9 brincadeiras de carnaval para trazer a folia para dentro de casa

De lança-confete caseiro até penteados criativos, estas atividades vão entreter os pequenos mesmo longe da farra das festas e bloquinhos.

Por Alice Arnoldi Atualizado em 25 fev 2022, 19h58 - Publicado em 26 fev 2022, 10h00

Que saudade que estávamos de você, glitter! O carnaval chegou e, para comemorá-lo com as crianças, nada melhor do que ter uma boa lista de atividades criativas que exigem poucos materiais para serem colocadas em prática, mas prometem trazer muita animação, como estávamos acostumados a presenciar nos bloquinhos.

Com uma curadoria feita pelas redes sociais, separamos nove brincadeiras que trazem a essência da época mais vibrante do ano, com confetes, fantasias e muitos adereços para todo mundo aproveitar. Afinal, bonito mesmo é se sentir feliz e aproveitar cada instante, não é?

Então, coloque a playlist de carnaval favorita da criança e boa folia, família!

1. Confetes de folhas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brinquedos e brincadeiras (@brincando_juntos)

Uma das experiências mais divertidas dos bloquinhos de Carnaval é poder passar por debaixo de uma chuva de confetes, com direito a muitos pulos e músicas sendo cantaroladas. Com as crianças, este momento pode ficar ainda mais lúdico se a família se propor a confeccioná-los, tornando-os mais sustentáveis.

Para esta brincadeira, comece com um passeio ao ar livre ou uma visita atenta ao quintal, recolhendo folhas que caíram das árvores. Atente-se para coletar opções de diferentes cores, assim, o resultado será ainda mais bonito. Já em casa, use um cortador de papel para fazer os confetes redondinhos e pronto: é só aproveitar a farra! E o melhor é que os resquícios da festa não poluem a natureza!

2. Máscara divertida com molde de mãos

Com esta atividade, a tradicional máscara de carnaval ganha um toque especial! Para confeccioná-la, a ideia é usar as mãozinhas dos pequenos como molde para que ela fique ainda mais personalizada para o rostinho deles.

Comece a brincadeira com uma folha sulfite dobrada ao meio. Em seguida, peça para o seu filho apoiar a mão aberta em cima dela e use um lápis para contorná-la (caso ele ainda não tenha firmeza para isso, esta parte pode ser feita pelos pais). Depois, é só recortar o desenho, com atenção para que os dedões continuem juntos, e usar a imaginação para decorá-lo!

Dica esperta: para a máscara ficar mais durinha, use o desenho como molde para fazer uma versão de papelão.

3. Fantasia de borboleta para usar no sol

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Brinquedos e brincadeiras (@brincando_juntos)

Caso você esteja procurando uma fantasia divertida, por aqui já ensinamos como fazer a tiara para os pequenos que quiserem se vestir de Frida Kahlo ou, quem sabe, de pirata com o tapa-olho e bandana que confeccionamos exclusivamente para este carnaval. Só que as ideias não param por aí!

Para os dias de sol, você pode sugerir estas belas asas de borboleta coloridas para a criançada aproveitar a folia. O destaque fica para os espaços recortados que ela tem, que são preenchidos com papel celofane, que vai fazer com que o seu filho veja reflexos de vários tons quando a luz solar passar por ele. Até parece mágica!

4. Instrumento musical para o bailinho

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Retornello Escola de Música (@escolaretornello)

Se tem Carnaval, tem muita música para dançar. Nesta atividade, o pequeno é convidado a fazer o seu próprio instrumento, treinando suas habilidades motoras e, com certeza, se surpreendendo com os novos barulhos que irá aprender com o kabuletê.

Para elaborá-lo, é preciso de poucos materiais (e que provavelmente você tem em sua casa), como papelão e folha sulfite para fazer a base do brinquedo, palito de picolé para segurá-lo e barbante com miçangas (ou botões) para o barulho de batuque. No vídeo, você confere o passo a passo do DIY!

Continua após a publicidade

5. Lança-confete caseiro

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Celes Gonzalo | Craft y Scrap (@guiademanualidades)

Ei, vamos reaproveitar o rolo de papel higiênico que acabou? Por aqui, já ensinamos nove atividades que podem ser feitas com ele e, para o carnaval, trazemos mais uma. A proposta é encontrar um novo jeito de jogar os confetes confeccionados pela família, de uma forma bem simples.

Você só vai precisar de uma bexiga colada com fita crepe na base do rolinho de papel e muita criatividade para decorar o artefato! Aí é só puxar o “biquinho” do balão e… festa!

6. Pintura criativa no rosto

Mesmo que os desenhos não sejam o talento dos pais, com tutoriais de internet dá para se aventurar na pintura artística. Por isso, selecionamos este passo a passo que ensina três maneiras de pintar borboletas.

Ela pode ser feita no rosto, nos braços ou onde seu filho preferir. No entanto, não se esqueça que, para esta brincadeira, o indicado é usar tintas específicas para a pele do público infantil, combinado? Quer mais ideias, temos aqui!

7. Penteado fofo de unicórnio

Já para o cabelo, que tal trazer as cores do arco-íris em um penteado de unicórnio? Com carinho e cuidado, separe os fios ao meio e, então, faça três fileiras em cada lado, prendendo o topo de cada uma com um elástico colorido diferente.

Para deixá-lo ainda mais colorido e lúdico, acrescente presilhas com mechas sintéticas do mesmo tom das ligas. O toque final é dado com a tiara do bichinho místico!

8. Colar colorido de macarrão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Aline Banhara Supino (@aline_supino)

Já no pescoço, a criançada pode apostar em um acessório feito com… macarrões! Para que a brincadeira não se torne um desperdício de alimento, dê preferência para as massas que podem ter envelhecido no armário ou usando uma pequena quantidade de cada tipo.

Além do resultado ficar divertido, a atividade é uma opção criativa para crianças de diferentes idades treinarem a coordenação motora fina. Para os menores, é indicado que o macarrão utilizado seja maior, para que eles consigam passar o barbante por dentro.

Já para os mais velhos, o alimento com um buraco mais delicado pode trazer um grau de dificuldade importante para o desenvolvimento e até mesmo tornar a brincadeira mais interessante por desafiá-los!

9. Pipa de mão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Alfabetizacao Colorida (@alfabetizacaocolorida)

Por fim, mas não menos importante, esta atividade tende a encantar principalmente os bebês. Bastante colorida, a ideia é amarrar fitas de diferentes tons por dentro de uma argola e entregar na mão da criançada. Quando eles correrem de um lado para o outro na folia, os fios irão dar um efeito para lá de especial. Vamos tentar?

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade