nomenclaturas especiais para registrar o bebê que está por vir!

Por Flávia Antunes 12 jul 2021, 16h30

De forma literal ou mais metafórica, ganhar um bebê é símbolo de recomeço para a família. Isso porque além de transformar a rotina dentro da casa, o novo integrante pode fazer com que os pais revejam seus valores, crenças e se unam ainda mais em torno do pequeno.

E claro que a renovação em momentos delicados como o que vivemos ganha ainda mais importância, né? Pensando nisso, e se você ainda não decidiu como chamar o filho ou filha, viemos aqui com opções revigorantes.

Esses 10 nomes de diversas origens têm pronúncias bonitas e significados mais ainda. Muitos deles seguem tendências internacionais e prometem trazer novos ares (cheios de positividade!) para o ambiente em que estiverem. Confere só:

1. Aurora

Tanto a deusa grega do alvorecer quanto a clássica princesa da Disney recebem este nome delicado e marcante. O termo também faz referência ao fenômeno da aurora boreal, que acontece em lugares de latitudes elevadas quando o céu assume cores encantadoras.

Por conta dessa associação, o significado da nomenclatura é “a que rompe o dia” ou então “amanhecer”. Quem escolher registrar a filha assim, ainda estará dentro da moda, já que Aurora é um dos mais populares ao redor do mundo, principalmente em países da Europa.

2. Xavier

De origem árabe, Xavier carrega a bela tradução de “o que nasceu” ou “o que vive em uma casa nova”, ambos podendo simbolizar o poder dos recomeços. Nos países bascos, o nome também existe, mas lá costuma ser associado a uma pessoa inteligente e brilhante. De toda forma, só qualidades positivas para o menino, né?

3. Anastácia

O gosto pelo trono e a influência das produções da Disney voltam a aparecer nesta lista! Anastácia também é uma personagem de filme e está fazendo sucesso internacionalmente entre os pais (fora do Brasil, é mais usado como Anastasia, sem o acento).

Ao consultarmos suas raízes, encontramos que o nome deriva do grego e quer dizer “ressurreição”. Um belo atrativo para as famílias religiosas!

Continua após a publicidade

4. Natália

Não importa se é escrito com ou sem “h”: dos dois jeitos o nome potente significa “nascimento” e é uma ótima forma de registrar a pequena! Natália começou a ser usado na Idade Média para se referir à concepção de Jesus Cristo e, por conta disso, várias meninas que chegavam ao mundo em 25 de dezembro eram batizadas assim.

5. Zara

Quem disse que as letrinhas do final do alfabeto não permitem nomes belíssimos? Zara é um deles, derivado do árabe Zahrah e que quer dizer “flor que floresce” – metáfora perfeita para o renascimento! Outra possibilidade de tradução, igualmente especial, é “princesa” ou então “moça de linhagem nobre”.

6. Renato

A própria pronúncia do nome já nos dá uma dica do que esperar! Renato se refere a uma pessoa que “nasceu de novo”, e o mesmo vale para sua versão feminina. De brinde, a criança ainda carrega consigo símbolos de esperança para os tempos difíceis em que vivemos.

7. Flora

Temos amantes da primavera por aí? Na mitologia romana, Flora era a deusa das flores, casada com Zéfiro, deus do vento, e a união dos dois simboliza a renovação da época mais colorida do ano. Ah, e para quem preferir há a versão parecida Florentina, que também funciona como metáfora para novos começos.

8. Akira

Unissex, autêntico e perfeito para homenagear a descendência japonesa da família. Akira possui significados diferentes de acordo com o modo em que a palavra é formada em seu idioma original. É possível, por exemplo, que signifique iluminação e amanhecer, mas também podemos encontrar algo como “brilhante” ou “talentoso”.

9. Eva

De acordo com a Bíblia, Eva foi a primeira mulher existente, nascida da costela de Adão e mãe de todos os homens. Por conta disso, sua tradução do hebraico traz algo como “a que dá vida” (mesmo significado da nomenclatura também curtinha Zoe).

Apesar das poucas letras, o nome é uma opção bastante forte, já que também remete à figura de Eva Perón, política argentina que reivindicou os direitos das mulheres e dos trabalhadores e uma das responsáveis pela conquista do voto feminino no país.

10. Neo

Se a ideia é fugir do comum e acompanhar a tendência dos nomes formados por poucas sílabas, temos aqui uma boa opção! Neo vem do grego néos, que significa “novo” e ficou mais famoso por conta do sucesso do protagonista do filme “Matrix”, interpretado por Keanu Reeves.

(E se você não curtiu nenhuma destas sugestões, confira nossa ferramenta de nomes de bebês. O do seu filho ou filha vai estar lá! )

Continua após a publicidade

Publicidade