6 tutoriais diferentões de massinha para testar ainda hoje!

Uma seleção de massinhas caseiras para tentar fazer nas férias. Chama todo mundo que vai começar a farra!

Por Fernanda Tsuji Atualizado em 26 jan 2021, 19h50 - Publicado em 16 jan 2021, 10h00

Se o tédio está batendo forte por aí hoje, vamos espantar ele agora mesmo! E nada melhorar do que uma atividade sensorial para equilibrar as energias e melhorar o humor dos pequenos – e, consequentemente, dos pais também! Nestas horas, a massinha pode ser a brincadeira perfeita. Mantêm as crianças entretidas ao misturar os ingredientes, libera as tensões sovando a massa e depois é só soltar a imaginação para criar as formas e bonequinhos.

E se as massinhas compradas já estão endurecidas nos potinhos, a gente rodou a internet atrás de tutoriais que trazem ideias novas de misturinhas. Usando poucos ingredientes, estes vídeos são bem simples de entender. Só vale deixar o lembrete de que, por serem caseiras e sem conservantes como as industrializadas, elas são perecíveis e endurecem mais rápido, ok?

1. Massinha tipo Play-doh

Vamos começar com a massinha básica para quem nunca tentou em casa. No vídeo, você confere as medidas, mas já separe aí o corante alimentício, água morna, farinha de trigo, azeite e sal.

Uma dica fundamental é a ordem do preparo: primeiro, é preciso colorir a água morna, depois misturá-la ao azeite, e só aí acrescentar a farinha, tá? Isso faz com que a cor fique mais uniforme. E você sabia que o sal é para deixar o tom mais intenso e brilhante?

  • 2. Massinha de condicionador de cabelo

    Dá pra fazer massinha usando somente dois ingredientes? Acredite se quiser, mas dá. Segundo este vídeo, basta misturar condicionador de cabelo e amido de milho. Fica supercheiroso e macio, mas fica a dica: a massa precisa ser BEM sovada para desgrudar dos dedos, tá? O começo é meio desesperador, mas depois ela vai ganhando forma!

    3. Massinha cheirosa de suco em pó

    Continua após a publicidade

    Mais uma massinha cheirosa, só que neste caso, com aroma de frutas! Bem simples também, a vantagem desta é que não precisa de corante alimentício, porque o suco em pó já fornece a cor.

    A mistura leva farinha de trigo, sal, suco em pó, vinagre (para não mofar) e água – as medidas você confere no video, ok? Vá corrigindo com água ou farinha até atingir a textura que você desejar. Só vale lembrar que algumas pessoas têm alergia à aromatizantes e corantes, certifique-se antes de brincar.

  • 4. Massinha de amido de milho

    A textura desta massinha é IRRESISTÍVEL! Até os adultos ficarão surpresos, mas é bom deixar o alerta: faça a “arte” numa superfície fácil de limpar, porque grandes chances da brincadeira virar uma meleca. O segredo aqui é o uso do amido de milho que, combinado com a água, cria uma “areia movediça” para as mãos. Só experimentando pra descobrir a graça! (E não, não é igual slime!)

  • 5. Massinha com glitter

    O vídeo é em inglês, mas a base da massinha é a mesma da primeira. A graça aqui está no brilho! Certifique-se apenas de misturar todos os ingredientes secos (inclusive o glitter) antes de colocar a água. E se você quiser um truque adicional, mescle dois tons de brilho, como roxo e prateado. O efeito é WOW!

  • 6. Massinha de sabonete

    Esta aqui é divertida e útil ao mesmo tempo! Usando óleo de girassol, amido de milho (olha ele aí de novo!) e sabão líquido, você cria uma massinha de sabonete em minutos. Se quiser colorir, pode acrescentar nosso velho amigo corante alimentício, tá?

    O resultado é esta barrona de massinha que pode ser usada para lavar as mãos ou brincar no banho até derreter! O vídeo está em inglês, mas o passo a passo é bem visual mesmo.

    Continua após a publicidade
    Publicidade