“Não falamos do Bruno”: por que esta música de “Encanto” virou um fenômeno

Depois de 29 anos, a Disney volta ao primeiro lugar do Billboard Hot 100 com esta música cantada por todo o elenco da nova animação.

Por Alice Arnoldi 1 fev 2022, 19h07

“Não falamos do Bruno, mas…”. O tio misterioso de Mirabel, de “Encanto”, até pode ser assunto proibido na mesa de jantar da família Madrigal, mas ele se tornou o verdadeiro queridinho do público! Após o lançamento da animação Disney, a música envolvendo o personagem foi parar no primeiro lugar do Billboard Hot 100, que contabiliza as canções mais ouvidas e que mais venderam nos últimos tempos nos Estados Unidos.

Além de desbancar Adele e Justin Bieber, o feito é ainda mais marcante porque fazia 29 anos que a Disney não ocupava o topo da lista mais popular dos Estados Unidos. A última vez que isso aconteceu foi em 1993, quando o estúdio lançou “A Whole New World”, música tema de “Aladdin”. Mais tarde, pensava-se que “Frozen” iria repetir o sucesso com “Let It Go”, mas a canção alcançou apenas o quinto lugar na disputa, em 2014.

A música de sucesso de “Encanto” foi escrita pelo porto-riquenho Lin-Manuel Miranda, que teve suas criações apresentadas em longas como “Moana” e “Star Wars: O despertar da força”. Vale lembrar que ele é o responsável pelo musical “Hamilton”, que virou fenômeno nos palcos da Broadway, em 2015, e mais tarde assinou também a trilha sonora da animação “A Jornada de Vivo”, na Netflix.

Top 5 da Billboard
http://www.billboard.com/Reprodução
Continua após a publicidade

“Por que falei sobre o Bruno?”: os motivos do sucesso

Além do potente nome por trás da música, acredita-se que o seu sucesso tenha acontecido por uma soma de motivos. O primeiro, sem dúvidas, é a temática misteriosa que ronda o personagem Bruno e traz suspense para a canção – inclusive pela mistura de partes cantadas com outras faladas, lembrando a experiência tão viva que os musicais trazem.

Outro fator é que, quase todo o elenco participa desta música, o que deixa tudo ainda mais cativante. O ritmo, que traz percussão e outros elementos sonoros inspirados no estilo colombiano, é propositalmente dançante e, bem sabemos, que os pequenos costumam amar bailar, cantar e interpretar seus personagens preferidos, né? A trilha sonora toda (disponível no Spotify), aliás, é um convite para um bailinho na sala.

Vale também saber que a animação foi lançada em um momento de explosão do TikTok, em que o que conta é a música. Logo, com o hit ganhando cada vez mais relevância, é só rolar o feed por lá para ver as variadas interpretações de “Não falamos do Bruno”.

Abaixo, você confere uma parte da versão dublada da música que tem feito as famílias dançarem pela casa:

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade