10 nomes elegantes com a letra “D” para quem gosta de clássicos

Além de terem pronúncias únicas, estas nomenclaturas atrelam significados carinhosos aos pequenos que estão a caminho, como "amado" e "querido".

Por Isabelle Aradzenka Atualizado em 7 fev 2022, 15h40 - Publicado em 24 jan 2022, 17h25

Se tem bebê chegando na família, provavelmente os futuros papais já devem estar imaginando qual será o nome do pequeno (ou da pequena). E, para esta tarefa, que não é nada fácil, há vários caminhos para refinar a lista de nomenclaturas: os pais podem apostar em tendências do momento, buscar inspirações em séries e personagens queridinhos ou, quem sabe, optar por aquelas que são mais tradicionais, que exalam aquele ar de elegância.

Seguindo esta última ideia, separamos dez nomes clássicos, mas que não saem de moda, com a letra “D”. Quem sabe assim vocês não encontram a opção perfeita para dar as boas-vindas ao pequeno ou à pequena que está a caminho, somando ainda mais felicidade à família?

Dante

Além da pronúncia requintada e da elegância que Dante carrega consigo, este nome ainda tem como simbologia “aquele que é estável” e “duradouro”, visto que é a abreviação da nomenclatura em latim Durante, que significa “constante”.

Daniele

A pequena Dani, apelido de Daniele, será presenteada com um belo e tradicional nome religioso. A nomenclatura vem do hebraico Daniyyel e significa “meu juiz é Deus” ou “é Deus quem me julga”.

Diogo

Diogo é uma bela nomenclatura que pode ter surgido diretamente do grego didache, que representa “aquele que ensina”, ou como uma variação do espanhol Diego, de mesmo significado.

Dalila

Acredita-se que este nome tenha vindo da língua africana suaíli, e, por isso, carrega o significado de “aquela que é doce”, “meiga” e “educada”.  Além disso, esta nomenclatura também aparece na Bíblia, designando aquela que era conhecida por ser a amada de Sansão.

Continua após a publicidade

Douglas

Antigamente, ao caminhar pela Escócia, você se depararia com um rio que tem este nome. Não por acaso, ele fez com que o significado da nomenclatura se tornasse “águas negras”. Além da pronúncia forte e da simbologia atrelada ao universo aquático, o pequeno terá apelidos fofíssimos como Doug.

Débora

Além da bela pronúncia, Débora também carrega um significado muito fofo: traduzido do hebraico Debhoráh, o nome remete literalmente a “abelha”. Assim, a nomenclatura vinda direto do mundo animal carrega as simbologias associadas ao inseto, como determinação, sabedoria e doçura.

Danilo

Assim como Daniele, este belo nome religioso é uma variação de Daniel, que traz como significado “Deus é meu juiz” e presenteará o pequeno com apelidos graciosos, como Dani ou Dan.

Dominique

Vindo diretamente da França, esta nomenclatura faz referência “àquela que pertence a Deus”. Além disso, surgiu como variação do nome latino Domingas, comumente dado às pequenas que nasciam no dia de domingo. Hoje, é uma escolha bastante popular no Brasil e traz apelidos carinhosos como Domi.

Davi

Esta nomenclatura curtinha se refere a “amado e querido”, desejando muita afeição e carinho para a vida do pequeno que está chegando. Além disso, Davi também é ideal para fazer complementos, formando nomes compostos como Davi Lucca.

Diana

Diana era o nome dado à deusa da caça e guardiã da fauna e flora dentro da mitologia romana. Assim, além de fazer referência à força que a figura carrega, a nomenclatura latina também traz como significado literal “aquela que é de natureza divina”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade