Semana do Brincar: 8 desafios lúdicos para fazer em família

Desde quebra-cabeça caseiro até circuito de vogais, a proposta aqui é que as brincadeiras sejam feitas por toda a família para incentivar a criançada.

Por Alice Arnoldi 25 Maio 2021, 17h19

Mais do que diversão, sabemos que as brincadeiras infantis são meios lúdicos para que crianças possam dar os primeiros passos em direção ao aprendizado. Ao saber da relevância de incentivar este processo, a Aliança pela Infância, um movimento internacional que defende um desenvolvimento infantil íntegro e saudável, criou a Semana Mundial do Brincar.

Neste ano, a mobilização acontece entre os dias 22 e 30 de maio e o tema é “Casinhas da Infância”. Em uma intenção dupla, ele traz à tona a importância do faz de conta ao construir casinhas de papelão, com lençóis, cadeiras e outras formas de incentivar a criatividade dos pequenos. Mas o assunto também reflete o cenário vivido por pais e filhos desde 2020, em que foi preciso trazer a diversão para um local fechado e seguro por conta da pandemia, onde crianças precisam ser protegidas e acolhidas por quem amam e são amadas.

Com esta perspectiva de valorizar diversões possíveis de acontecerem dentro de casa e que rememorem a potência das brincadeiras passadas entre gerações, separamos oito desafios lúdicos que pais podem construir com os filhos e que vão fortalecer o vínculo familiar por meio de muita diversão e aprendizado.

Confira: 

1. Quebra-cabeça caseiro

View this post on Instagram

A post shared by Selçuk&Esra Bilgin (@esra_selcukblgn)

Continua após a publicidade

É verdade, há uma variedade incrível de quebra-cabeças no mercado – e que são super divertidos. Mas caso a família queira inovar, há a possibilidade de fazer o jogo de forma caseira e fácil. Esta sugestão fofa de abacates é destinado aos mais novos, pelo grau de dificuldade, porém vale variá-la conforme a idade do seu filho.

A sugestão para confeccioná-la é aproveitar materiais recicláveis, como o papelão, para fazer tanto as peças que serão encaixadas quanto os desenhos de base em que há uma parte faltando.

2. Comer para poder crescer! 

View this post on Instagram

A post shared by DIYs/Spielen/Lernen/Recycle (@herzkreativ)

Continua após a publicidade

Está precisando de uma mãozinha para ajudar o pequeno a estabelecer uma relação mais saudável com a comida? Então, vamos falar do mundo animal! Nesta atividade, a família começa colocando a mão na massa separando o papelão, resgatando o rolo de papel higiênico e desenhando cada frutinha. Depois, é só desenhar uma minhoca simpática e grudar um longo pedaço de lã na pontinha dela.

A brincadeira usa o alinhavo, técnica bastante utilizada para treinar a motricidade infantil, para explica como é o processo de metamorfose. A ideia é que ao passar pelas frutas, os pais expliquem aos filhos que a larva está se alimentando até chegar no encaixe perfeito para transformar-se em uma bela borboleta. Interessante, né? Se a família quiser deixar a atividade ainda mais texturizada, vale coletar algumas flores e folhas do jardim de casa para decorá-la.

  • 3. De A a Z!

    View this post on Instagram

    A post shared by Deena (@abcdeelearning)

    Continua após a publicidade

    Para trazer um ar mais divertido para o processo de alfabetização, nada melhor do que poder associá-lo com reciclagem e desenhos fofos. A ideia desta brincadeira é usar copos de papel que iriam para o lixo para formar as peças da atividade com cada letra do alfabeto escrita acima.

    O objetivo é que a família encaixe cada recipiente no desenho que começa com a inicial correspondente. Quem sabe, a brincadeira não se estenda para o processo de soletração ou formar frases com os itens desenhados.

    4. Complete o caminho 

    View this post on Instagram

    A post shared by Anya | Montessori YOU CAN DO (@montessorifromtheheart)

    Continua após a publicidade

    Ainda treinando a motricidade fina das crianças, este desafio começa com a criatividade dos pais em separar diferentes materiais para brincar de desenhar os caminhos e incentivar os pequenos a completá-los com os correspondentes.

    Para deixar a atividade mais divertida e também com diferentes graus de dificuldade, vale fazer as linhas variando as cores e até mesmo colocar um cronômetro contando um tempo limite para completá-las.

    5. Brincando com o cérebro

    View this post on Instagram

    A post shared by Atividades Lúdicas Infantis (@atividadesludicas_infantis)

    Continua após a publicidade

    Para os fãs de ciência, esta brincadeira é para lá de lúdica e pode ser o primeiro contato do pequeno com o formato de um cérebro. Para desenhá-lo, a família pode usar as famosas massinhas, fixadas com cola branca em uma folha sulfite presa em um papelão.

    A superfície plana e mais rígida é importante para que a criança consiga movimentar as bolinhas de gude colocadas “dentro” do cérebro, como se fosse um pinball caseiro. Quem se lembra do jogo?

  • 6. Acerte o caminho

    View this post on Instagram

    A post shared by Oyunla Öğreniyorum (@oyunla_ogreniyorum)

    Continua após a publicidade

    Prepare o feltro ou EVA, alfinetes e, mais uma vez, a caixa de papelão. Neste jogo divertido, a ideia é levar o garotinho para casa traçando o seu caminho por meio dos círculos que giram. Para a família toda participar, cada um deve montar um trajeto diferente até que as opções terminem.

    7. Ligando as cores 

    View this post on Instagram

    A post shared by Kindergartenpädagogin | Mama (@diekindergartenpaedagogin)

    Continua após a publicidade

    Além de ajudar na secagem das roupas, os adultos sabem que os pregadores ganharam outras utilidades durante a pandemia. Uma delas é fazer parte das tradicionais brincadeiras com as crianças, já que são facilmente customizáveis.

    Nesta brincadeira voltada para os mais novinhos, a criança deve ligar os dois lados do traçado com o objeto da mesma cor. O momento pode ser ideal para aprender o nome de cada um dos tons, estimular o raciocínio lógico e também treinar o movimento pinça dos dedos.

    8. Circuito das vogais

    View this post on Instagram

    A post shared by Brincadeiras | Atividades (@bedebrincadeira)

    Continua após a publicidade

    Pais, estão prontos para mexer seus corpinhos? Pandemia tem sido sinônimo de menos exercício físico, mas com a energia acumulada das crianças, é importante que elas tenham um momento reservado para extravasar e melhor ainda quando isso pode ser feito junto ao aprendizado, certo?

    Esta última atividade traz isso ao construir um circuito em que o pequeno deve seguir a partir da mesma vogal. Com a letra de EVA em mãos, a primeira etapa é passar pelo tapete do alfabeto apenas pisando nas casas correspondentes, depois seguir a linha colorida trabalhando o equilíbrio e, por fim, encaixando a peça no tabuleiro colado na parede. Para incentivar o pequeno, a ideia é que a família reveze as jogadas e todo mundo participe da brincadeira!

    Continua após a publicidade
    Publicidade