13 nomes de menina inspirados em personagens icônicos da cultura pop

As opções vão desde princesas clássicas da Disney até adaptações da Netflix que ganharam os corações do público.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 6 ago 2020, 11h27 - Publicado em 6 jun 2020, 10h00

Na hora de escolher o nome do pequeno que está a caminho, não tem regra. Vale pesquisar as opções por todos os lados e até mesmo relembrar de quem e do que somos fãs. 

Pensando nisso, separamos 12 sugestões inspiradas em personagens femininos marcantes em desenhos, filmes e séries. Além de relembrar cada uma das produções que eles fazem parte, dá uma olhadinha também no significado de cada um dos nomes. Você vai se surpreender!

1. Rachel

“I’ll be there for you”. Essa frase também tem sonoridade para você, né? Ela faz parte da abertura inconfundível de “Friends”, sitcom norte-americano que estreou em 1994, ganhou dez temporadas e uma onda de fãs apaixonados pelos seis amigos. 

Por ser uma produção estadunidense, os nomes dos personagens acabam tendo uma pronuncia diferente da que estamos acostumados. Mas Rachel, por exemplo, pode ser adaptado para Raquel por aqui e pronto, mais uma opção em mãos!

O seu significado tem origem hebraica e remete a “mulher mansa” ou “a pacífica”. No Antigo Testamento da Bíblia, Raquel aparece como a mulher preferida de Jó.

2. Mônica

Cuidado, porque está vindo mais uma coelhada no Cebolinha! Inspirado no clássico da Turma da Mônica, escolhemos o nome da personagem principal da história em quadrinhos como indicação – inclusive, você sabia que “Mônica Toy” foi a série nacional mais assistida pelas crianças em 2019?

O nome Mônica tem origem latina e, ironicamente, seu significado é bem diferente comparado com o desenho mostra: é “aquela que dá conselhos”.

  •  

    3. Arya

    Para os fãs de Game of Thrones, que não superaram como a série acabou depois de oito temporadas, sabemos que a personagem Arya, interpretada por Maisie Williams, não decepcionou.

    Se você pensa em fazer uma homenagem a GoT e escolher este nome para a sua filha, saiba que o significado de Arya é forte: “aquela que é essencial”, “nobre”, ou ainda “leoa de deus”. 

    Ainda em 2019, este nome foi apontado como uma das grandes escolhas para 2020. Mais atual do que nunca, hein? 

    4. Diana

    Poderíamos estar falando da Família Real, mas neste caso, a viagem é para o mundo dos quadrinhos. A ideia é para os fãs da Mulher-Maravilha, que usa o nome Diana para preservar sua identidade de super-heroína.

    De origem grega, Diana significa “divina” e essa definição é exatamente pela sua relação com a mitologia da região histórica. Acredita-se que ela era a deusa da caça, sendo a mais pura e serena entre todas as já existentes.

  • 5. Agnes

    Nome curtinho, com a primeira letra do alfabeto e significado interessante. Parece que a queridinha de “Meu Malvado Favorito” é uma boa inspiração para o nome da pequena! 

    De origem grega, Agnes significa “pessoa completamente casta e pura”. E, entre os séculos 12 e 16, apareceu como o nome mais usado ao lado de Elizabeth.

    6. Lisa

    Com 31 temporadas, esta opção vem diretamente dos Simpsons, série norte-americana que surpreende o público constantemente por “prever” situações que ninguém imaginava. 

    A escolhida da vez foi Lisa, que chama a atenção na história por ter sacadas inteligentes, ser bem decidida e ainda engraçada no meio disso tudo. 

    Continua após a publicidade

    Este nome tem origem hebraica e é uma forma reduzida de Elizabeth, podendo ser escrita com “s” ou com “z”. Já o seu significado é “aquela que é promessa de deus”.

    7. Emília

    Antigamente, ligar a TV perto do horário do almoço era ver uma boneca de pano espoleta, pregando peças na família no Sítio do Pica-Pau Amarelo, enquanto desejávamos ter o pó de pirlimpimpim também. 

    Emília é um nome de origem latina, que significa “a que fala de modo agradável” ou “a que gosta de fazer elogios”. Já a sua popularidade se deu principalmente no século 19, na Inglaterra, mas com a versão Emily.

  • 8. Anna

    Você quer brincar na neve? Sim, o mundo gélido de Frozen pode ser uma inspiração na hora de escolher o nome da pequena.

    Com ele, os pais podem escolher diferentes terminações e ainda combiná-lo com outras variações, fazendo um bonito nome composto. Entretanto, para quem preferir apenas Anna, saiba que ele também traz um significado singelo. De origem hebraica, remete a “aquela cheia de graça” ou ainda “abençoada”. 

    Historicamente, na Bíblia, Ana foi a avó de Jesus e, consequentemente, mãe de Maria. Seu sonho era ter um filho, mas passou a maior parte da vida infértil. Até que veio Maria e Ana ofereceu a filha a serviços de Deus. 

    9. Lara

    Gostar de filmes, seriados, músicas é saber que elas estão constantemente sendo lançadas e, mais cedo ou mais tarde, você vai encontrar um novo personagem queridinho. 

    Foi assim com Lara Jean, de “Para Todos os Garotos que Já Amei”. A obra, que inicialmente era um livro, foi adaptada pela Netflix e já está com o seu segundo filme disponível para o público. 

    Já o nome da protagonista é de origem grega e remete a “aquela que é agradável”, “caseira” ou “que gosta do seu lar”. Será que a escritora Jenny Han também procurou o seu significado antes? Porque ele encaixa perfeitamente com a personagem!

  • 10. Aurora

    Os nomes de princesas continuam a ser um prato cheio para os pais que estão em dúvida de qual escolher. Desta vez, a opção trazida é Aurora, da Bela Adormecida. E como a própria expressão já da a entender, significa “a que rompe o dia”.

    Na mitologia, Aurora era a deusa do amanhecer, anunciando a chegada do seu irmão Sol a cada manhã. E, consequentemente, o recolhimento da sua irmã Lua.

    11. Bella

    Para quem não perde uma história sobre vampiros e outras figuras místicas, sabe que Bella ganhou atenção redobrada com a estreia de Crepúsculo, em 2008. E agora parece estar de volta com a nova produção de Stephenie Meyer sobre a visão da história a partir da perspectiva de Edward, par romântico de Bella. 

    O nome da protagonista tem origem latina e significa “bonita”, “encantadora”. E vale saber também que ele pode ser a forma reduzida de Isabella.

    12. Elena

    Quem prefere uma boa leitura e pediu por recomendações recentemente, provavelmente ouviu que deveria apostar as suas fichas em “A Amiga Genial”, de Elena Ferrante. 

    A obra conta a história das amigas Elena Greco e Raffaella Cerrullo, na busca por uma vida melhor do que a que tinham em Nápoles, em 1950. Além de trabalhar pontos cruciais de uma amizade entre duas mulheres, a autora também reflete em sua obra as mudanças da Itália no pós-guerra e como elas afetaram o público feminino.

  • Até hoje cogita-se a possibilidade da personagem do livro trazer a história da escritora, já que elas têm o mesmo nome. Mas ainda não há nenhuma confirmação sobre isso. 

    Já sobre o significado do nome, ele é uma variação de “Helena” e tem origem italo-espanhola. E remete a “aquela que é luz”.

    13. Sabrina

    Por fim, mas não menos importante, esta opção é para os pais que amaram ver a bruxinha da infância ganhando uma nova adaptação na Netflix – só que bem mais moderna e até um pouco assustadora. 

    De origem celta, povo originário da Irlanda, Sabrina significa “princesa”. O que diz a lenda é que havia esta mulher da realeza que acabou se afogando em um rio na Inglaterra e ele foi batizado com o seu nome: o rio Severnas.

    Continua após a publicidade
    Publicidade