10 músicas que fizeram sucesso nos filmes da Disney para família dançar

Todas as canções foram dignas de, pelo menos, um prêmio importante e prometem colocar todo mundo para ~bailar~. Confira esta playlist repleta de hits!

Por Alice Arnoldi Atualizado em 11 fev 2022, 19h12 - Publicado em 13 fev 2022, 10h00

Ter um tempinho livre com a criançada, mesmo dentro de casa, pode ser uma ótima oportunidade para propor brincadeiras simples, mas que, com certeza, renderão muita interação, boas risadas e até gotinhas de suor. O karaokê caseiro é um exemplo disso e, para ajudá-los na missão de montar a playlist, que tal relembrar os clássicos das animações infantis que fizeram (e ainda fazem) grande sucesso entre pais e filhos?

Recentemente, “Encanto” mostrou o potencial que os filmes pensados para os pequenos têm de fazer todo mundo entrar na dança. O sucesso da versão em inglês de “Não falamos do Bruno” mostra isso claramente, principalmente depois de se tornar primeiro lugar da Billboard Hot 100, a lista das canções mais ouvidas nos últimos tempos nos Estados Unidos.

Além de trazer a sensação de estarmos em um musical ao dar play, com todos os integrantes da família se unindo para cantá-la em um misto de suspense e batucadas dançantes, a produção chamou atenção por ter conquistado o feito de trazer a Disney para o topo desta lista depois de 29 anos.

Então, seguindo a inspiração de músicas que viraram hit nos filmes infantis, separamos mais nove canções que fizeram história, principalmente entre as premiações como Oscar, Globo de Ouro e Grammy Awards. Ah, e no fim da matéria, você pode conferir (e seguir) a playlist direto no Spotify, combinado?

Vamos ~bailar~

1. Let It Go – Frozen

Quem tem criança em casa, com certeza, sabe cantar a música inteira! O tema do filme “Frozen”, “Let It Go” (“Livre estou”, na tradução para o português), levou a famosa estatueta dourada na categoria de Melhor Canção Original, na 86ª edição do Oscar, em 2014.

Ainda no mesmo ano, a produção concorreu ao prêmio de Melhor Canção para Mídia Visual, no Grammy Awards, e venceu. Já em 2015, a música ganhou uma nova versão na voz de Demi Lovato, a qual conquistou a categoria de Melhor Canção, no Critics’ Choice Award.

Ah, e falando sobre Billboard Hot 100 ainda, vale lembrar que “Let It Go” ficou entre as cinco mais ouvidas no ano em que foi lançada!

2. A whole new world – Aladdin

É, família, a vontade é de procurar pelo tapete voador para levar a criançada para uma viagem inesquecível. Mas como sabemos que isso não é possível, “A Whole New World”, tema de “Aladdin”, traz, desde 1992, a magia para dentro das salas.

A versão em inglês da canção já icônica começou seu sucesso sendo a primeira produção da Disney a ocupar o primeiro lugar na Billboard Hot 100. Já nas premiações, ela também marca presença: levou as estatuetas de Melhor Canção Original tanto no Oscar (1992) quanto no Globo de Ouro (1993) e, mais tarde, conquistou o prêmio na categoria de Melhor Música escrita para filmes, no Grammy Awards (1993).

Em 2019, a clássica animação foi transformada em live-action e, a pedido da Disney, “Um Mundo Ideal” (o título em português) foi regravada pelo grupo Melim para ser tocada durante os créditos do filme.

3. Beauty and the Beast – A Bela e a Fera

Em formaturas e casamentos, esta música é apelidada como a “valsa da Bela e a Fera”, sendo uma ótima opção para os convidados aproveitarem o momento e dançarem a dois – ou, quem sabe, a três com o pequeno se divertindo junto!

O sucesso da animação musical lançada pela Disney resultou em alguns prêmios para a produção, como a estatueta de Melhor Canção Original, no Oscar, de 1992, e de Melhor performance em dupla ou grupo, no Grammy Awards, em 1993.

Para quem gosta de live-action, o filme ganhou esta versão em 2017 com a Bela interpretada por Emma Watson e a Fera por Dan Stevens. Já para cantar a música tema, inicialmente conhecida nas vozes de Céline Dion e Peabo Bryson, os cantores Ariana Grande e John Legend foram convidados a regravar o clássico.

4. Under the Sea – Pequena Sereia

Só de escutar os primeiros acordes de “Aqui no mar”, a gente já é transportado para o fundo do oceano! A trilha sonora de “A Pequena Sereia” tem vários hits, mas a animada música “Under the Sea” levou para casa os prêmios de Melhor Canção Original no Oscar e Globo de Ouro, em 1989. Já no Grammy Awards, a estatueta conquistada foi na categoria de Melhor Canção para uma mídia visual.

Ah, e o live-action, que também promete bombar entre crianças e adultos, está previsto para ser lançado em 2023! Será que vem regravação deste sucesso por aí?

Continua após a publicidade

5. Can You Feel the Love Tonight – Rei Leão

Cantada por Elton John, a música que dá aquele toque especial no amor entre Simba e Nala, ganhou tanto o coração dos fãs quanto da academia de cinema. Em 1995, um ano após seu lançamento, os prêmios de Melhor Canção Original no Oscar e no Globo de Ouro foram conquistados por ela. Ainda no mesmo ano, a canção resultou na estatueta de Melhor Performance masculina, no Grammy Awards.

Para alegria dos fãs brasileiros, “Rei Leão” ganhou a versão live-action em 2019, com a música “Nesta Noite o Amor Chegou” sendo cantada por ninguém mais, ninguém menos, que IZA e Ícaro Silva, acompanhados de Ivan Parente e Glauco Marques.

6. Colors of the Wind – Pocahontas 

Símbolo de representatividade, “Pocahontas” também traz uma trilha sonora que foi companhia de muitos pais e atualmente dos filhos. A versão em inglês de “Cores do Vento” foi lançada em 1995 com o filme e, no ano seguinte, entrou para concorrer as premiações.

Tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro, foi a vencedora na categoria de Melhor Canção Original. Já no Grammy Awards, o prêmio se deu como Melhor Música escrita para uma Mídia Visual.

7. Remember Me – Viva: A Vida é uma Festa

A delicada animação que estreou em 2018 conta com uma trilha sonora emocionante e que coleciona dois prêmios importantes. “Remember Me” levou a estatueta de Melhor Canção Original, no Oscar, e a de Melhor Música no Critics’ Choice Movie Awards.

Na sua versão brasileira, ela foi interpretada por Rogerio Flausino, vocalista da banda Jota Quest. “Se deixar esta canção te embalar, no seu coração sempre vou estar…”

8. You’ll Be In My Heart – Tarzan

Ai, Jane, o coração balança quando essa música começa, né? Cantada por Phil Collins, o tema emocionante de “Tarzan”, em sua versão inglês, ganhou como Melhor Canção Original tanto no Oscar quanto no Globo de Ouro, em 2020. Já em português, seu nome foi traduzido como “No Meu Coração Você Vai Sempre Estar” e é interpretada por Ed Motta e Yasmin Lucas.

9. When You Wish Upon a Star – Pinóquio

Para quem cresceu apaixonado pelo boneco de madeira que via o nariz crescer a cada mentira, esta é a música marcante de sua infância. Presente na abertura e no final de “Pinóquio”, “When You Wish Upon a Star” fez com que Disney levasse para casa a primeira estatueta do Oscar dentro de categorias competitivas, com Melhor Canção Original.

Mais tarde, além de ser associada à animação, a produção também tornou-se símbolo da Walt Disney Company! No vídeo acima, você vê uma versão da canção por Christina Aguilera, no especial que comemorou 50 anos da marca.

Veja a playlist completa no Spotify!

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade